TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão Do Conhecimento

Trabalho Escolar: Gestão Do Conhecimento. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/9/2013  •  1.287 Palavras (6 Páginas)  •  445 Visualizações

Página 1 de 6

PASSO 2.

ETAPA 1.

ENTREVISTA COM LÍDERES DE DUAS EMPRESAS

Empresa: Empresa Taurus Porto Alegre

Entrevistado: Sidnei

1. Os que você entende por Gestão do Conhecimento e como a aplicam no dia-a-dia da Organização em que atua?

O conceito de gestão do conhecimento parte da premissa de que todo o conhecimento existente na empresa, na cabeça das pessoas, nas veias dos processos e no coração dos departamentos, pertence também à organização. Em contrapartida, todos os colaboradores que contribuem para esse sistema podem usufruir de todo conhecimento presente na organização.

2. Relatar, se possível, cinco condições que favorecem a Criação do Conhecimento na empresa.

- Intenção organizacional

- Autonomia

- Flutuação e Caos Criativo

- Redundância

- Variedade

3. Quais são as barreiras do Conhecimento?

- Aridez

- Falta de capacidade de retenção

- Falta de capacidade de absorção

- Falta de credibilidade

- Conhecimento não comprovado

- Ausência de relacionamentos.

4. No momento da entrevista, faça o levantamento, descreva e desenhe o Ambiente “BA” das organizações.

A Taurus recorre a agentes internos, através de grupos que são espécies de divisões transcendentes. O grupo é responsável por criar o clima necessário para que os conhecimentos dispersos se concentrem e se cristalizem em novos produtos e negócios. A estratégia destes grupos passa por intensificar a velocidade e a agilidade, mudar a forma de pensar eliminando algumas das fronteiras mentais dos indivíduos e conseguir uma entrada oportuna em mercados emergentes.

Empresa: Kley Hertz

Entrevistado: Rogério

1. Os que vocês entendem por Gestão do Conhecimento e como a aplicam no dia-a-dia da Organização em que atua?

A principal preocupação dos líderes na empresa é implantar a gestão do conhecimento para que os funcionários possam buscar a melhoria de desempenho do local de trabalho, através de condições organizacionais favoráveis, processo de localização, partilha e criação de conhecimento, assim como de forma geral acredita-se ser uma boa prática para que resultados apareçam, utilizando a comunicação como base deste.

2. Relatar, se possível, cinco condições que favorecem a Criação do Conhecimento na empresa.

- Relacionamento grupal

- Autoconfiança

- Sabedoria

- Precaução

- Diferencia

3. Quais são as barreiras do Conhecimento?

- Falta de conhecimento

- Falta de interesse

- Falta de relacionamento do grupo

- A competitividade

- Falta de incentivos

4. No momento da entrevista, faça o levantamento, descreva e desenhe o Ambiente “BA” das organizações.

- (B.A do treinamento) – Este campo na empresa é o resultado das integrações dos Conhecimentos organizacionais criados pelos gerentes, na socialização, externalização e Combinação, dando origem à conversão do conhecimento explícito em tácito, chamados de internalização do conhecimento. O ativo oriundo neste “BA”, onde se criam novos procedimentos comportamentais na organização, pela prática.

RELATÓRIO SOBRE A GESTÃO DO CONHECIMENTO DENTRO DAS EMPRESAS.

A gestão do conhecimento ajuda a resolver problemas de competitividade e inovação nas empresas, por isso a grande importância de aplicar este método dentro das organizações. O desempenho organizacional é fundamental para que os recursos existentes criem mais ideias inovadoras e força de sustentação devido à criatividade incumbida.

Ela é responsável por criar, recolher, organizar, difundir, usar e explorar o conhecimento dos funcionários, pois é fato que o conhecimento obtido através da experiência ou situação vivida, pode sim ajudar no diferencial da empresa. Hoje as empresas precisam visualizar seus colaboradores como capital humano, para que eles possam vir a contribuir com o rendimento da empresa, através de contato expostos a problemas e tentativas de comuns resultados para adquirir soluções, através desta troca de conhecimento.

Podem-se aplicar na prática alguns conceitos para ajudar nesta etapa é a espiral do conhecimento e o efeito da inovação que combinados surte um efeito de qualidade exemplar.

Para que a empresa gere conhecimento é necessária completa uma espiral do conhecimento que vai de tácito para tácito, de explícito para explícito, de tácito para explícito e de explícito para tácito. Logo o conhecimento deve ser articulado e então internalizado para tornar-se parte da base do conhecimento de cada pessoa. A espiral começa novamente depois de ter sido completada, porém em patamares cada vez mais elevados, ampliando assim a aplicação do conhecimento.

O efeito da inovação é a exploração com sucesso de novas ideias, isso acaba estimulando uma cultura diferenciada dentro das empresas buscando parceiros como cliente e fornecedores, também elaborando planos, metas e indicadores para fortalecer a inovação dentro do ambiente organizacional.

A comunicação é o ponto essencial de toda e qualquer organização para que todos os benefícios destes conhecimentos funcionem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com