TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão Do Conhecimento

Trabalho Universitário: Gestão Do Conhecimento. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/11/2013  •  2.278 Palavras (10 Páginas)  •  220 Visualizações

Página 1 de 10

INTRODUÇÃO

A palavra inovação já faz parte do nosso cotidiano, ela é considerada uma fonte de vantagem competitiva, pois ela auxilia no crescimento do conhecimento organizacional, porque a inovação contribui muito para o aprendizado individual.

Na obtenção de inovações no ambiente organizacional podemos reconhecer que a criatividade tem suma importância. Contudo, para o desenvolvimento da criatividade é necessário condições no ambiente no qual se encontram os indivíduos e o conhecimento para ser compartilhado entre eles.

Saber gerir essa troca de conhecimento é o grande desafio encontrado hoje nas organizações, pois o Conhecimento é essencial para o desenvolvimento de qualquer atividade. Crawford (1994) argumenta que o conhecimento é a essência do poder monetário e com isso a busca pelo controle do conhecimento tem aumentado.

O conhecimento sempre esteve presente em todas as coisas, porém hoje existe uma valorização e uma preocupação de como “dominar” esse Conhecimento para gerar recursos financeiros e capitais intelectuais para as organizações.

Neste trabalho veremos algumas definições sobre o que é Gestão do Conhecimento e como as organizações têm lidado com mais essa situação gerada pelo futuro.

1. Gestão do Conhecimento

1.1. Conceito

1.1.1. O que é Gestão?

O site dos Administradores define gestão como entre as diversas definições que existe, a que é a mais pratica: ter controle sobre os processos.

1.1.2. O que é Conhecimento?

É o ato ou efeito de abstrair idéia ou noção de alguma coisa, como por exemplo: conhecimento das leis; conhecimento de um fato (obter informação); conhecimento de um documento; termo de recibo ou nota em que se declara o aceite de um produto ou serviço; saber, instrução ou cabedal científico (WIKIPÉDIA, 2012).

1.1.3. Gestão do Conhecimento

Bukowitz e Williams (2002) definem gestão do conhecimento como sendo o processo pelo qual a organização gera riqueza, a partir do seu conhecimento ou capital intelectual.

Oliveira Jr. (1999) entende por administração do conhecimento o processo de identificar, desenvolver, disseminar, atualizar e proteger o conhecimento estrategicamente relevante para a empresa, seja a partir de esforços internos à organização, seja a partir de processos que extrapolam suas fronteiras.

Para Rossato e Cavalcanti (2001), gestão do conhecimento é um processo estratégico que visa gerir o capital intangível da empresa e estimular a conversão do conhecimento. Sendo assim, é muito mais abrangente que a simples implantação de um modelo e a aplicação de uma metodologia.

Por sua vez, Teixeira (2000), com um posicionamento mais pragmático, define gestão do conhecimento como uma certa forma de olhar a organização em busca de pontos dos processos de negócio em que o conhecimento possa ser usado como vantagem competitiva. Conhecimento útil, oriundo da experiência, da análise, da pesquisa, do estudo, da inovação, da criatividade. Conhecimento sobre mercado, concorrência, clientes, processos do negócio, tecnologia e tudo mais que possa trazer vantagem competitiva para a organização.

Gestão do Conhecimento supõe a adoção de uma diversidade de fontes de conhecimento, a utilização de banco de dados internos e externos (inclusive o Know-how e a expertise dos funcionários), de parceiros (fornecedores, clientes, entre outros) e de medidas que venham incentivar esse conhecimento (LARA, 2004).

1.1.4. Questionamentos da ATPS

1.1.4.1. Como favorecer a criação de conhecimento novo na empresa?

Devera ser entendida como um processo amplificado pelo individuo que ligado a um nível grupal, através do conhecimento tácito dividido modo espiral do conhecimento como socialização, externalização, combinação e internalização. Embora através do diálogo, discussão, compartilhar de experiência fazendo sentido pratico. A NATURA COSMETICOS S.A. tratando seus funcionários consultores de beleza em um conjunto de crenças e valores focado no ser humano e na sustentabilidade ambiental. Com isso realçando as relações da empresa com o consumidor.

1.1.4.2. Como fazer com que todos os colaboradores se apropriem deste conhecimento novo?

Através do espiral do conhecimento: Socialização (esta no pensamento); Exteriorização (passar à escrita); Combinação (expor para o grupo) e Internalização (padronização do conhecimento). Embora, é preciso técnicas que englobam o conhecimento ao modo complementares incorporando o termo know-how, tendo dificuldades em articular os princípios técnicos derivados do conhecimento tácito e os insights altamente pessoais e subjuntivos, para obter sucesso procurando melhorias e inovando o produto fundamental no processo inovador.

1.1.4.3. Como reter o conhecimento do funcionário que se afasta da organização?

As habilidades ou conhecimentos são criados apenas pelos individuo. Isto é conhecimento tácito. Embora o conhecimento tácito conecte em conhecimento explicito, é muito importante que a organização apóie e estimulam as atividades criadouras de conhecimento proporcionalmente e organizacionalmente criando indivíduos no nível grupal e assumindo uma postura de aprendizagem e valorizando o conhecimento. Em caso de afastamento das organizações tiveram que reaproximá-los e readmitir empregados por seus conhecimentos.

1.1.4.4. Descrição dos quatro processos de Conversão do Conhecimento - SECI

2. Conceito de Benchmarking e Ambiente “Ba”

Benchmarking deriva da palavra Benchmark, que quer dizer espionagem, que foi usado pela primeira vez na Segunda Guerra Mundial, devido à grande busca armamentista, ou seja, quando um armamento ou estratégia era traçada por um dos lados na batalha, o outro buscava descobrir e neutralizar as ações do inimigo (WEBARTIGOS, 2012).

Chiavenato (2004) descreve Benchmark com um padrão de excelência que deve ser identificado, conhecido, copiado e ultrapassado. Pode ser interno (de outro departamento, por exemplo) ou externo (uma empresa concorrente). O Benchmark serve como guia de referência.

Alguns gestores que foram questionados entendem que Gestão do Conhecimento é o gerenciamento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.7 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com