TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão Do Conhecimento

Monografias: Gestão Do Conhecimento. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/12/2013  •  1.272 Palavras (6 Páginas)  •  366 Visualizações

Página 1 de 6

UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP

BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO

Alorrane das Neves Lima Melo

Eliete Gomes Silva

Flavia Cristina Costa Lameira

Francielem Ferreira De Moura

Frank Júnior Ferreira Da Silva

Jocinira Da Fonseca De Freitas

Josiane Freitas Lima

Osmar Neco Da Silva Neto

GESTÃO DO CONHECIMENTO

CASTANHAL / PA

2012

Alorrane das Neves Lima Melo

Eliete Gomes Silva

Flavia Cristina Costa Lameira

Francielem Ferreira De Moura

Frank Júnior Ferreira Da Silva

Jocinira Da Fonseca De Freitas

Josiane Freitas Lima

Osmar Neco Da Silva Neto

GESTÃO DO CONHECIMENTO

Trabalho apresentado como requisito de avaliação na disciplina gestão do conhecimento, orientado pela professora Macilena Oliveira, do curso de administração da Universidade Paulista, 6º semestre.

CASTANHAL / PA

2012

RESUMO

Este trabalho trata sobre a gestão do conhecimento, mostrando qual a sua importância para as empresas hoje em dia, investir em gestão do conhecimento é vantagem competitiva para as organizações que conseguem aplicar e estabelecer modelos voltados para este fim. Neste trabalho focou-se a gestão do conhecimento e como ocorre o processo para a implementação da mesma, pois não basta apenas investir em tecnologia, mas precisa-se ter capital intelectual, o conhecimento na organização está desde a definição de onde estamos e onde queremos chegar, desdobrado nas políticas e diretrizes, que resultam em processos e procedimentos e no passo-a-passo de como realizar uma tarefa.

INTRODUÇÃO

As organizações começaram a buscar, internamente, temas que realmente representassem capacidades diferenciadas nos seus ambientes de negócios. Surgiram, então, os debates relacionados ao conhecimento interno das organizações, e, posteriormente, à Gestão do Conhecimento. Gestão do Conhecimento é um conjunto integrado de ações que visam identificar, capturar, gerenciar e compartilhar todo o ativo de informações de uma organização. Estas informações podem estar sob a forma de banco de dados, documentos impressos, e outros meios, bem como em pessoas através de suas experiências e habilidades. O que importa é como o conhecimento é adquirido e como pode ser usado de maneira a alcançar resultados positivos que venham ao encontro das necessidades da empresa, seja este conhecimento tácito ou explícito. Dessa forma, não trata apenas dos ativos do conhecimento, mas também dos processos que atuam sobre esses ativos, incluindo desenvolver, preservar, utilizar e compartilhar conhecimento. Portanto, hoje as empresas devem investir para ter o capital intelectual, porque são as pessoas que fazem a empresa, e a organização precisa ter pessoas qualificadas com nível intelectual para competir no mercado.

2 – Gestão do Conhecimento

Tem como objetivo a compreensão de como acontece o processo e a implantação do mesmo; tem sido foco de interesse das organizações.

No Brasil também presenciamos esse movimento de identificação, desenvolvimento e aplicação nas organizações por meio de trabalhos desenvolvidos por fundações, publicações, entre outros.

A Gestão do Conhecimento explicita alguns pontos, na qual transmite que ela não é uma tecnologia e sim faz uso dela, tal como não sendo um produto, mas uma metodologia.

A Gestão do Conhecimento surgiu na década de 1990, como uma proposta de agregar valor a informação e facilitar o fluxo interativo em toda a organização.

3 – Processo de Gestão do Conhecimento

É um processo que idealiza a estratégia empresarial e envolve a Gestão do Capital Intelectual, a Inteligência Competitiva, a Gestão de Competências, o Sistema de Educação Corporativa e a Aprendizagem Organizacional.

4 – Gestão do Capital Intelectual

O termo capital intelectual teve sua origem na propriedade intelectual; os componentes de conhecimentos de uma empresa, reunidos e legalmente protegidos. É a soma de talentos, a eficácia do sistema gerencial e do caráter de relacionamento com os clientes; é a soma de todo o conhecimento existente na organização e que pode ser usado como vantagem competitiva.

Segundo Stewart (1998) o capital intelectual é o somatório do intercambio de três tipos de capital:

 Capital humano: é fonte de inovação e renovação. Segundo Stewart (1998) “o capital humano é formado e empregado quando uma parte maior do tempo e do talento das pessoas que trabalham em uma empresa é dedicada a atividades que resultam em inovação”.

 Capital estrutural: se resume na estrutura necessária para as empresas funcionarem e a ela pertencem. São os sistemas administrativos, os softwares, as marcas, as patentes, os prédios. De todos esses fatores, a forma de atuação da estrutura organizacional é que tem influenciado com mais impacto, os resultados desejados

 Capital de relacionamento: pode ser entendido como o facilitador para os outros capitais, uma vez que trata dos relacionamentos-chave para os negócios da empresa, podendo ser individuais ou institucionais. Incentivando os relacionamentos e as alianças estratégicas as empresas passam a ganhar mais.

5 – Sistema de Inteligência Competitiva

O sistema de IC (Inteligência Competitiva) tem por objetivo a coleta, análise e validação de informações sobre os concorrentes, clientes, fornecedores

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com