TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão Do Conhecimento

Pesquisas Acadêmicas: Gestão Do Conhecimento. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/9/2014  •  2.024 Palavras (9 Páginas)  •  162 Visualizações

Página 1 de 9

Trabalho desenvolvido para a disciplina Gestão do Conhecimento apresentado a Anhanguera Educacional como exigência para a avaliação na atividade de Auto desenvolvimento sob orientação do Professor: Oriana Martins

SÃO PAULO

ANO 2014

Sumário

1- INTRODUÇÃO

Esse trabalho tem como objetivo esclarecer para o aluno do curso de administração, quais são as suas possibilidades após sua formação acadêmica. O Administrador é um profissional que dispõem de varias possibilidades ao concluir o curso, pois o mercador de trabalho é bem abrangente.

A atuação em diversos cargos é impressionante o formando do curso pode trabalhar em vários departamentos de uma organização como; marketing, administração financeira, material, produção, organização e métodos e recursos humanos.

A administração de empresas vem sendo um dos cursos mais procurado pelas pessoas, por isso muitos costumam dizer que o aluno que escolhe esse curso tem essa escolha por não saber direito qual o curso fazer, porém

esse posicionamento está bem defasado, pois o motivo maior da falência de uma empresa é a sua má administração.

O administrador é o responsável por controlar, planejar, organizar, orientar os recursos financeiros, físicos, e humanos das empresas busca soluções para todos os problemas administrativos. O objetivo é evitar falhas de comunicação, escassez ou excesso de empregados, gastos desnecessários ou outros problemas que gerem desperdício, ineficiência, prejuízo à produção e déficit orçamentário.

2- DESENVOLVIMENTO

2.1- O Que são Administradores?

Administradores são profissionais que organizam, planejam e orientam o uso dos recursos financeiros, físicos, tecnológicos e humanos das empresas, buscando soluções para todo tipo de problema administrativo. Criam métodos, planejam atividades, organizam o funcionamento dos vários setores da empresa, calculam despesas e garantem a perfeita circulação de informações e orientações. O objetivo é evitar falhas de comunicação, escassez ou excesso de empregados, gastos desnecessários ou outros problemas que gerem desperdício, ineficiência, prejuízo à produção, déficit orçamentário. Podem trabalhar em diversas áreas das empresas: material, marketing, produção, organização e métodos, recursos humanos, administração financeira. Passam por várias etapas dentro de uma empresa, podendo trabalhar como analistas, exercer chefias intermediárias, gerência, coordenação, direção superior; atuar

em pesquisa e planejamento, assessoria e consultoria.

2.2- Quais são as Características necessárias?

É necessário ter boa capacidade de análise, raciocínio abstrato e aptidão numérica. Também deve ter liderança e ser sociável.

Características desejáveis para ser um administrador:

Autoconfiança

Capacidade de adaptação a novas situações

Capacidade de decisão

Capacidade de negociação

Capacidade de organização

Capacidade de pensar e agir sob pressão

Capacidade de planejamento

Capacidade de resolver problemas práticos

Dinamismo

Espírito empreendedor

Habilidade para mediar conflitos

Habilidade para trabalhar em equipe

Iniciativa

Noção de prioridades

Objetividade

Senso de oportunidade

Senso de responsabilidade

2.3- Qual a formação necessária?

Existem duas formas para se formar como administrador, fazendo curso de bacharel em administrador, que tem duração de 4 anos, ou o curso técnico de administração que tem duração média de um ano e meio.

O mercado brasileiro oferece a possibilidade de estudar administração de empresas, onde a orientação e formar profissionais para atuar em organizações privadas. Também o curso de administração pública prepara e orienta os administradores a uma atuação em organizações públicas e possibilidades de gestão de políticas e projetos de caráter público. Por ter um caráter mais generalista na sua formação, o administrador pode optar por várias áreas de trabalho como

profissional. Finanças, Marketing, Tecnologia e Informação, Recursos Humanos e etc. são áreas de grande atenção dos administradores. Marketing Esportivo, Turismo, Administração Hospitalar também são consideradas áreas promissoras para o universo dos administradores.

No Brasil, para exercer a profissão, uma vez que esta é uma profissão regulamentada, é preciso obter o registro profissional no Conselho Regional de Administração (CRA). Os empregadores, através de headhunters (profissionais que recrutam e selecionam candidatos a vagas disponíveis em empresas contratantes), classificam em jornais e outras formas de recrutamento, buscam os profissionais mais bem preparados, no âmbito acadêmico. Portanto, fazer um curso de pós-graduação ou especialização é sempre um diferencial positivo que o profissional de administração deve considerar.

2.4- Principais Atividades:

Ele deve planejar organizar e controlar as atividades de empresas públicas e privadas, além de traçar estratégias e métodos de trabalho nas mais variadas áreas - rural, hospitalar, agroindustrial, escolar, financeira e muitas outras. Seu papel é fundamental nas situações de crise, pois cabe a ele definir onde investir o dinheiro e como equilibrar a saúde financeira e produtiva da empresa.

2.5- Áreas de atuação e Especialidades:

Administração agroindustrial: desenvolve projetos, controla

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.7 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com