TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão Estratégica De Pessoas

Artigos Científicos: Gestão Estratégica De Pessoas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/10/2014  •  957 Palavras (4 Páginas)  •  582 Visualizações

Página 1 de 4

Unidade de Aprendizagem: Gestão Estratégica de Pessoas

Curso: Gestão Pública

Professor: Elaine Cristia

Nome do aluno:

Data:

Orientações:

 Procure o professor sempre que tiver dúvidas.

 Entregue a atividade no prazo estipulado.

 Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.

 Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).

Questão 1:

A Revista Exame publicou, recentemente, reportagem sobre o que algumas cidades brasileiras do interior têm feito a fim de promover a empregabilidade dos cidadãos. A revista afirma que “A economia e a oferta de emprego em 48 cidades do interior do país crescem acima da média nacional.” Leia a reportagem correspondente, acessando o seguinte link: <http://exame.abril.com.br/revista-voce-sa/edicoes/186/noticias/a-forca-das-cidades-medias-2>. Acesso em: 24 nov. 2013.

Atenção: Não deixe de observar que essa reportagem possui 8 páginas. Use os quadros com números ao final de cada página, para ir para a página seguinte. Leia a reportagem completa.

Agora, recorde que o gestor de pessoas é tido como articulador dos objetivos organizacionais e dos objetivos pessoais dos seus colaboradores, e que, dentre suas muitas funções, estão: o desenho de cargos, a seleção dos novos colaboradores, o treinamento, avaliação de desempenho, gestão do clima e da satisfação laboral.

Assim, com base na leitura da reportagem indicada e considerando todas as indicações que o gestor de pessoas deve seguir em sua função para realizar uma gestão de pessoas estratégica - conforme vimos em nossos estudos -, responda às perguntas propostas abaixo.

a) As especificidades das cidades apresentadas na reportagem podem alterar a metodologia de trabalho de um gestor de pessoas, quando este adota uma gestão estratégica de pessoas? Por quê? (2,0 pontos).

Resposta:

Sim, a metodologia pode ser alterada. Essa possibilidade de alteração se deve ao fato de que toda e qualquer mudança, seja de ambiente, tecnologia empregada pela organização, políticas e diretrizes ou ainda da qualidade e quantidade de recursos humanos disponíveis, interfere na situação organizacional. Dessa forma, as práticas de gestão de pessoas devem sempre se adequar as diversas mudanças possíveis, de origem humana e social, para garantir a competitividade da empresa. Quando as organizações passam por transformações, os profissionais de gestão de pessoas as ajudam a identificar o processo de mudança para administrarem na melhor forma possível.

b) Quais pressões e quais desafios sofrem as organizações citadas na reportagem? (1,5 ponto).

Resposta:

São pressões externas: competitividade, globalização, a própria construção da empresa é uma pressão, pois são investidos recursos, esforços e confiança e o que se espera é o êxito do empreendimento. E ainda pressões internas: a busca pelo comprometimento dos colaboradores (comprometimento esse que só agrega valor e trazem benefícios a empresa) se dá através do atendimento concreto das expectativas e necessidades individuais destes colaboradores. Essa necessidade de maior atenção e observação nas pessoas acaba gerando uma pressão dentro da própria organização. No caso da reportagem, os recursos humanos das organizações são os mais diversos, da própria cidade e arredores e pessoas vindas de grandes centros em busca de qualidade de vida. Assim a gama de expectativas individuais é ainda maior, e a busca pelo comprometimento mais trabalhosa.

c) À luz do que estudamos, explique o que você recomendaria aos cidadãos interessados em trabalhar nas empresas citadas, para que mantenham sua empregabilidade em dia. (1,5 pontos)

Resposta:

Para Chiavenato (2003), a empregabilidade significa o conjunto de competências e habilidades necessárias para uma pessoa manter-se colocada em uma empresa; capacidade de conquistar e manter um emprego de maneira sempre firme e valiosa. Para que isto ocorra o cidadão deve ter um perfil adequado à profissão;; capacidade de adaptação a mudanças; uma rede de relacionamentos boa; permanecer sempre atualizado através de cursos e educação continuada.

Questão 2:

a) Pesquise na internet uma Empresa

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com