TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

HIDROTERAPIA: TRATAMENTO NA AGUA

Por:   •  2/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  857 Palavras (4 Páginas)  •  614 Visualizações

Página 1 de 4

A hidroterapia significa tratamento na agua, é um recurso mais utilizado e antigo de tratamento usado pela Fisioterapia, sua função é de prevenção de alterações funcionais reabilitação de sequelas de patologias, ganho de força e resistência, promove o relaxamento, diminuição de dor e mantem o equilíbrio. (BELANGER;2012)

A hidroterapia é indicado para doenças reumáticas, promove relaxamento, indicado para lesões, gestantes, limitações de ADM,dores musculares, melhora da circulação sanguínea ,melhora da atividade funcional, melhora de edema, melhora do equilíbrio , postura e coordenação. E Suas contra indicação é com feridas abertas, paciente com incontinência urinaria e fecal, trombose, febre, hipertensão alterada. (BELANGER;2012)

Existe fatores físicos da agua relacionado a hidroterapia como:

*Temperatura: a temperatura ideal é de 27ºC a 35ºC   com a temperatura muito elevada pode alterar uma   carga térmica no sistema cardiovascular. (BRODY; I HALL; 2012)

*Pressão Hidrostática: ocorre uma pressão de fluidos na agua sobre o corpo imerso, ou seja quanto maior a profundidade do corpo maior a pressão.

A Pressão hidrostática ajuda na prevenção de edemas, auxilia no exercício respiratório e na descarga de peso.

*Densidade: é a massa e o volume do corpo, a Densidade do corpo é igual a da agua por isto ocorre a flutuação. O músculos superiores (MMSS) são menos denso que os músculos inferiores (MMII). Paciente que apresenta patologia como paraplegia apresenta alterações na densidade do corpo (CAMPION; 200)

*Flutuação: A Flutuação é uma força que ocorre contra uma força da gravidade, quando o paciente ele faz inspiração o corpo ele flutua e quando faz a expiração o corpo afunda. Quando as duas força a flutuabilidade e a gravidade estão alinhados isto significa que o corpo está em equilíbrio não possui movimentos , se a forças estiver desalinhada  possui movimentos.

A Flutuabilidade é benéfico para o exercício pois apresenta vantagem como diminuição da sobrecarga de peso sobre as articulações e diminuição de dor. (RUOTI; MORRIS;200)

*Viscosidade :é uma ligação química de moléculas do fluido com as moléculas de hidrogênio ao oxigênio formando a agua; a viscosidade causa resistência de acordo com a área do corpo em movimentos e se a temperatura tiver no nível alterado menor será a viscosidade. (CAMPION; 2000)

 As técnicas utilizadas são:

Método dos anéis de Bad Ragaz : é uma técnica terapêuticas, desenvolvida na suíça utilizado exercícios aquático, É realizado com o paciente em Decúbito Dorsal (DD), com auxílio dos flutuadores utilizados nos pescoço, pelve e tornozelos., pode ser estabelecido pelo fisioterapeuta estabilização ou exercícios ativo resistivos;  o paciente pode usar o flutuador de pescoço ou anel corporal .o fisioterapeuta fica em pé  sempre atrás ou do lado do paciente  envolvendo técnicas de isocineticamente  o fisioterapeuta promove uma fixação e o paciente se move na agua na mesma direção ou em volta do fisioterapeuta, e a técnica de isotonicamente o fisioterapeuta atua numa posição móvel com o paciente e a técnica de isometricamente o paciente e estabelecido na posição fixa é empurrado pelo fisioterapeuta sobre as aguas   . O exercício é benéfico para fortalecimento, tração e alongamento espinhal, alivio de dor, relaxamento e amplitude de movimentos.é indicado para paciente que apresenta distrofia, dores musculares, síndrome dolorosas e paciente com mastectomia para paciente ortopédicos, paciente neurológicos e limitações de movimentos . Porém é contra indicado fadiga excessiva, presença de nistagmo, cuidados com paciente neurológicos.    (RUOTI; MORRIS 2000)

        

METODO DE WATSU: É uma técnica que utiliza alongamento ,relaxamento, aumento da flexibilidade  e movimentos e promove o bem-estar, é conduzido por movimentos passivo e trabalho de respiração, é utilizado dois tipos de watsu .O watsu simples são de movimentos simples e de flutuação livres , e outro movimento é chamado de complexo ou de berço, o fisioterapeuta envolve o paciente no se braço e também técnica de equilíbrio  É benéfico  para patologia de fibromialgia, pacientes neurológicos, estress, ortopédico (RUOTI; MORRIS 2000)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)   pdf (92.9 Kb)   docx (10.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com