TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

História da educação

Por:   •  1/5/2017  •  Artigo  •  378 Palavras (2 Páginas)  •  107 Visualizações

Página 1 de 2

Seminário 1 – Universalização da Educação Infantil

        Primeiramente na apresentação, o grupo faz um breve histórico sobre a educação infantil no Brasil. Relatando ser a primeira etapa da educação básica, onde na Constituição de 1988 foi vinculada ao direito da mãe, sendo ligada diretamente a saúde, com uma visão apenas assistencialista. E a Lei de Diretrizes e Bases da Educação reafirmando o princípio da educação.

        Em 1998 é criado o Referencial Curricular Nacional e em 1999 as Diretrizes Curriculares para Educação Infantil. Ainda sim, se pode perceber uma visão vinculada apenas do cuidar nessa modalidade, voltada para o trabalho doméstico e um papel desempenhado apenas por mulheres.

        O grupo cita o PNE de 2014 a 2024, onde a meta 1 tem como objetivo universalizar a educação infantil, 50% das crianças de 0 a 3 anos até 2024 e de 4 a 5 anos até 2016. Pode se perceber que tal meta não atingiu objetivo em partes, pois não ouve universalização, também não há igualdade de qualidade, sendo assim, já se levantava a questão de não ser cumprida. Seria interessante pensar outras propostas integradas com outros espaços? Com a saúde, por exemplo. Pensando algo para além da educação infantil, como na qualidade do professor.

        Há um grande cenário contraditório, e foi uma tentativa frustrada, pois a vaga na educação infantil não garante universalização da mesma. Ainda há muita criança fora da educação infantil, muitas vezes cuidadas por mães crecheiras, instituições filantrópicas e etc.

        Além de todos os fatos citados anteriormente, também pode se perceber um preconceito na nomenclatura educação infantil e ensino fundamental, como se a primeira etapa da educação básica não fosse importante, desconsiderando o que se aprende nessa etapa.

        É preciso repensar a educação infantil, a noção de infância e o papel do ensino fundamental com a relação da educação infantil. Pensar o cognitivo como um todo, em todas as etapas, inclusive na educação infantil. E esses aspectos não são tratados nessa modalidade. Após, finalizando o grupo apresenta algumas estratégias dessa meta.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (73.3 Kb)   docx (10.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com