TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Hoje no Brasil existe um Processo de Urbanização

Por:   •  10/2/2022  •  Trabalho acadêmico  •  789 Palavras (4 Páginas)  •  119 Visualizações

Página 1 de 4

Hoje no Brasil existe um processo de urbanização, considerada uma fase histórica, esse processo que antigamente acontecia apenas para as populações rurais, porém atingiu as populações indígenas, onde a cidade de Santarém é considerada uma cidade universitária, este grupo em busca de melhores condições de vida, migrou para os centros urbanos.

Em muitos casos, sendo obrigados a deixar suas terras, iniciando esse processo de urbanização indígena. Deste modo, não se deixa de ser indigena por está na cidade, onde todos pensam assim, a FUNAI descreve os indígenas que estão fora de suas terras como índios desaldeados, um conceito quase que ultrapassado, pois é visível hoje grandes aldeias urbanas, compostas por indígenas específicos com dificuldades econômicas que são obrigados a procurar melhorias longe de suas aldeias, se adaptando a novas culturas, convivendo com uma maioria não indígenas. Esses indígenas buscam reconhecimento a partir da preservação das suas características culturais, desmitificando que para ser índio, é necessário estar na floresta, na aldeia, onde por já sofrem por anos, e hoje luta para terem direitos de estar onde achar melhor.

Com a fala o Presidente incentiva diretamente a invasão das terras indígenas, ao desmatamento, atrapalha o combate ao desmatamento, e assim aumenta o aquecimento global. Há muito tempo, há uma luta indígena pela reivindicação do direito de usufruir das terras que habitam, um direito que vem dos seus antepassados, processo pelo qual está paralisado na atual gestão do Brasil. A maior parte das terras indígenas estão na Amazônia, o que implica ser um alvo fácil para invasores, que buscam explorar ilegalmente as riquezas ali inseridas. É reconhecido que as terras que tradicionalmente ocupam pertencem aos índios que ali habitam, competindo a União demarcá-las, protegendo os costumes, suas organizações, língua, tradição, hoje que as terras pertencem aos índios, cabendo ao índios usufruir das riquezas, dos lagos, que ali os pertenceContinuam lutando a

Um dos principais problemas enfrentados pelos povos indígenas, é a existência de várias tentativas de retiradas dos direitos adquiridos, um exemplo é o Marco Temporal, onde apesar dos direitos estarem garantidos na Constituição, sobre as demarcações de terra, está ocorrendo várias medidas legislativa que querem retirar ou relativizar esses direitos constitucionais, os projetos de leis estão sendo escritos por deputados para darem direitos aos brancos trabalhar nas terras indígenas, o que dificulta a demarcação. Os povos indígenas continuam lutando até hoje porque, há alguns territórios já estão demarcados, porém em outros a luta continua pelo direito a demarcação, e a luta é para que os não indígenas reconheçam os seus direitos, algumas tribos estão fora de suas terras, enquanto as suas terras tradicionais estão ocupadas pelos brancos, com não tem terra para plantar, ou caçar.

Eles estão escrevendo projetos de leis para dizer que os brancos tem o direito para trabalhar na terra dos indígenas e também para dificultar as demarcações das terras indígenas.

Os povos indígenas devido as dificuldades que estão enfrentando hoje, por conta do desmatamento, onde suas terras estão sendo destruídas pelas explorações de garimpeiros, está fazendo os indígenas a um processo de urbanização. Um processo pelo qual só era vista pelas pessoas do interior, em busca de melhorias de vida, porém hoje isso afetou os indígenas. A busca de melhores condições de vida, faz com que busquem também essas melhorias através da educação, levando esses índios para as universidades. Essa urbanização não faz com que deixe ser índio por estar na cidade, ocorre muito preconceito com relação a isso, porém, apesar de estarem na cidade longe de suas aldeias, os indígenas não ocultam suas ancestralidades e sua cultura. A invisibilidade indígena nos contextos urbanos, é extremamente ignorada pela sociedade. Nos centros urbanos em sua maioria têm indígenas, uma realidade que existem a muito tempo. Porém, mesmo na cidade ou em qualquer lugar, indígena é indígena em qualquer lugar, e tem o direito de escolher onde querem estar. Pensar o contrário, que índio deixa de ser índio por estar na cidade, usar celular, entre outros, é extremamente preconceituoso. Além disso, é negar os direitos assegurados na constituição.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)   pdf (40.6 Kb)   docx (287.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com