TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

IDENTIDADE E GESTAO ESTRATEGICA DE IMAGEM

Artigo: IDENTIDADE E GESTAO ESTRATEGICA DE IMAGEM. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/5/2014  •  3.717 Palavras (15 Páginas)  •  165 Visualizações

Página 1 de 15

SUMÁRIO

1 PARA QUE SERVE O MARKETING? .................................................................. 4

2 QUAL A FUNCAO DAS MARCAS ......................................................................... 5

3 GESTAO DE MARCA ............................................................................................... 6

3.1 OBRAS SOCIAIS IRMÃ DULCE ................................................................. 6

3.2 COLEGIO ANCHIETA ................................................................................. 7

3.3 FACULDADE SOCIAL ................................................................................ 9

4 PLANO DE LANCAMENTO MARCA – modelo 4 passos .................................. 10

5 PLANO DE COMUNICACAO ............................................................................... 13

REFERÊNCIAS ........................................................................................................... 15

1 PARA QUE SERVE O MARKETING?

O Marketing serve para agregar valor a um produto ou marca. Possibilita trabalhar produtos, serviços e a sua imagem para atender os interesses e desejos de um público ou do mercado. O objetivo do Marketing é gerir, da melhor maneira possível, um produto ou marca de modo que as ações direcionadas ao público gerem lucro para a empresa. Este valor estabelecido ao produto pode ser apresentado de maneira tangível ou intangível, isto é, valor financeiro e valor agregado à marca ou produto.

Segundo o pesquisador Carlos Alberto Faria (2007), “marketing é mais a aplicação, metodologia, prática dos conhecimentos que favoreçam o estabelecimento de trocas proveitosas no mercado, enfim é mais tecnologia do que ciência”. Em seu artigo, Faria cita Theodore Levitt “Marketing é obter e manter clientes”. Sem dúvida, trata-se de um processo de administração de imagem que tende aumentar venda, ampliar margens e conquistar a participação no mercado.

Ademais, serve para auxiliar a empresa nas definições de estratégia através de um conjunto de ações. Para Porter a empresa deve se colocar de forma enfática diante do mercado e torná-la mais competitiva para ter sucesso garantido. Em suas palavras:

As inovações em marketing são capazes de aumentar a identificação com a marca ou, de outra forma, diferenciar o produto. Os investimentos de capital em instalações de grande escala ou a integração vertical afetam as barreiras de entrada. O equilíbrio das forcas é, em parte, o resultado de fatores externos e, em outra parte, o reflexo da atuação na empresa. (PORTER, Michael E., 1999, p.42)

Por fim, aplicação dos conceitos e ações de marketing nas realidades de mercado propicia a localização estratégica de um produto ou marca no mercado competitivo. Serve de ponte para a ligação direta com o cliente e com sua necessidade, estabelecendo uma intima ligação com o público alvo.

2 QUAL A FUNÇÃO DAS MARCAS

As marcas têm a função de apresentar a identidade da empresa. De acordo com a AMA (American Marketing Association) uma marca pode ser definida como: “um nome, termo, sinal, símbolo ou desenho, ou uma combinação deles, com o objetivo de identificar bens ou serviços de um vendedor ou grupo e diferenciá-los da concorrência”. (apud Furrier, 2004)

Márcio Tadeu Furrier fala sobre o papel da marca para as empresas. Ressalta que as empresas tratam o processo de construção de uma marca de forma essencial e, segundo ele, a sua função é, através da imagem, comunicar o conceito, histórico e intenções do produto.

Do ponto de vista econômico, a marca facilita as transações, pois torna mais rápida a interpretação e processamento das informações pelo cliente em relação a determinada experiência com o produto, aciona ou não suas expectativas de confiança, identificação, ética, satisfação e auto expressão, servido como critério de redução de risco na decisão de compra. (FURRIER, 2004)

O trabalho de desenvolvimento de uma marca vai além do que é exposto nas propagandas. A definição da marca deve remeter ao seu valor simbólico, aquilo que ela deve gerar no consumidor, sentimentos agregados a imagem que se integram com o seu propósito final.

3 GESTAO DE MARCA

3.1 OBRAS SOCIAIS IRMÃ DULCE

As Obras Sociais Irmã Dulce, OSID, é uma organização filantrópica que atua na área de saúde e educação. A sua função é servir e doar amor aos mais pobres, proporcionando assistência social, serviços de saúde e educação com gratuidade. Sua fundação está datada 26 de maio de 1959, por Irmã Dulce, que agregou suas próprias características e intenções a organização. Mesmo após a sua morte, a OSID se manteve consistente, se posicionando e relacionando com seus públicos de modo linear.

A identidade da organização está alinhada com a imagem que é possível obter nos contatos com as Obras Sociais Irmã Dulce. A marca, que foi criada com inspiração das ações de caridade realizadas pela então freira Dulce, se posiciona no cenário local e nacional como uma organização baseada na filantropia, de referência nacional para a rede de saúde pública, tendo seus trabalhos reconhecidos com excelência. A característica mais marcante da identidade da organização condiz com a da própria irmã Dulce.

A caridade e a humanização são as mais marcantes referências, tanto das obras sociais, como as da freira. A espiritualidade e solidariedade são as maiores características de Irmã Dulce (atualmente reconhecida como Beata) e o incentivo por essas atitudes sempre fizeram parte da suas ações, e foram introduzidas a marca das obras sociais. Desse modo entende-se que não haveria como fundar uma organização, sem associar a sua própria imagem. A marca conseguiu captar essa potencialidade. Imagem e identidade se completam, estão alinhadas e bem posicionadas para os seus públicos.

As Obras

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.2 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com