TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

IMPLICAÇÕES EDUCACIONAIS DA TEORIA DE VYGOTSKY

Por:   •  20/3/2017  •  Trabalho acadêmico  •  868 Palavras (4 Páginas)  •  4.375 Visualizações

Página 1 de 4

IMPLICAÇÕES EDUCACIONAIS DA TEORIA DE VYGOTSKY

De acordo com a teoria sócio-histórico-cultural de Vygotsky, a origem das mudanças que acontecem nos seres humanos, ao longo do seu desenvolvimento, está associada às interações que ocorrem entre o individuo e a sociedade, sua cultura e história de vida.

Para o desenvolvimento do indivíduo, as interações com o outro ser social são, além de necessárias, fundamentais, pois delas surgem signos e sistemas de símbolos que são responsáveis pelo transporte de mensagens da própria cultura.

Assim, ao formular a sua teoria, Vygotsky abordou conceitos que são importantes em um trabalho pedagógico, por serem necessários para a compreensão do processo de desenvolvimento.

De acordo com Vygotsky, a linguagem é um signo mediador por excelência e é um veículo de transmissão dos nossos pensamentos, ou seja, a linguagem é uma forma de expressarmos nossas ideias. Portanto, a linguagem atua decisivamente na formulação do pensamento, além de ser o instrumento essencial no processo de desenvolvimento.

Outro conceito muito importante proposto por Vygotsky é a zona de desenvolvimento proximal, que se refere à “distância” entre aquilo que o aluno já sabe e aquilo que ele consegue fazer sozinho, daquilo que o aluno pode vir a aprender ou a fazer com a ajuda de outras pessoas, denominado desenvolvimento potencial.

“A zona de desenvolvimento proximal (ZDP) da criança é a distância entre seu desenvolvimento real, que se determina através da solução independente de problemas e o nível de seu desenvolvimento potencial, determinado através da solução de problemas sob a orientação de um adulto ou em colaboração com companheiros mais capazes. ” (VYGOTSKY).

As implicações que o conceito de zona de desenvolvimento proximal traz para a prática docente são inúmeras, uma vez que explorar essa região leva o professor a enfrentar novos desafios, que exigem dele maior atenção para com o processo educativo.

A aprendizagem é o processo no qual o indivíduo se apropria de informações e conhecimentos que são apresentados a ele por meio da sua interação com o meio. Ela se dá a partir do momento em que signos e sistemas simbólicos são assimilados pelo sujeito, contribuindo para o desenvolvimento das funções mentais superiores do mesmo. “A aprendizagem escolar orienta e estimula processos de desenvolvimentos” (VYGOTSKY, 1986, P. 38).

Assim, podemos perceber que existe uma estreita relação entre aprendizado e desenvolvimento, ou seja, o aprendizado permite ao indivíduo a maturação das suas funções psicológicas propiciando o seu desenvolvimento. “O único bom ensino é o que avança ao desenvolvimento” (VYGOTSKY, P. 35-36).

O aluno, de acordo com a teoria de Vygotsky, é o sujeito ativo do seu processo de aprendizado e desenvolvimento, pois é ele quem age sobre o instrumento mediador de sua ação. Desta forma ele precisa estar apto a dominar suas funções, signos e sistemas de símbolos para que a sua conduta seja consciente e planejada. A função do professor na teoria de Vygotsky aplicada em ambientes de aprendizagem é de extrema importância, pois é ele quem vai fornecer ao aluno os novos signos e sistemas de símbolos, agindo como um mediador. Também compete a ele a tarefa de organizar esse ambiente propiciando condições para que o aluno seja instigado a investigar, refletir e debater sobre determinados conceitos.

A escola se torna importante a partir do momento que dentro dela o ensino é sistematizado oferecendo atividades diferenciadas das extraescolares e lá a criança aprende a ler, escrever, obtém domínio de cálculos, dentre outras habilidades e assim expande seus conhecimentos. Contudo não é pelo simples fato da criança frequentar a escola que ela estará aprendendo, isso dependerá de todo o contexto ou dos métodos de ensino adotados.

O trabalho pedagógico deve estar associado à capacidade de avanços no desenvolvimento da criança, valorizando o desenvolvimento potencial e a zona de desenvolvimento proximal. A escola deve estar atenta ao aluno, valorizar seus conhecimentos prévios, trabalhar a partir deles, estimular as potencialidades dando a possibilidade de este aluno superar suas capacidades e ir além do seu desenvolvimento já consolidado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)   pdf (84 Kb)   docx (13.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com