TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Integração e bem estar social

Por:   •  2/5/2016  •  Seminário  •  450 Palavras (2 Páginas)  •  534 Visualizações

Página 1 de 2

INTEGRAÇÃO E BEM-ESTAR SOCIAL

Integração Social

MARINA:

Segundo o sociólogo Émile Durkheim, uma sociedade bem integrada é aquela em que as pessoas, de um modo geral, tem a mesma oportunidade de participar do bem-estar social alcançado por ela.  

A integração social proporciona a coesão social, ou seja, leis e regras que fazem com que haja um funcionamento social, possibilitando que os indivíduos se mantenham unidos, assim permitindo a sociedade a existir com tal.  

Gabi:

Na visão de Durkheim, uma sociedade bem integrada é aquela em que o controle social funciona de maneira eficiente, visando o bem-estar social. Pode ocorrer naturalmente caso haja ordenamento social, ou seja, se não haver nenhuma desregulamentação em relação às leis e regras que ordenam a sociedade. Tem com isso que o processo de manutenção do ordenamento social é o mesmo que Controle Social, que nada mais é, as condições necessárias para o desenvolvimento da sociedade.

Émile Durkheim

Lucas:

Émile Durkheim pertencia a escola conhecida como Escola Estruturalista, que se preocupava com o modelo pelo qual a estrutura social influencia, limita, determina, estimula ou impede os comportamentos dos indivíduos, sendo assim, Durkheim possuía uma grande preocupação com a integração social voltada para o conjunto da sociedade, ou seja, a sociedade como um todo, ou em seus termos. Na sociologia, denominada de análise macrossociológica.

Solidariedade Social

Taynara:

Durkheim via a expansão da indústria, que provocava uma divisão nas formas e organização do trabalho, como um ponto positivo, pois acreditava que uma divisão do trabalho mais complexa, geraria cooperação entre os trabalhadores, desenvolvendo com isso, o que ele chamava de solidariedade social, estimulando assim a integração social, pois acreditava que se não houvesse divisão social, não haveria como as instituições se desenvolverem, e se não houvesse o desenvolvimento das instituições sociais, não haveria também desenvolvimento social. Todo esse processo só é possível com a intermediação tanto das associações, cooperativas de trabalhadores quanto do Estado na relação entre capital e trabalho.

Integrações:

Luiza:

A sociedade é vista por Durkheim como um grande organismo, formado por várias partes, que são chamadas por ele de Instituições, sendo que um indivíduo integrado estaria na intersecção de muitas instituições, como: família, escola, vizinhança, trabalho, etc. E aquele que estivesse fora dessa intersecção é chamado por Castel (seguidor de Durkheim) de “desfiliado”.

O risco da geração de “desfiliados” seria o da desintegração social.

Finalização: (Apenas comentado)

ISA:

Para essa corrente da sociologia, o trabalho é um grande elemento da integração social, porém não é qualquer trabalho, pensadores não se referem a trabalhos temporários, sem proteção social e que desvalorizam a ideia de carreira, trabalhos com perfis individualistas e que assim impedem a integração social. Quando o trabalho gera segurança social,  contribue com a criação da identidade do trabalhador, que é um pré-requisito para o bem-estar social.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (100.2 Kb)   docx (9.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com