TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Introdução Filme Espero Tua Revolta

Por:   •  2/12/2019  •  Pesquisas Acadêmicas  •  355 Palavras (2 Páginas)  •  140 Visualizações

Página 1 de 2

Introdução

        A opção escolhida para a realização do trabalho foi o filme “Espero a tua (re)volta. Esse documentário retrata, principalmente, a ocupação das escolas por estudantes reivindicando a proposta feita pelo governo para fechar algumas escolas, no ano de 2015. O filme é narrado por três estudantes e todos os atos mostrados são abordados a partir do ponto de vista desses estudantes. São mostrados protestos desde 2013, com o aumento das tarifas, até o ano de 2018, com a eleição do atual presidente Jair Bolsonaro. Para analisar o filme, escolhemos dois textos que para o nosso grupo explicam muitos conceitos e situações importantes abordadas no filme.        

 O primeiro texto escolhido foi o “De consumidor a cidadão” – capítulos 5,6,7- de Albert O. Hirschman. Nesse texto são abordados temas relacionados com a esfera pública, como por exemplo, a ação coletiva. São tratados os atrativos dessa ação coletiva, como a ausência de distinção entre a busca pela felicidade e essa própria, a sensação de prazer a partir das incertezas gerada pelas as ações públicas. São abordados também as frustrações da vida pública, como o objetivo atingido não ser como o esperado ( HIRSCHMAN, 1983, p.92,101).Outros aspectos importantes apresentados foram o fenômeno da carona e o efeito de impacto.

        O segundo texto escolhido foi “Ciclos de protestos e democracia no Brasil” da autora Luciana Tatagiba. Nesse texto são tratados três ciclos de protestos que aconteceram no brasil. O primeiro foi a Diretas já, o segundo Campanha pela Ética na Política e o último o aumento das tarifas. Esses protestos foram abordados a partir de três eixos de análise; a construção simbólica dos protestos, a infraestrutura de mobilização e as performances centrais. A partir desses pontos foi também possível ligar essa onde de protestos com a crise das democracias contemporâneas, uma crise intensificada pela não comunicação entre as elites políticas e a juventude. A consequência desse fato foi a população ir para as ruas, ter uma participação direta para acabar com os problemas (TATAGIBA, 2014, p.56).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (37.1 Kb)   docx (7.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com