TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Jamais Fomos Modernos LATOUR- Analogia ao filme Stalker

Por:   •  14/11/2023  •  Ensaio  •  1.035 Palavras (5 Páginas)  •  27 Visualizações

Página 1 de 5

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS- UFMG.FACULDADE DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS -FACE.PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO/ PPGA.

Disciplina: Teoria das Organizações- Turma: Única. Professor: Dr. Alexandre Carrieri.

Aluno: Wilson Machado Enes- Ensaio teórico: “Jamais fomos modernos” - LATOUR

Considerações:

Resenha crítica acerca da obra Jamais fomos modernos

Ensaio de Antropologia Simétrica

Autor: Bruno Latour

Disciplina: Cultura e Natureza

Aluna: Jéssica Fagundes Sales

          Bruno Latour defende em toda a sua obra denominada Jamais fomos modernos um estudo antropológico da sociedade moderna.  Seu estudo retrata a forma um tanto equivocada   com que os   antropólogos aglutinam elementos diversos, tratando as naturezas-culturas   como   tecidos   inteiriços.   Salienta também o   pensar   do   antropólogo   tradicional, ressaltando que “altropolizar” o mundo moderno causaria também uma transformação em nossa própria concepção de moderno.

         Enfim, o que seria um moderno? O termo modernidade pauta-se em intensos debates polêmicos. “Moderno” conjuga com uma ruptura na passagem regular do tempo, um combate em que há   vencedores e vencidos.   O autor busca   comprovar o   seu trabalho   por meio de dois conjuntos: o primeiro deles permeia-se das práticas de “tradução” ou “mediação”, que permitem a mistura entre os gêneros de seres totalmente novos, híbridos de natureza e cultura.                

         Isto é o que o Latour chama de “redes”. O segundo são as chamadas práticas de “purificação” que criam duas zonas ontológicas completamente distintas, gerando    a separação drástica entre os   seres humanos e os não-humanos.     É denominado por “crítica” por Latour.

          Para ele a chave para a análise do mundo moderno, estaria na ligação desses dois conjuntos.

          Realmente seremos modernos enquanto considerarmos separadamente tais práticas, de forma a aderir o projeto de purificação crítica, mesmo que esta se desenvolva apenas através da

proliferação dos híbridos. Latour defende que a partir do momento que desviamos a nossa atenção   de   forma   simultânea   para   os   trabalhos   de   purificação   e   hibridação, deixamos

instantaneamente de ser modernos e o nosso futuro sofre modificações.

          Ressalta-se que a Antropologia simétrica de Bruno Latour exposta nesta obra, possibilita uma reflexão ampla que nos proporciona uma revisão sobre o conceito já consolidado   na   sociedade   e   um   diálogo   em   vários vértices    por   profissionais capacitados de várias áreas que não se restringem ao ambiente acadêmico.

         Como um antídoto a expressão “antropologia simétrica” foi vista por estes profissionais, pelo fato de não limitar o diálogo apenas entre áreas do conhecimento, mas também entre mundos, como do “ameríndio e da ciência moderna”. Neste sentido, é possível aproximar os estudos sobre os “outros” e “nós mesmos”.  O conhecimento antropológico não é de forma alguma reflexão de um único ponto de vista ou mesmo totalizante. Quando se cria o conhecimento antropológico em rede, há, portanto, a dissolução da idéia de criador ou autor.

          Quanto a separação entre humanos e não-humanos, Latour também faz uma análise recusada pelos “coletivos pré-modernos”. Sustenta que a mesma deve ser pontuada por debates da antropologia simétrica em sua análise da modernidade, enfatizando a importância da ruptura

entre humanos e não-humanos como um mero atributo da “Constituição” moderna.

          Latour então propõe, que se elimine a diferença ontológica entre humanos e não-humanos.   Desta forma, é   possível   ir   além   e questionar   acerca   de   um   mundo   inteiramente “artificial”, construído totalmente pelos homens, e a possibilidade do mesmo, na visão cultural ontologicamente não ter qualquer distinção de um mundo marcado pelas relações entre os seres humanos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)   pdf (89.7 Kb)   docx (9.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com