TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Leitura e Escrita: Síntese do texto de Luckesi

Por:   •  13/4/2016  •  Resenha  •  1.253 Palavras (6 Páginas)  •  1.899 Visualizações

Página 1 de 6

Síntese do texto de Luckesi

De acordo com Luckesi, (1996), através do conhecimento aprendemos e conhecemos o mundo, o mesmo é adquirido pelas leituras dos textos escritos pelos autores. É um hábito que temos a segurança e veracidade nas palavras que transcrevemos dos textos lidos, pois fundamenta nosso estudo. No texto, o autor pretende da a “leitura como leitura de mundo” e não pura e simples como a leitura das palavras, como é de costume acontecer no dia a dia.

Os seres humanos são inseridos em três dimensões: passado, presente e futuro. Uma fração daquilo que plantamos no passado vivemos no presente e o futuro não podemos defini-lo, pois não depende somente da análise crítica que hoje façamos sobre o passado (Luckesi, 1996).

Por isso, nossa vida é marcada por um constante crescimento, em todos os sentidos. Em particular nosso conhecimento de mundo nos dá uma maior segurança e melhoria de vida em vários aspectos. Toda apropriação de conhecimento é individual, ou seja, o conhecimento é uma apropriação individual de cada um de nós. O Conhecimento surge das experiências sensoriais e da reflexão realizada sobre o objeto experimentado, pelas relações internas do objeto. (Luckesi, 1996).

A prática da leitura é fundamental e imprescindível para obter o conhecimento. O que se entende por leitura?[1] A leitura é um hábito constante, de reflexão e de capacidade crítica que nos permite entender a realidade das coisas. “Leitura é o exercício constante, reflexivo e crítico da capacidade que nos é inerente de ouvir e entender oque nos diz a realidade que nos cerca e da qual também somos parte integrante”(LUCKESI, 1996, p.122).

De acordo com Luckesi, (1996), todo e qualquer ser humano é capaz de ler, saber ler, poder ler e efetivamente lê. Afinal de contas, quem sabe ler?[2] A leitura escrita tem lugar e papel importante na historia dos seres humanos. Nesse momento escrevo uma questão para você leitor: Existem tipos de leitura?

No passado, a quem era permitido ler? De acordo com Luckesi, (1996), poucos tinham acesso à leitura. Os portugueses eram o detentor da leitura, os senhores de engenho, seus filhos, às pessoas da colônia, os jesuítas e ao clero. Aos outros foram encaminhados para escravidão. Não tinha o direto de ler, não reconheciam seus valores.

Para a leitura era oferecido o conteúdo de interesse da metrópole e dos grupos que dominantes. Se determinados grupos eram formados o direito de ler era restrito. Em nosso país nem sempre se deixou ler oque cada um queria. A informação era selecionada por grupos. Nesse momento deixo uma questão para você leitor: Atualmente a leitura está restrita ao povo brasileiro? Percebemos que a prática de leitura no Brasil foi discriminatória.

De acordo com Luckesi (1996) a leitura realizada em nossas escolas, com algumas exceções, é mecânica, com conteúdos muitas vezes alienantes, e o método utilizado no processo de ensino baseado em verbalismos e repetições, razão pela qual o leitor não consegue encontrar relação entre as informações que decodifica e a realidade vivida por ele, assim não desenvolve a capacidade crítica, mas apenas a capacidade de sonorização das palavras.  

Para o autor, parte do problema é ainda reflexo do passado colonial do país. O mesmo ao fazer um relato da prática de leitura no Brasil, destaca as imposições feitas pela metrópole, que representava a classe dominante. Referindo-se aos conteúdos de leitura, bem como, a quem era permitido ler e como essa leitura era feita. Observa-se que tais imposições tinham por intuito manter a classe dominada assegurada pela classe dominante, quem possuía o conhecimento tinha o poder. E exatamente por conhecer poder da leitura, que o método de leitura desenvolvido propositalmente impedia a criatividade, criticidade dos leitores e os conteúdos importados, por assim dizer, servindo unicamente aos interesses de Portugal e outros países.

 Os reflexos dessas omissões por ainda repercutirem no sistema de ensino atual, colocam o indivíduo muitas vezes como objeto e não como sujeito participante do processo de aprendizagem, e sua leitura do mundo ao ser subvalorizada no sistema de ensino, o impede de vincular o conteúdo que lê com sua realidade, ficando assim a leitura da linguagem escrita comprometida por não apresentar sentindo para esse leitor.

Nesse sentido, Luckesi (1996) defende que no sistema educacional se implante um processo que desperte o senso crítico e a criatividade do aluno, um processo de leitura que faça com que esse aluno assuma o seu papel de sujeito no processo de aprendizagem. E no que diz respeito aos conteúdos que estes sejam de acordo com a realidade do Brasil, e para tanto, que seja produzido aqui, seja pelas instituições de ensino, ou fora delas nos movimentos populares, em fim, um conteúdo brasileiro.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.9 Kb)   pdf (93.4 Kb)   docx (12.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com