TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Liderança E Gestão De Pessoas

Casos: Liderança E Gestão De Pessoas. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/10/2013  •  621 Palavras (3 Páginas)  •  380 Visualizações

Página 1 de 3

skdfgh oçea rjhgfg.dfm ghsdf mng,m zx b,dlzfmb .\,xm bdms b .xcnbs\m.n bm,.\dfn bk.çn₢bn \d/ç b\. bdf.b n\çmç\dfljb;xcm/ç\dfkgbcfm/ç\dfkbj^SNLcf bç/l\kSDFblçn\xç;bn,/\çdfbn xc,ç;~mbç/zdflkblsdmngvhv/SLÇDmknvg/wrjhiofgs/çd,nkvgbsdfn,çb/rfh

NOTA: Pontos importantes:

1) Os conceitos de risco, retorno e valor, aqui mencionados aplicam-se igualmente a todas as empresas, embora, pôr conveniência, discute-se mais, ou no momento, sobre empresas de mercado aberto.

2) Interesse centrado na riqueza dos acionistas comuns, pela representação de fato dos “proprietários residuais”, pois os retornos não são estabelecidos com antecedência.

RISCO: Possibilidade de perda. Quanto mais certo for o retorno de um ativo ou de uma carteira de ativos, menor sua variabilidade e, portanto, menor seu risco.

Ex: O depósito numa caderneta de poupança é menos arriscado que apostar em corridas de cavalo, pois a primeira rende juros constantes mais uma taxa de juros pôr ano e são garantidos pelo governo federal.

DIFERENÇA ENTRE RISCO E INCERTEZA: Está relacionada ao conhecimento das probabilidades ou chances de correrem certos resultados. O risco ocorre quando quem toma as decisões da aplicação de um ativo pode estimar as probabilidades relativas a vários resultados, com base em dados históricos, o que chamamos de distribuições probabilísticas objetivas. Quando não se tem dados históricos e precisa fazer estimativas aceitáveis, ou seja, distribuições probabilísticas subjetivas, lidamos com a incerteza.

RETORNO ESPERADO: O que um indivíduo espera que uma ação possa proporcionar no próximo período. É apenas uma expectativa, já que o retorno efetivo poderá ser maior ou menor que o esperado. A expectativa de um indivíduo pode simplesmente ser o retorno médio que o título obteve no passado

RELAÇÃO ENTRE RISCO E RETORNO: O retorno sobre o investimento deve ser proporcional ao risco envolvido. Risco é uma medida da volatilidade dos retornos e dos resultados futuros.

VOLATILIDADE: é a quantidade de flutuações que ocorrem com uma série de números quando eles se desviam de uma série representativa.

RISCO DE ATIVO INDIVIDUAL

Apesar de medir o risco de ativo individual da mesma maneira que o risco de uma carteira, é importante diferenciá-los, porque aqueles que mantém carteiras recebem alguns benefícios. A fim de sentir melhor o conceito de risco relativo a retornos esperados de um dado ativo, é útil avaliar risco pôr ambos os pontos de vista, quantitativo e comportamental.

.

ANÁLISE DE SENSIBILIDADE. Uma simples visão comportamental de risco é obtida usando-se a análise de sensibilidade, que consiste em se considerar inúmeros resultados possíveis ao se avaliar um projeto. O procedimento básico é avaliar um ativo, usando-se inúmeras estimativas de possíveis retornos, para se ter uma percepção da variabilidade dos resultados. Uma das abordagens mais comuns é estimar os retornos mais pessimistas (piores), mais prováveis (esperados) e mais otimistas (melhores), relacionados a um ativo. Neste caso, o risco do ativo será refletido pela faixa, que é a medida básica de risco. A faixa pode ser encontrada subtraindo-se o resultado

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com