TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Linguagem e Ideologia

Por:   •  7/4/2016  •  Resenha  •  595 Palavras (3 Páginas)  •  178 Visualizações

Página 1 de 3

Linguagem e Ideologia

- sistema: é a rede de relações que se estabelece entre um conjunto de elementos linguísticos

- O sistema, em geral, altera-se devido a causas internas do próprio sistema.

- Todos esses exemplos mostram que, em geral, as alterações no sistema são motivadas por fatores especificamente linguísticos. Não se quer com isso dizer, porém, que o surgimento de uma categoria gramatical ou semântica não se deva a razões encontráveis na estrutura socioeconômica de uma determinada sociedade, não dependa de fatores sociais. Os gêneros masculino, feminino e neutro do latim correspondiam a uma visão mítica e antropomórfica do mundo.

 "toda língua são rastros de velhos mistérios". ROSA, Guimarães.

- Assim como a frase não é um amontoado de palavras, o discurso não é um amontoado de frase. A escolha da estrutura influencia altamente na compreensão (objetividade, certeza etc).

- O campo das determinações inconscientes é a semântica discursiva, pois o conjunto de elementos semânticos, habitualmente usado nos discursos de uma dada época, constitui a maneira de ver o mundo numa dada formação social. Esses elementos surgem a partir de outros discursos já construídos, cristalizados e cujas condições de produção foram apagadas. Esses elementos semânticos, assimilados por cada homem ao longo de sua educação, constituem a consciência e, por conseguinte, sua maneira de pensar o mundo. Por isso, certos temas são recorrentes na maioria dos discursos: os homens são desiguais por natureza; na vida, vencem os mais fortes; o dinheiro não traz a felicidade etc. A semântica discursiva é o campo da determinação ideológica propriamente dita. Embora esta seja inconsciente, também pode ser consciente.

- Distinguindo discursos semânticos: não vamos confundir dois ou três discursos distintos só porque todos eles falam em liberdade. É importante verificar em cada um deles o que é que "liberdade" significa, isto é, como é que ela é concretizada.

- Dois discursos podem trabalhar com os mesmos elementos semânticos e revelar duas visões de mundo completamente diferentes, porque o falante pode dar valores distintos aos elementos semânticos que utiliza.

Dizer a mesma coisa de formas diferentes

- Pode-se dizer a mesma coisa de formas diferentes utilizando-se das concretizações semânticas, sendo mais figurativo ou mais temático, por exemplo.

Tema é o elemento semântico que designa um elemento não presente no mundo natural, mas que exerce o papel de categoria ordenadora dos fatos observáveis.

 São temas, por exemplo, amor, paixão, lealdade, alegria.

 

Figura é o elemento semântico que remete a um elemento do mundo natural: casa, mesa, mulher, rosa etc.

- O discurso figurativo é a concretização de um discurso temático, pois para entender um discurso figurativo é preciso, pois, antes de mais nada, apreender o discurso temático que subjaz a ele. Ir das figuras ao tema é o que fazemos quando perguntamos: qual é o tema deste texto; de que trata ele?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (92.8 Kb)   docx (10.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com