TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Linguagem e ideologia

Por:   •  14/6/2015  •  Resenha  •  1.025 Palavras (5 Páginas)  •  808 Visualizações

Página 1 de 5

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO[pic 1][pic 2]

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E

TECNOLOGIA DE MATO GROSSO

CAMPUS JUÍNA

LICENCIATURA PLENA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

MICHELI RAUBER NOGUEIRA

LINGUAGEM E IDEOLOGIA

JUÍNA – MT

2014

FIORIN, José Luiz. Linguagem e Ideologia 8ª ed.

São Paulo: Ática, 2012

        Para Fiorin a concepção de linguagem é um pouco limitada, pois se restringe apenas a língua e fala, mas temos que levar em consideração outro elemento a ideologia, não devemos tem em mente somente a linguagem correta nas normas da escrita e fala, mas deve-se levar em conta por quem foi dita a frase, de quem foi a expressão usada, provavelmente o que é dito por um patrão ou por uma pessoa que põe a mão na massa por mais que seja com as mesmas palavras não tenha o mesmo sentido, significado ou intenção.

        Um texto por sua vez é estruturado, não é apenas uma união de palavras ou frases, essa junção tem que ter nexo, fazer sentido. Um texto discursivo tem que dar ênfase a credibilidade, a informação tem que ser passada de forma clara e objetiva, o uso da primeira pessoa passa apenas o sentido de opinião, então o mais corretos nesse caso é ser o mais objetivo possível, nada de “eu acho”, “a afirmo”, vá direto ao ponto, expresse seu conhecimento como se o fato falasse por si. A sintaxe discursiva é o campo da manipulação consciente de palavras para manipular o que a outra pessoa deve pensar sobre determinado assunto, onde o narrador escolhe bem as palavras para que o outro concorde com seu ponto de vista. Já a semântica discursiva compreende o campo da ideologia propriamente, por exemplo: “o dinheiro não traz felicidade”  esse é um dos temas que vem há várias gerações, concordamos com a frase sem mesmo sabermos se pensamos assim de forma consciente ou inconscientes.

        Pode-se trabalhar com o mesmo tema e dar sentido diferente aos mesmos, isso depende do ponto de vista ideológico de quem faz o discurso. Também há duas formas de passar o mesmo pensamento, com texto abstrato ou figurativo, pode-se dizer que a pessoa não tem preconceitos, que aceita as diferenças ou pode-se dizer “ele tem amigos negros, pobres, homossexuais, deficientes... e sempre os trata com o mesmo respeito quanto os demais”.

É possível afirmar que a ideologia é formada ao longo do tempo por diferentes fatores em cada individuo, sua forma de pensar e ver o mundo depende indiretamente da política, religião, classe social, etc. Tudo o que ouvimos ao longo do tempo acaba indiretamente formando nosso ponto ideológico. Podendo afirmar que o ponto de vista ideológico é uma verdade absoluta quando não existe verdade absoluta.

        A sociedade valoriza muito o individualismo de expressão, e veem negativamente copias de algo que foi dito, escrito, etc. Portanto muitas pessoas não aceitam que o discurso não pode ser coletivo e sim individual, que cada ser tem uma opinião própria. Também podemos perceber que há várias formas de linguagem, um filme com a mesma história de um determinado livro não são exatamente igual, a linguagens que cabem em um que são inviáveis no outro, no livro, por exemplo, tem formas de falar de sentimentos que não tem como ser refletidos totalmente, por outro lado não tem como descrever determinados sons com palavras e também expressões verbais não pode-se tornar-se não verbais, existe sempre nesse caso adaptações.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)   pdf (364 Kb)   docx (50.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com