TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Linguagem e Ideologia

Por:   •  12/10/2021  •  Resenha  •  1.442 Palavras (6 Páginas)  •  290 Visualizações

Página 1 de 6

Questionário - Linguagem e Ideologia

Tarefa:  responda as seguintes questões sobre o tema:

 

  1. “Em Marx a ideologia é vista como parte do terreno das falsas representações do mundo, são decorrências de contradições fundamentadas nas condições materiais da sociedade. A ideologia começa a surgir com a divisão do trabalho social, que traça distinção entre o trabalho manual e o trabalho intelectual. Nas palavras de Marx, “a produção de ideais, de representações, da consciência, está, de início, diretamente entrelaçada com a atividade material e com o intercâmbio material dos homens, como a linguagem da vida real” (Marx, 1979, p. 36). Ou, em outras palavras, “se, em toda a ideologia, os homens e suas relações aparecem invertidos como numa câmara escura,tal fenômeno decorre de seu processo de vida” (idem, p. 37,). Em outra formulação, “não é a consciência que determina a vida, mas a vida que determina a consciência” (idem, p. 37). Portanto, segundo a concepção marxiana exposta no livro “A ideologia alemã”, o termo ideologia assume uma acepção negativa. A tradição marxista, porém, foi rápida em mudar esta concepção. Poucas décadas depois, Lênin já falava em ideologia socialista, algo que, para Marx, talvez fosse inconcebível. (Sobre a ideologia  Flávio Sposto Pompêo - UnB)

Os pensamentos da classe dominante são também, em todas as épocas, os pensamentos dominantes, ou seja, a classe que tem o poder material dominante numa dada sociedade é também a força espiritual dominante. A classe que dispõe dos meios de produção material dispõe igualmente dos meios de produção intelectual, de tal modo que o pensamento daqueles a quem são recusados os meios de produção intelectual está submetido igualmente à classe dominante. Os pensamentos dominantes são apenas a expressão ideal das relações materiais dominantes concebidas sob a forma de ideias e, portanto, a expressão das relações que fazem de uma classe a classe dominante; dizendo de outro modo, são as ideais do seu domínio.  (MARX, "A Ideologia Alemã", 1845)

“Não é a consciência que determina a vida, mas a vida que determina a consciência” .  (MARX, "A Ideologia Alemã", 1845)

A partir dos textos acima, explique o conceito de Ideologia.

Ideologia é representada como um guia do cotidiano. Porém, guia negativo, pois é determinada pela classe dominante, com o intuito de segregar ricos e pobres, bem como silenciar as contradições existentes na socidade.

Assim, a ideologia é uma visão distorcida da realidade e o ser humano tem dificuldade de fugir dela, por viver dentro daquela sociedade e contexto.

  1. Os jornais e telejornais, muitas vezes. São ideológicos. Explique como isso ocorre e dê exemplos.

Os jornais são ideológicos desde a escolha das notícias e seu enfoque até a sua vinculação junto às esferas de poder público e privado.

Um exemplo atual é a rede globo que está focada em transmitir notícias negativas do Bolsonaro. Qualquer notícia que seja benéfica do presidente, possivelmente não seria interessante de se publicar para essa emissora.

Outro exemplo seria sobre o Ministro da Saúde, Mandetta, que algumas emissoras elogiam a sua postura, bem como o trabalho técnico, e outras procuram fatos para criticar o seu mandato, como a dificuldade dele de conseguir insumos para o Brasil.

  1. Analise algum programa de televisão mostrando seu aspecto ideológico.

Um programa interessante de ser analisado seria “Largados e Pelados” do Discovery Channel. Este programa demostra a ideologia criada em torno do conforto, como somos dependentes de chuveiro, colchão, roupas, fogão, entreterimentos, alimentos prontos, entre outros.

A ideologia criada em torno do conforto está atrelada ao consumismo. E neste programa podemos observar como o homem não é mais capaz de viver em meio a natureza, apesar de apresentar especialistas em sobrevivência. Estes especialistas, por vezes, não conseguem distinguir uma planta comestível de uma venenosa.

Assim, a necessidade de conforto criada ideologicamente pelo homem nos separa do mundo em si, e agora, vivemos, em grande maioria, em selva de pedras.

  1. Explique sob que aspectos o conteúdo das frases a seguir pode ser ideológico.
  1. O Estado é uma instituição que está a serviço de todos os cidadãos.

O teor da frase supra é uma forma de se justificar a existência do Estado e a sua importância, no entanto, observa-se vencimentos exorbitantes para as autoridades, além de desvios de verbas públicas e gestão sem planejamento.

  1. Se este comportamento está estabelecido por lei, concluímos que é justo e legítimo.

Essa é uma forma de se argumentar uma aplicação injusta de uma lei. Nem sempre a lei é justa, até porque ela foi criada pelo homem, em um momento histórico específico e sempre com a influência do poder. Além disso, a sociedade se move mais célere do que a legislação, o que a torna, por vezes, desatualizada. Essa expressão é uma forma de se justicar

  1. Uma vida bem-sucedida depende apenas do esforço de cada um.

Essa frase é uma forma de se justificar a pobreza. Um vida bem sucedida depende por muitas vezes a classe social que aquele indivíduo nasceu, se possui condições para estudar, se alimentar, dentre outras. Dessa forma, depender apenas do esforço de cada um, seria igualar os desiguais, de uma maneira errônea.

  1. Desde que há mundo, existem pobres e ricos.

Essa frase é uma forma de se justificar a pobreza. Desde que existe um homem racional, e consequentemente o poder, existem pobres e ricos. A pobreza surge de um passado escravista, que trás o racismo como uma ideologia. Assim, o mapa da pobreza evidencia que ela tem cor, idade, sexo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.3 Kb)   pdf (73.1 Kb)   docx (248.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com