TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MONOGRAFIA COM PESQUISA DE CAMPO

Por:   •  16/4/2015  •  Projeto de pesquisa  •  977 Palavras (4 Páginas)  •  287 Visualizações

Página 1 de 4

 Universidade Cruzeiro do Sul

Centro de Pós-Graduação

MONOGRAFIA COM PESQUISA DE CAMPO

Percepção de alunos de pós graduação sobre os fatores que influenciam a gestão da saúde pública no Brasil.

FÁBIO PRIANTI DE CARVALHO LIMA

[pic 1]

SÃO PAULO, SP

2013

Universidade Cruzeiro do Sul

Centro de Pós-Graduação

Percepção de alunos de pós graduação sobre os fatores que influenciam a gestão da saúde pública no Brasil.

FÁBIO PRIANTI DE CARVALHO LIMA

[pic 2]

Professora Orientadora: Profa. Drª. Lucia Helena Presoto

SÃO PAULO, SP

2013

RESUMO

Palavras-chave:


SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        

2 PROPOSIÇÃO        

3 MATERIAL E MÉTODO        

4 RESULTADOS E DISCUSSÃO        

5 CONCLUSÃO        

6 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        

Apêndice A        


1 INTRODUÇÃO

        A saúde é um direito universal e está prevista na Constituição Federal e regulamentada pela Lei Orgânica da Saúde nº 8.080 de Setembro de 1980, seguindo as esferas de hierarquia Federal, Estadual e Municipal, sendo cada qual comandada por um gestor com ou sem uma equipe de gestão que o auxilie.

        Gestão é, segundo o dicionário Aurélio, “ação de gerir. / Gerência, administração.”, sendo assim a gestão em saúde nos direciona a administração da saúde, no caso do sistema público brasileiro, a administração das políticas de saúde em todos os seus eixos. Seguindo a lógica da administração, a gestão dos sistemas de saúde é composta por processos permanentes de decisão e de avaliação tendo como base dados/informações produzidos e organizados de forma sistematizada. (PICOLO, et al. 2009)

         Uma variável que influencia na gestão da saúde pública é a organização do sistema saúde e alguns dos fatores que impactam na organização do sistema de saúde das sociedades em geral são cultura, leis vigentes, panorama político, condição econômica e determinantes sociais. (PAIM, 2010)

        Desde a implantação da modalidade de gestão semiplena e, posteriormente com a gestão plena do sistema municipal ou como é conhecida em muitas cidades, a municipalização da saúde, a tomada de decisões sobre a gestão do sistema de saúde passou a ser responsabilidade do nível local. Tão logo a decisão do município como gestor de saúde, precisa considerar aspectos de necessidade de saúde da população específica de seu município, da oferta de serviços, além de considerar, de modo abrangente, tecnologias e recursos necessários à atenção à saúde, buscando um equilíbrio entre aspectos epidemiológicos, técnicos e políticos na tomada de decisão acerca dos rumos da política loco-regional de saúde. (PICOLO, et al. 2009)

        A gestão da saúde dos municípios influencia diretamente o sistema de saúde a nível nacional, visto que são os municípios que formam a federação. Logo, mesmo com a municipalização e a descentralização do comando da gestão da saúde do federal para o municipal, estão todos, federação, estados e municípios interligados pela linha da cogestão e da influência direta de um com o outro.

        Os alunos de cursos de pós-graduação em gestão são candidatos potenciais aos cargos de gestores em municípios, estados e até mesmo em nível federal ou em instituições particulares, o que torna relevante saber o que os mesmos apontam como fatores que mais influenciam na gestão da saúde pública no Brasil.

2 PROPOSIÇÃO

        Identificar qual a percepção dos alunos de pós graduação de gestão em saúde sobre os fatores que mais influenciam a gestão da saúde pública no Brasil.


3 MATERIAL E MÉTODO

Trata-se de um estudo de abordagem quantitativa, que foi desenvolvido por meio de levantamento de dados através de instrumento semiestruturado (Apêndice A) que foi aplicado em 50 (cinquenta) alunos de curso de especialização em gestão de uma universidade da cidade de São Paulo.

Como critério de inclusão e exclusão, os entrevistados devem estar cursando algum curso de especialização na área de gestão ligado á saúde.

        Para a pesquisa, será utilizado um instrumento de coleta de dados para avaliar a percepção de alunos de pós graduação sobre os fatores que influenciam a gestão da saúde pública no Brasil, o instrumento de coleta de dados foi elaborado levando em conta os fatores mais citados pelo senso comum como influenciadores da gestão pública de saúde.

Através das informações obtidas, se realizará uma análise descritiva comparativa e os dados serão tratados e tabulados através de números absolutos e percentuais, os quais serão apresentados em tabelas e gráficos, de forma que permitam verificar a importância que cada entrevistado determinou para cada situação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com