TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Matrix e a Hiper-realidade

Por:   •  1/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  953 Palavras (4 Páginas)  •  410 Visualizações

Página 1 de 4

CENTRO UNIVERSITÁRIO BELAS ARTES DE SÃO PAULO

MATRIX E A HIPER-REALIDADE

MARIA FERNANDA

PRISCILA LODUCCA

VITÓRIA PEGORÉL

SÃO PAULO

2016

Resumo filme “ Matrix “

Thomas é um programador de sistemas que, trabalha numa corporação de software, a METACORTEX, uma das maiores empresas de software do mundo. Durante a noite, ele assume o papel de um hacker, adotando o apelido de “Neo”. Atormentado por estranhos pesadelos nos quais encontra-se conectado por cabos e contra sua vontade, em um imenso sistema de computadores do futuro. Em todas essas ocasiões, acorda gritando no exato momento em que os eletrodos estão para penetrar em seu cérebro. À medida que o sonho se repete, Anderson começa a ter dúvidas sobre a realidade. Até que, certo dia, recebe pela manhã, na tela de seu computador, uma mensagem: “Acorde Neo... A Matrix te achou. Siga o coelho branco”, que na verdade, trata-se de uma convocação do grupo liderado por Morpheus. 

Sem motivo aparente, Neo passa a ser caçado pelos agentes federais. Tenta escapar, mas não consegue. Neo é considerado pelos agentes federais um elo do grupo terrorista de Morpheus. Sendo raptado.

 Após ser liberado, é conduzido por Trinity até o esconderijo misterioso de Morpheus. Neste momento, Neo é desafiado a escolher entre a pílula azul e a pílula vermelha. Esta é sua primeira escolha. Ou seja, ele terá que escolher entre permanecer como é, ou conhecer a verdade. Mergulhado em curiosidade, Neo escolhe a pílula vermelha, que o leva a outra dimensão da sua vida pessoal, descobrindo que é, assim como outras pessoas, vítima do Matrix, um sistema inteligente e artificial que manipula a mente das pessoas, criando a ilusão de um mundo real enquanto usa os cérebros e corpos dos indivíduos para produzir energia.

A partir daí, Neo conhece  o significado da luta do grupo de Morpheus. Tornando-se membro da resistência humana, atuando na Matrix a partir de sua base submarina, o Nabucodonosor.

Após a escolha da pílula vermelha, Neo segue adiante e escolhe não aceitar o destino, que segundo o Oráculo, irá obriga-lo a escolher entre a sua vida ou a de Morpheus. Neo escolhe não aceitar tais alternativas. Decide salvar Morpheus e salvar-se. Apesar de não acreditar ser o Escolhido, é através da luta que ele atinge a autoconsciência de sua predestinação.

E o Oráculo, que nunca se engana, prenunciaria que Trinity iria se apaixonar pelo Escolhido. Se Neo era o Escolhido ele não poderia morrer.

O que é a hiper-realidade? (definição)

  • Citar: Os signos
  • Citar: Algo só se torna importante quando damos valor a aquilo
  • Citar: O exemplo do ouro

Jean Baudrillard, sociólogo e filósofo francês, foi um dos teóricos que postulou o conceito de hiper-realidade. Para ele não existe uma verdade, mas sim a representação que a sociedade de consumo faz dela.

Segundo ele “O que toda uma sociedade procura ao continuar a produzir e reproduzir, é ressuscitar o real que lhe escapa. É por isso que está produção material é hoje, ela própria, hiper-real. Ela conserva todas as características do discurso da produção tradicional, mas não é mais que a sua refracção desmultiplicada. Assim, em toda parte o hiper-realismo da simulação traduz-se pela alucinante semelhança do real consigo próprio.”

Essa citação é entendida quando pegamos o exemplo de fotos de mulheres em propagandas. Ao observar as imagens fica evidente que a foto foi editada e na maioria das vezes podemos perceber erros cometidos nessas imagens, que chegam ao ponto de distorcer a real estética humana. Tudo isso é baseado em um conceito de hiper-realidade.

O filme dos irmãos Wachowski teve inspiração em seu livro, ‘Simulacros e Simulação’ , lançado no ano de 1981, para compor o argumento de “Matrix”. Mesmo assim, o sociólogo afirma que:

” O fato é que Matrix faz uma leitura ingênua da relação entre ilusão e realidade. Os diretores se basearam em meu livro Simulação e Simulacros, mas não o entenderam.[…] Os Wachowskis me chamaram para prestar uma assessoria filosófica para Matrix Reloaded e Matrix Revolutions, mas não aceitei o convite. Como poderia? Não tenho nada a ver com kung fu.”

Em uma das poucas entrevistas concebidas sobre Matrix, para Baudrillard, o filme foi equivocado em aproximar o tema da noção do Mito da Caverna de Platão. O filme Matrix contêm muitos ensinamentos filosóficos, ele induz as pessoas a pensarem sobre suas vidas, hábitos e sobre as verdades, associando com o filósofo Sócrates, nota-se que o filme leva à reflexão e a ser crítico com o que nós vemos. Neo, assim como o filósofo, começou a se questionar sobre o que vivia em sua vida, por esse motivo procurou maneiras de descobrir o que realmente estava acontecendo e descobriu que estava imerso em um mundo de mentiras, um mundo de ilusões.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)   pdf (139 Kb)   docx (12.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com