TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Mestrado Em Administração De Empresas

Resenha: Mestrado Em Administração De Empresas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/10/2014  •  Resenha  •  296 Palavras (2 Páginas)  •  114 Visualizações

Página 1 de 2

Segundo o wikipedia, o Mestrado em Administração de Negócios (em inglês: Master of Business Administration - MBA) é um grau acadêmico de pós-graduação destinado a administradores e executores na área de gestão de empresas. Apesar do MBA ser reconhecido como "mestrado" em diversos países, no Brasil e Portugal ele passou a ser enquadrado como "Especialização", ou seja, uma "Pós-graduação Lato Sensu". Quem o obtém, portanto, não recebe o título de Mestre. Quem deu entrada no reconhecimento anterior ao enquadramento garantiu o reconhecimento de sua titulação no Brasil.

A Resolução CNE/CES nº 1, de 3 de abril de 2001, define a diferença entre as duas modalidades de pós-graduação no Brasil. É no artigo sexto da resolução acima que é definido:

Art. 6º Os cursos de pós-graduação lato sensu oferecidos por instituições de ensino superior ou por instituições especialmente credenciadas para atuarem nesse nível educacional independem de autorização, reconhecimento e renovação de reconhecimento e devem atender ao disposto nesta Resolução.

§ 1º Incluem-se na categoria de curso de pós-graduação lato sensu os cursos designados como MBA (Master Business Administration) ou equivalentes.

Em Portugal, Em Portugal[editar | editar código-fonte]

Não é clara a distinção entre o MBA e o Mestrado. Normalmente, encara-se o Mestrado como um curso mais teórico e o MBA como um curso mais prático. O Tratado de Bolonha define claramente que “o ensino deve passar de uma transmissão de conhecimentos para um desenvolvimento de competências”. Esta determinação diz respeito tanto aos MBAs como aos Mestrados e mesmo às Licenciaturas. O papel do Professor deve ser mais o de um Tutor, que coordena trabalhos, do que de um Professor tradicional, preocupado em “dar matéria”. Além disso, o Mestrado pode englobar um Trabalho de Projeto, em vez de uma Dissertação Científica, o que atesta bem a vontade de o transformar num curso aplicado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com