TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Metodologia de pesquisa e orientação de projetos de iniciativa

Por:   •  9/3/2018  •  Projeto de pesquisa  •  1.136 Palavras (5 Páginas)  •  269 Visualizações

Página 1 de 5

 Resumo do Curso:Metodologia de Pesquisa e Orientação de Projetos de Iniciação

Motivação

  • Trabalhar com projetos de pesquisa faz com que estimulamos a curiosidade pelo desenvolvimento da ciência e mostramos como buscar e trabalhar para obter e gerar esse conhecimento científico.
  • A atitude desse cientista deve ser curioso, observador e ter uma postura honesta, crítica e objetiva sobre o que irá pesquisar.agir com imparcialidade e credibilidade, desenvolvendo pesquisas precisas e comprováveis
  • Primeiramente devemos iniciar aprendendo como desenvolver pesquisas e depois vamos escolher um assunto do nosso interesse e buscar leituras sobre o assunto e sobre outros de diversas areas para que possamos ampliar o conhecimento.

 Sem falar que não devemos achar que por que existe pesquisa na área não podemos pesquisar sobre o tema,cientistas sempre voltam ao incio para reavaliar seus conhecimentos.

Metodos de pesquisa

  • Sobre os metodos de pesquisa,existem dois que podem ser usados para o metodo cientifico e o da engenharia, a diferença ente os dois é que ométodo científico parte de uma questão e levanta hipóteses para respondê-la e o método de engenharia parte de uma necessidade ou um problema e tem o objetivo de trazer uma solução.
  •  existem varios tipos de pesquisa sendo eles:Exploratória, Descritiva ou Explicativa. Quanto aos objetivos a pesquisa pode ser:Bibliográfica, Experimental, Ex-post facto ou De Campo.

Plano de pesquisa

  • Quanto ao plano de pesquisa ele é nada mais,nada menos que o planejamento inicial do Projeto, como um "rascunho" prévio do que faremos e, portanto, deve ser preparado antes que a pesquisa seja iniciada.

Nisso iremos apresentar questoes a serem estudadas,necessidades esistentes, sendo assm hipotes levantadas ou objetivos que queremos alcançar.

não podemos esquecer de dizermos os metodos que iremos utilizar para realizar o projeto e principalmente as referências bibliográficas que irão nos da suporte teórico.

Ou seja o plano de pesquisa serve para auxiliar tanto o aluno quanto o professor a descrever o que sabem em relação ao tema e ainda no plano de pesquisa iremos listar passos que deveremos execultar durante a pesquisa, juntamente com um cronograma de desenvolvimento. alem disso ira servir tambem para divulgar propositos a comunidade cientifica.

A estrutura do plano de pesquisa deve apresentar Os elementos pré-textuais,os elementos textuais e os elementos pós-textuais. Alem desses deve conter tambem:

  1. Título do trabalho:Ele deve ser claro, informativo e estar vinculado ao tema da pesquisa.
  2. Introdução ou o problema:Devemos fazer uma descrição clara da questão (problema) a ser investigada pelo pesquisador.

Neste item, devemos responderquestões,como:

Qual é o problema?

Quais são as limitações? (tempo, custo, ambiental, etc.)

Como/Por que o fenômeno/problema levantado ocorre?

       3.    Justificativa da pesquisa: É o item do plano de pesquisa onde apresentamos a motivação da pesquisa, o que será acrescentado à comunidade científica (relevância), ou seja, quais são as contribuições para o enriquecimento do assunto, e apresentamos os resultados esperados.

       4.  Hipóteses:São as respostas preliminares às questões, são a simplificação de algum modelo proposto para a pesquisa, são as respostas que esclarecem a pergunta de pesquisa.

       5.  Materiais e métodos:Neste item devemos escrever a ação para desenvolver a pesquisa, ou seja, onde e como ela será conduzida, quais variáveis estudaremos e como as coletaremos, quais os métodos a serem adotados para análise dessas variáveis e os procedimentos a serem seguidosque seguiremos.

        6.  Cronograma: É o planejamento das atividades ao longo da pesquisa. Devemos estabelecer prazos para cada uma das atividades que realizaremos.

        7.   Referências: Devemos elaborar uma lista ordenada das citação dos livros, publicações científicas ou revistas consultados.

Relatorio de pesquisa:

  • O relatório de pesquisa é a parte final da pesquisa, onde apresentamos os dados encontrados durante o estudo e as conclusões. O relatorio de pesquisa serve para comunicar ps resultados apresentando fatos,dados,procedimentos utilizados,resultados obtidos,analise e conclusão.

A estrutura do relatorio de pesquisa deve apresentar:Elementos pré-textuais,elementos textuais,elementos pós textuais,introdução,referencias bibiograficas,

  • A diferença entre o plano de pesquisa e o relatório de pesquisa é que um plano de pesquisa é um planejamento prévio, contendo os objetivos, hipóteses e projeções esperadas do trabalho. Logo, deve ser elaborado antes do início da pesquisa.

        Já o relatório de pesquisa descreve, além dos objetivos, hipóteses e metodologia, os resultados e suas conclusões sobre a pesquisa, entre outras coisas. Por isso, é feito depois de realizada a pesquisa.

Referencias bibiograficas

  • As referências servem como uma lista com todas as obras citadas no texto, tanto de forma direta quanto de forma indireta,caso exponha-se no trabalho a ideia de um outro autor, deve referenciá-lo para que o trabalho não seja considerado um plágio.
  • As referencias de textos devem ser usadas de maneira padronizada, seguindo as diretrizes da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas).
  • A bibliografia serve para consideramos todas as fontes consultadas, lidas e fichadas que foram usadas durante a pesquisa. Contudo, estas ideias não foram citadas de maneira direta ou indireta no texto.

A bibliografia nos dá suporte teórico, permitindo que nos familiarizemos com as pesquisas que têm sido realizadas naquela área.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.5 Kb)   pdf (82.8 Kb)   docx (14.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com