TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Prática Pedagógica Integradora em Metodologias Ativas de Aprendizagem

Por:   •  27/3/2022  •  Relatório de pesquisa  •  431 Palavras (2 Páginas)  •  95 Visualizações

Página 1 de 2

A ABP (Aprendizagem Baseada em Problemas) representa um método de aprendizagem que tem por base a utilização de problemas como ponto de partida para a aquisição e integração de novos conhecimentos, é a prática pedagógica em que o aluno é o protagonista da aprendizagem, colocando-o no centro da aprendizagem por meio do desenvolvimento de projetos.

O papel do aluno diante desse método, é buscar e construir seu próprio conhecimento, trabalhar de forma colaborativa e cooperativa em pequenos grupos, usar do pensamento reflexivo e questionador, pesquisar em diferentes fontes a solução para o problema, devendo participar ativamente da sua aprendizagem. O Professor por sua vez, tem como objetivo ser mediador entre o aluno e o conteúdo a ser estudado, estimulando o aluno em suas descobertas, ele é quem cria as situações de aprendizagem e seu papel na construção dos problemas é fundamental, uma vez que, ao formulá-los, ele precisa fazer conexões entre teoria e prática, buscando as relações entre o que ensina e as habilidades necessárias aos futuros profissionais, de forma que estimule os alunos a tomarem suas próprias decisões.

Analisando o caso citado, a ABP ocorreu na aula no momento em que o professor instigou novas descobertas, e automaticamente induziu os alunos a refletir e ir a busca de solução referente ao problema levantado. Motivados pelo o professor os alunos fizeram conexão com o cotidiano, assim promovendo conhecimento de forma colaborativa. Esta aula poderia ter sido mais elaborada, trazendo assim, mais participação e interesse dos alunos. O desenvolvimento de um projeto ABP consiste em três fases:

1ª Fase: O professor levando em consideração o interesse dos alunos deverá escolher o tema. Os objetivos, conteúdos e atividades que darão início ao projeto serão estabelecidos. (No caso citado, não achei o tema propício para tanto interesse e engajamento dos alunos).

2ª Fase: Por meio do trabalho em equipe, os alunos farão pesquisas para obter informações e refletir sobre elas. O projeto começa a ser desenvolvido e o objetivo do produto é definido.

3ª Fase: Os alunos avaliam o seu aprendizado, o trabalho que desenvolveram e o produto final do processo.

O fato de os alunos buscarem informações, desenvolverem o próprio conteúdo, iniciarem debates, refletirem sobre as informações coletadas e, finalmente, sobre o seu próprio trabalho, potencialmente aumenta a sua motivação para aprender.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (33.4 Kb)   docx (7.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com