TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Mobilização e comprometimento das pessoas

Por:   •  13/8/2018  •  Resenha  •  1.301 Palavras (6 Páginas)  •  103 Visualizações

Página 1 de 6

FACULDADE DE ESTUDOS SOCIAS DO ESPÍRITO SANTO[pic 1][pic 2][pic 3]

CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS

MOBILIZAÇÃO E COMPROMETIMENTO DAS PESSOAS

Cariacica

2018

1- INTRODUÇÃO

Muito se fala sobre a importância das pessoas estarem comprometidas para a execução de projetos que são lançados com grande alarde pelas companhias ou até mesmo em relação às suas tarefas cotidianas. Todavia, nem sempre é realizada uma análise criteriosa para se detectar quais são os fatores que, efetivamente, contribuirão ou não, para que as pessoas ofereçam o melhor de si. Em primeiro lugar, cabe destacar que comprometimento é o sentimento de lealdade em relação a algo. Portanto, para que uma pessoa realmente esteja comprometida é imprescindível que ela crie significado em relação àquilo que faz. Um caminho que muitos têm adotado é conhecer os interesses e motivações do indivíduo em questão. A motivação é um fator intrínseco existente em cada indivíduo, ela é vista como uma saída para melhorar o desempenho profissional no que diz respeito tanto à produtividade quanto à saúde organizacional e à satisfação dos trabalhadores. É uma necessidade interna que pode ser estimulada pela gestão de pessoas de uma organização. Entretanto, fatores extrínsecos ao indivíduo, ou seja, estímulos por parte das lideranças, recompensas, prêmios, ambiente de trabalho saudável, entre outros, tendem a mobilizar, direcionar e motivar o funcionário diante dos propósitos e desafios que o trabalho oferece.

Diante do mercado que se encontra altamente competitivo, o desempenho das organizações vincula-se ao envolvimento de todos os indivíduos no alcance dos seus objetivos. Entretanto, para que isso ocorra, é necessário que as pessoas estejam comprometidas com as suas atividades e com o resultado final pretendido pela organização.

2 – REFERENCIAL TEÓRICO

Nesse artigo será apresentada a revisão de literatura visando aprofundar o conhecimento sobre o assunto “Mobilização e comprometimento das pessoas”.

2.1 – COMPROMETIMENTO

O Comprometimento nada mais é que, o ato de realizar o que se propôs a fazer. Trata-se da sintonia entre atitudes, comportamentos e palavras. Portanto, o comprometimento dos colaboradores pode de certa forma, afetar o desempenho organizacional, afinal são com as junções das atividades exercidas pelos diferentes indivíduos que se alcança o objetivo da empresa.

Sendo assim, de acordo com Goulart, “as organizações vêm utilizando alternativas para identificar os fatores que promovem o comprometimento, embasado em sua cultura, políticas e valores e considerando o relacionamento entre os empregados e a organização, com o objetivo de utilizar as habilidades e a capacidade da mão-de-obra de forma mais eficiente e consequentemente contribuindo para o desenvolvimento da empresa.”

Para Bastos, Brandão e Pinho (1997) apud Goulart, destacam que no cotidiano três usos do conceito de comprometimento são mais freqüentes:

  1. O primeiro aproxima-se dos conceitos decompromisso e envolvimento e descreve formas de como as pessoas se comportam emrelação a determinados alvos.
  2.  O segundo, a palavra comprometimento significa um estado delealdade do indivíduo a algo relativamente duradouro e que pode ser descrito por sentençasque delineiam intenções, sentimentos e desejos. Finalmente, um terceiro uso refere-se àrelação ao conjunto de condições, anteriormente apresentado, que conduzem os indivíduos aprodutos indesejados.

De acordo com Vroom (1997) apud Goulart “o objetivo do comprometimento organizacional éauxiliar a organização a identificar estratégias de gerenciamento para que seus funcionáriostornem-se mais motivados, comprometidos atingindo o melhor desempenho”.

Portanto, pode-se notar que “a motivação é um dos fatores que contribuem para ocomprometimento e o bom desempenho da organização. É preciso comprometer a equipe detrabalho com os resultados da ação de bem servir, como transmitir às pessoas da organizaçãoo que se espera delas e ainda, fazê-las compreender como seu trabalho é importante para a empresa” Vroom (1997).

No entanto, para Gil (2001) apud Goulart, “a motivação está diretamente relacionadacom fatores como satisfação. O funcionário satisfeito empenha-se em realizar melhor suasatividades, ou seja, interage com a organização de forma a tornar os objetivos desta os seus,portanto, o funcionário motivado envolve-se mais intensamente com os objetivos daorganização”.

De acordo com Bergamini (1997) apud Balducci e Kanaane, é preciso conceber a motivação sob a óptica do caráter do ser humano, da ética, do companheirismo, do espírito empreendedor de cada um e mesmo de um sadio clima de competição. A motivação é um processo que mobiliza o comportamento dos funcionários, possibilitando-lhes um direcionamento de suas atitudes, intenções e condutas.

Para os autores “a liderança age como fio condutor que enlaça o comprometimento das pessoas para a construção de um bem coletivo representado pela missão da instituição. A complexidade das inter-relações sociais é ativo importante não só para o alcance de metas, mas também para o desenvolvimento profissional e pessoal de equipes e trabalhadores” (RESENDE e RIOS).

Visto que, a motivação desenvolve o comprometimento resultando em pontos positivos, as organizações precisam se preocupar melhor com os seus funcionários, ajudando quando precisar e analisando o ambiente corporativo, fazendo mudanças e ouvindo mais os seus funcionários, pois a motivação é o ponto chave para tudo.

Motivação não significa entusiasmo ou disposição elevada; significa apenas que todo comportamento sempre tem uma causa. (MAXIMIANO, 2005, P.258).

2.2 – MOBILIZAÇÃO

Conforme Resende e Rios, “mobilizar os outros implica em saber lidar com a diversidade de comportamentos e motivações humanas. Ninguém realmente muda seu jeito de ser só porque alguém quer, diz ou manda mudar. Para se engajar em processos de mudança, as pessoas precisam desejar e acreditar que, além de necessária, a mudança lhe trará satisfação pessoal”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.6 Kb)   pdf (108.8 Kb)   docx (17.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com