TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Motivação Organizacional

Exames: Motivação Organizacional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/11/2014  •  772 Palavras (4 Páginas)  •  178 Visualizações

Página 1 de 4

Motivação

A palavra motivação tem como significado: É o impulso interno que leva a ação. Este mais ligado aos sentidos do que ao falar. Faz andar, correr realizar conquistar.

A motivação esta em ações as quais nos levam a um determinado objetivo. Podemos sentir motivados por meio de necessidades internas e externas, de caráter psicológico ou fisiológico.

Nas empresas os funcionários que estão mais motivados são aqueles que irão leva-la ao crescimento.

Se você tem uma equipe que não está motivada fica difícil alcançar as metas planejadas. Um bom líder sabe a motivação de cada um dos membros de equipe e procura estimulá-los ao mesmo tempo em que em que estimula a equipe como um todo, com isso trazendo um resultado efetivo.

_______________________________________________________________

¹ Graduando em Administração de Empresas – 3º Semestre G (Matutino)

Rgm: 126178-9 Disciplina ARH – Prof. Antônio Venâncio

Universidade Cruzeiro do Sul – Campus Liberdade

Teoria de Maslow

A teoria de Maslow é conhecida como umas das mais importantes teorias da motivação. Entende-se que a motivação resulta dos estímulos que agem como força sobre os indivíduos, gerando a ação. Para que haja esta ação ou reação e importante que tenha o estimulo, esta teoria nos da ideia de um ciclo motivacional.

Maslow apresenta a Teoria da hierarquia das necessidades. Esta apresentada em ordem crescente. Afirma que o homem dificilmente atinge a plenitude da satisfação, exceto a um curto período, pois quanto se completa um desejo logo após vem outro.

Diante estas constatações o teórico formula cinco categorias:

Necessidades Fisiológicas: Esta é base, são aspectos básico de sobrevivência como, por exemplo: comida, agua e sono.

Segurança: Inclui tanto física quanto psicológica, ter estabilidade financeira, sentir livre de ameaças e medos.

Sociais: Sentir aceito, sentimentos como amor, afeto, amizade. Fazer parte de um grupo.

Estima: ligado ao status, fama e reconhecimento.

Auto realização: Maslow considera este o mais difícil de ser alcançado, pois acontece após os quatros anteriores supridos, busca de autoconhecimento e autodesenvolvimento.

Teoria dos dois fatores

Frederick Herzberg, na década de 60, focalizou a questão da satisfação para formular sua teoria. Um dos primeiros teóricos a levar em consideração a opinião dos trabalhadores, resultante criou-se os Fatores Motivacionais e Fatores Higiênicos. Tem como finalidade desmistificar que a motivação do trabalho esta ligada somente a valores monetários, nos valores em que o colaborador recebe pelo aquilo que faz, mas que o desenvolvimento e satisfação pessoais são fatores motivacionais.

Fatores Higiênicos: estão localizados no ambiente de trabalho. São extrínsecos a nós. Como por exemplo: salários, benefícios, condições físicas do trabalho, modelos de gestão, relações interpessoais.

Estes fatores presentes deixam de nos causar insatisfação, mas não chegam a causar satisfação. Exemplo uma boa remuneração pode não ser garantia de satisfação no trabalho.

Fatores Motivacionais: São intrínsecos, esta

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com