TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Mudança Cultural da criminalidade em Macapá

Por:   •  9/4/2019  •  Dissertação  •  321 Palavras (2 Páginas)  •  85 Visualizações

Página 1 de 2

Segurança Pública: A mudança cultural da criminalidade em Macapá nos dias atuais.

A percepção que os tempos mudaram em Macapá já é uma realidade. O crescimento urbano e o desenvolvimento razoável de nossa cidade, ver o surgimento, ou melhor, a mudança de cultura dos crimes praticados. Estes por sua vez, vistos e relatados somente em grandes centros urbanos do Brasil.

A visão empírica que a criminalidade mudou seus moldes operacionais atualmente na capital amapaense, proporciono, tanto a população quanto ao estado, se adaptar aos novos desafios atuais diante de uma criminalidade crescente.

Termos como Facções, Feminicídio, tráfico de drogas sintéticas, cyber Crimes entre outros, antes característicos de grandes centros urbanos surgem na cidade. Houve uma mudança cultural da criminalidade, característicos desses grandes centros urbanos.  Isso, se reflete na sociedade como um todo. Por exemplo, não se ver mais famílias sentadas à porta   de suas casas, como era de costume. Outro exemplo é o uso de tecnologias para a proteção residencial, que são tão pressentes hoje em dia em nosso s lares e que já há lojas especializadas em Monitoramento de segurança residencial.

Esse novo panorama da cidade de Macapá, requer políticas públicas que possa redefinir ações governamentais acerca da atual configuração da segurança pública no município e no Estado como um todo.

Nesse sentido, o Estado tem administrado os conflitos sociais da sociedade contemporânea. A mudança da cultura dos crimes em nossa cidade e no Estado, estão ligadas, diretamente, ao contexto social do qual ela faz parte, e cabe a nós, como agentes da segurança pública entender, adaptar –se e cumprir a operacionalidades das ações de combate a violência, seguindo o Plano de Segurança pública estadual.

Nesse contexto, os usos de ferramentas tecnológicas, associadas aos recursos humanos existentes são fundamentais para a eficiência no combate ao crime em nossa capital. No entanto, a inovação tecnológica não será adequadamente destinada à segurança pública, a menos que seja acompanhada de mudanças culturais e sociais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (56.5 Kb)   docx (7.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com