TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Artigo de Matemática

Por:   •  9/4/2021  •  Trabalho acadêmico  •  2.276 Palavras (10 Páginas)  •  105 Visualizações

Página 1 de 10

[pic 1]

FACULDADE EDUCACIONAL DA LAPA – FAEL

CURSO DE METODOLOGIA DO ENSINO DA MATEMÁTICA

DARLINGTON RIBEIRO LIMA

JOGOS DE MATEMÁTICA DE MULTIPLICAÇÃO NO SEXTO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DA ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL MONSENHOR PEDRO PEREIRA PIAGEM

Palmas/TO

2018


DARLINGTON RIBEIRO LIMA

EMAIL: darlington1519@hotmail.com

JOGOS DE MATEMÁTICA DE MULTIPLICAÇÃO NO SEXTO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DA ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL MONSENHOR PEDRO PEREIRA PIAGEM

Artigo do Curso de Pós Graduação em Licenciatura em Metodologia do Ensino da Matemática apresentado à Faculdade Educacional da Lapa – FAEL, na modalidade Educação à Distância, Palmas – TO com a orientanda tutora professora Juliana Bolfe.

Palmas/TO

2018

JOGOS DE MATEMÁTICA DE MULTIPLICAÇÃO NO SEXTO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DA ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL MONSENHOR PEDRO PEREIRA PIAGEM

LIMA, Darlington Ribeiro¹

Prof. BOLFE, Juliana²

RESUMO


O presente artigo foi elaborado para prática de jogos de matemática de multiplicação no sexto ano do ensino fundamental, onde iremos buscar soluções de problemas e resolvê-los utilizando para isso o pensamento lógico, a capacidade criativa, a capacidade de análise apreciação e com objetivo vivenciar no seu cotidiano escolar. Com isso se alvitrou ainda verificar como aconteceu à trajetória dessa disciplina, compreendendo as tendências pedagógicas que influenciaram o ensino da Matemática, analisando a importância do papel do professor e refletindo sobre o brincar e a Matemática a partir da resolução de problemas. O presente estudo realiza uma discussão bibliográfica baseada na História da Matemática, com o objetivo de mostrar que o conhecimento e um caminho favorável para as bases de um trabalho educacional direcionado ao processo de ensino aprendizagem dos números inteiros no sexto ano do Ensino Fundamental. O ambiente escolar do ensino da disciplina no Ensino Fundamental demonstrado nessa pesquisa mostra um entendimento de avaliação, contínua e cumulativa, pautada numa perspectiva motivadora, envolvendo situações problemas.

Palavras-chave: Matemática; Ensino Fundamental; Disciplina.

____________________________________________

¹ Bacharel em Administração de Empresas – UNITINS – Especialista em Metodologia em Matemática e Ciências na UFT. Pós Graduado em Formação de Gestor Educacional, Faculdade Unyleya, Orientadora Msc. Marilda Piccolo.

² Mestre em Educação pela UTP, Especialista em Marketing e Desenvolvimento Gerencial pela FAFI de Cornélio Procópio, Licenciada em Letras Português/Inglês e respectivas Literaturas pela FAFI de Cornélio Procópio; Orientadora e Avaliadora de TCC de Pós-Graduação pela FAEL.

1. INTRODUÇÃO

No presente artigo cujo tema Jogos de Matemática de Multiplicação no Sexto Ano do Ensino Fundamental da Escola de Tempo Integral Monsenhor Pedro Pereira Piagem, onde iremos buscar soluções de problemas e resolvê-los utilizando para isso o pensamento lógico, a capacidade criativa, a capacidade de análise apreciação e com objetivo vivenciar no seu cotidiano escolar.

Historicamente a disciplina de Matemática continuamente é considerada em segundo plano por parte significativa dos estudantes, onde não se importavam em difundir os conhecimentos difíceis e complexos para ser aprendida, por muitas vezes deixando de apresentar um alto grau de dificuldade, acontecendo assim, o fracasso escolar e o alto índice de repetência. O ensino da matemática para muitos docentes, ainda se mostra em um grande desafio, pois grande parte dos alunos traz enraizadas uma aversão ou apatia a essa disciplina.

O assunto dessa pesquisa constituiu a partir da experiência que tive durante a experiência na Unidade Escolar de Tempo Integral Monsenhor Pedro Pereira Piagem, entendi que a disciplina Matemática é uma área na qual nem todos os alunos têm afinidade por conta das dificuldades que encontram no aprendizado desse componente curricular.

Podemos perceber que ocorreram muitas mudanças consideráveis no sistema de ensino, sendo uma trajetória de aprendizagem durante o período de vivência escolar e mirando os frutos obtidos, tanto para o educando, quanto para o educador, processos de auto reflexão, onde o professor deve rever sua postura, uma vez que a realidade sócia cultural e econômica dos educadores modifica-se constantemente.

Jogos de Matemática são instrumentos que precisarão fazer parte do processo de ensino aprendizagem, em que tem muito a contribuir com a educação, contribuindo com a motivação e participação dos aprendizes tornando as aulas mais dinâmicas e levando os mesmos a construção do conhecimento matemático. Observei que os jogos podem ser considerados um meio para o desenvolvimento do pensamento abstrato, onde a criança não e forçada a jogar, e sim o simples fato de ser uma brincadeira, uma competição ocorre um despertar de interesse e ainda é uma ferramenta útil na análise de algumas alternativas, conceitos, desafios e perspectivas, que expressam as reflexões, estudos e resultados das pesquisas realizadas acerca do tema abordado.

2. DESENVOLVIMENTO

É de suma importância conhecer sobre os vários tipos de conteúdo que nos ajudam a facilitar, cotidianamente, nossa vida, tem o exemplo da multiplicação, onde nos ajudam a raciocinar e compreender melhor as ideias de multiplicação nos abrem as portas, através de suas propriedades, e tem aplicação não somente na Matemática, mas também em outras áreas.

A contribuição dos jogos de multiplicação é bastante significativa do ponto de vista didático e requer do professor criatividade e empenho, e do aluno, vontade de aprender. Mas o essencial é que tanto o ensino quanto a aprendizagem sejam tidos com prazer, pois só assim se consegue ensinar e aprender com qualidade: aprender praticando e, porque não, aprender brincando.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.5 Kb)   pdf (209.8 Kb)   docx (56.3 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com