TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O CAPITALISMO E SOCIALISMO

Por:   •  14/5/2017  •  Dissertação  •  568 Palavras (3 Páginas)  •  386 Visualizações

Página 1 de 3

CAPITALISMO E SOCIALISMO

Capitalismo é um sistema econômico em que os meios de produção e distribuição são de propriedade privada e com fins lucrativos. Decisões sobre oferta, demanda, preço, distribuição e investimentos não são feitos pelo governo e os lucros são distribuídos para os proprietários que investem em empresas e os salários são pagos aos trabalhadores pelas empresas.

O capitalismo é importante para atender as demandas de um mercado cada vez mais crescente de produtos, mas para suprir essa demanda crescente e a busca constante de um lucro maior, tais empresas contratam mão de obra pagando salários mais baixos, muitas vezes se instalando em países com legislações trabalhistas deficientes explorando sua mão de obra e os seus recursos naturais, causando a miséria de muitos e tornando os ricos ainda mais ricos, apesar de ser um sistema “justo” onde você trabalha e recebe, nem sempre o que se ganha é suficiente. Outro ponto também é o excesso de produtos criados para serem descartados em pouco tempo, assim como o capitalismo atende a demanda ele cria uma demanda por mais produtos novos de última geração aumentando o consumismo e logo as dividas das pessoas, que apesar de serem livres para trocar de emprego ou se especializar para buscar melhores oportunidades em sua profissão, muitas vezes se vêem presas numa empresa que não as valoriza ou tem medo do desemprego.

Entretanto, o capitalismo é predominante no mundo atualmente, com o capital aberto há uma disputa por produtos de melhor qualidade onde se investe em matéria prima e em novas tecnologias para competir no mercado, onde qualquer empresa pode se aventurar, e exigi um aperfeiçoamento da mão de obra envolvida, auxiliando na descoberta de novas tecnologias, alimentos, meios de produção, e etc. E as pessoas tem a liberdade de escolher o que quer comprar, vender, possuir, podendo acumular bens e se enriquecer.

Socialismo é um sistema socioeconômico em que o Estado é dono de todos os serviços e atividades produtivas de um país. Seu objetivo principal é garantir a igualdade, fazendo com que a riqueza e as oportunidades sejam distribuídas para todos os cidadãos.

Apesar do socialismo ter surgido pra diminuir as diferenças sociais surgidas no mundo com o capitalismo, com boas idéias a principio, como a distribuição de renda e a ausência de classes sociais, mas impondo aos seus cidadãos diversas sanções e prejuízos.

No socialismo nenhum cidadão pode ter mais bens que o outro, sendo assim todas as propriedades de uma empresa ou pessoa são retiradas dela, onde o governo assume todas as atividades econômicas e de produção, e redistribuí uma parte igualmente para todos os cidadãos para que eles possam usufruir delas independente do quanto as pessoas trabalharam para adquirir tais benefícios.

Há uma “igualdade” econômica no socialismo, ninguém pode acumular bens ou riquezas, então todo os salários e frutos do trabalho são divididos igualmente entre todos, mais isso gera muitas desavenças, ninguém se preocupa em melhorar sua condição de vida, gastando cada vez menos tempo e esforço nisso, seu trabalho vai ficando cada vez pior, em consequência os produtos produzidos caem de qualidade. Novas empresas não podem entrar no mercado, pois a economia é fechada, e as que existem não podem ser vendidas e também não podem se modernizar, comprar novos equipamentos para melhorar a produção, elas acabam ficando paradas no tempo, não havendo então incentivo ou intenção de melhorias em produtos e tecnologia a não ser que o governo as queira pôr em prática.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (56.7 Kb)   docx (11.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com