TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O CURSO DE GRADUAÇÃO EM PUBLICIDADE E PROPAGANDA

Por:   •  4/9/2022  •  Seminário  •  1.681 Palavras (7 Páginas)  •  71 Visualizações

Página 1 de 7

ASSOCIAÇÃO EDUCACIONAL DE VITÓRIA

FACULDADES INTEGRADAS SÃO PEDRO

CURSO DE GRADUAÇÃO EM PUBLICIDADE E PROPAGANDA

 

LEONARDO BONI

MARCELO VICTOR GUILHEN RIBEIRO

RICARDO HENRIQUE GUSMAN CELESTINO

RYAN CASSIANO BUENO

 

 

 

 

 

ESTILOS DE VIDA

 

 

 

 

 

 

 

 VITÓRIA

2021

LEONARDO BONI

MARCELO VICTOR GUILHEN RIBEIRO

RICARDO HENRIQUE GUSMAN CELESTINO

RYAN CASSIANO BUENO

 

 

 

 

ESTILOS DE VIDA

 

 

 

Trabalho acadêmico do Curso de Graduação em Publicidade e Propaganda, apresentado às Faculdades Integradas São Pedro como parte das exigências da disciplina Comportamento do Consumidor, sob orientação da professora Vanessa Melo Torres.

 

 

 

 

 

VITÓRIA

2021

SUMÁRIO

 

1 INTRODUÇÃO………………………………………………………………….......

2 ESTILO É PRA QUEM TEM……………………………………………………....

2.1 ESTILO CACHORRO…………………………………………………………........

2.2 ESTILO LIVRE………………………………………………………….................

2.3 ESTILO VAGABUNDO…………………………………………………………......

2.4 NOSSO ESTILO…………………………………………………………...............

3 CONCLUSÃO……………………………………………………………………….

REFERÊNCIAS………………………………………………………………………..

3

4

4

5

6

1 INTRODUÇÃO

As pessoas estão mais conectadas do que nunca, sendo expostas por 24 horas a toneladas de informações, anúncios e oportunidades imperdíveis nem tão imperdíveis assim. Essa dinâmica no mundo globalizado ainda é relativamente recente, o que cria muitas incertezas a respeito de como tudo isso nos afeta tanto como pessoas quanto como consumidores. Para buscar uma melhor compreensão a respeito desses efeitos, precisamos retomar conceitos essenciais que servirão de base para a nossa pesquisa. 

O principal objetivo deste trabalho é, portanto, apresentar a fundamentação teórica do tópico “Estilo de vida”, seguido da apresentação de um estudo preliminar exploratório do estilo de vida escolhido por nós como objeto de estudo. Acreditamos que nossa pesquisa é de fundamental importância não somente para fins acadêmicos, mas também como parâmetro que poderá servir de base para o mercado de Comunicação elaborar futuros planos de marketing, elaborar melhores estratégias de reposicionamento de marca e até mesmo criar novos produtos/serviços. 

O trabalho se divide em três etapas, sendo estas a fundamentação teórica, o estudo preliminar exploratório sobre o estilo de vida escolhido e a pesquisa visual de imagens associadas ao consumo do estilo de vida escolhido pelo grupo. Apesar da diferença na metodologia de cada uma das etapas, todas se relacionam e estão amarradas pelo conceito da pesquisa para que os resultados obtidos sejam claros e de fácil compreensão.

 

 

2 ESTILO É PRA QUEM TEM

Neste capítulo iremos abordar mais a fundo o conceito de estilo de vida, o seu processo de formação, a importância de compreendermos o que é um estilo de vida de fato e como este se relaciona com os interesses de uma empresa e de uma marca. Ao final do capítulo iremos fazer uma breve exposição sobre a formação e as características do estilo de vida escolhido pelo grupo como objeto de estudo.

2.1 ESTILO CACHORRO

A definição de estilo de vida parece ser algo inato para nós seres humanos. Isto se deve ao fato de termos a convicção de que é, basicamente, a forma como falamos, como nos comportamos, nossos gostos e nossa forma de pensar. De acordo com Hawkins (2018), é exatamente isso, pois o autor acredita que estilo de vida é basicamente como uma pessoa vive e como esta reflete sua autoimagem. Assim, cada pessoa possui seu próprio estilo de vida baseado nas suas individualidades e, dessa forma, isso pode provocar afinidade ou aversão entre diferentes pessoas. Sob outra perspectiva, Hoyer (2012) defende que enquanto nossos valores e personalidades refletem nossas características internas, os estilos de vida representam nossos padrões de comportamento reais. Seja o estilo de vida um reflexo de quem somos no interior ou no exterior, o fato é que essa formação é um processo contínuo e singular para cada indivíduo.

2.2 ESTILO LIVRE

Para compreendermos como ocorre o processo de formação de um estilo de vida, devemos analisar todo o contexto histórico de cada pessoa. Para Hawkins (2018), o estilo de vida se forma com características individuais próprias que são moldadas e formadas por meio de interações sociais que a pessoa vivencia durante sua evolução ao longo da vida. Ou seja, todos nós somos um produto do meio. Ou será que não? Duas pessoas podem ser irmãos gêmeos, crescer no mesmo lugar, ter as mesmas oportunidades, ter a mesma criação por parte dos pais e, ainda assim, existe a possibilidade de eles terem estilos de vida completamente diferentes um do outro. Hawkins (2018) também explica que, de acordo com um estudo realizado, diversas atividades, interesses e comportamentos relacionados com o estilo de vida em pessoas com autoimagens independentes podem ser completamente diferentes das que possuem autoimagens interdependentes. Portanto, é possível concluirmos que existem inúmeras variáveis que, ao longo da vida, influenciam na formação de um estilo de vida de determinado indivíduo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.8 Kb)   pdf (81.4 Kb)   docx (16.2 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com