TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CURSO DE PUBLICIDADE E PROPAGANDA PLANEJAMENTO DE MÍDIA

Por:   •  8/5/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.430 Palavras (6 Páginas)  •  173 Visualizações

Página 1 de 6

FUNDAÇÃO OSWALDO ARANHA

UniFOA - CENTRO UNIVERSITÁRIO DE VOLTA REDONDA

CURSO DE PUBLICIDADE E PROPAGANDA

PLANEJAMENTO DE MÍDIA

DANIELA SOUSA

MILENA MARTINS

JOÃO E MARIA

DOCES E PRESENTES

VOLTA REDONDA

2019

UniFOA - CENTRO UNIVERSITÁRIO DE VOLTA REDONDA

CURSO DE PUBLICIDADE E PROPAGANDA

PLANEJAMENTO DE MÍDIA

JOÃO E MARIA

DOCES E PRESENTES

Relatório apresentado ao Prof.ª Me. Edilberto Venturelli na disciplina de Planejamento de Mídia, como requisito parcial para a obtenção da nota da 1ª AVD.

VOLTA REDONDA

2019

INTRODUÇÃO

O trabalho a seguir tem o intuito de analisar a loja João e Maria Presentes e Magia localizado no térreo do Extra em Volta Redonda. Foi inaugurada no dia 30 do mês julho de 2018.

 

PÚBLICO DA LOJA

A loja se destina a pessoas da classe C+, B- e B+, seus produtos são de interesse para pessoas na fase adolescente até a adultos. Além disso muitos objetos remetem a  filmes, Disney,  times de futebol, signo e curso de graduação e isso acaba atraindo as pessoas pelo seus interesses e características particulares. Mesmo que a loja não tenha um forte fluxo de venda seus produtos manifestam uma demanda variável, pois os doces, como a própria vendedora disse, sai mais no fim da tarde e no fim da semana, enquanto os itens de presente mostram uma um vazão maior no fim do ano e em períodos festivos como aniversários ou amigo oculto.

PRINCIPAIS CONCORRENTES

LOJA PUPPET’S        

A loja fica localizada na rua 23, n° 181 na Vila Santa Cecília. Visto como um concorrente de doces japoneses, mas o seu forte são canecas personalizadas, squeeze, camisetas, action figure, funko pop, chaveiros, caderno, estojos entre outros. O seu diferencial é por seguir itens de coleção de animes, séries, filmes e jogos. Nas suas redes sociais não evidenciam os doces e sim os itens de presentes e colecionáveis.

FEITO DOCE

A loja fica localizada na rua Doze, n° 300 no Sider Shopping na Vila Santa Cecília. Uma loja repleta de brinquedos, ursos, bonecas, carrinhos, jogos de tabuleiros entre outros. Uma pequena parte da loja,  contém canecas temáticas e squeezes, e por isso é vista com um corrente para a loja João e Maria.

QUAIS SÃO OS PRINCIPAIS PROBLEMAS?

LOCALIZAÇÃO

A loja fica mal localizada no térreo do Extra, já que muitas pessoas utilizam o elevador do estacionamento para ir ao supermercado e o prédio dá a entender que é somente do Extra, além disso quem passa pelo térreo não é impactado pela loja e consequentemente não sabe da existência da João e Maria.

2. VISTA COMO UMA LOJA CARA

As pessoas associam a loja cara, por não ser evidentemente conhecida na região e logo quando entram se deparam com os preços que são elevados comparados aos demais estabelecimentos que vendem doces e principalmente por não deixar os preços à vista, a maior parte dos preços dos produtos e doces ficam escondidos. Além do mais os consumidores e os possíveis consumidores associam isso a um valor muito elevado, pois sendo uma loja que majoritariamente vende produtos importados.

3. PRODUTOS NÃO CONHECIDOS

  1. A loja é conhecida principalmente pelos seus doces importados, contudo, ela também vende presentes como por exemplo canecas, chaveiros, cadernos, lápis, garrafas de água, squeeze , pantufas, mochilas, luminárias, kit almofada porta pipoca, almofadas, porta retratos entre outros. Além disso, todos os produtos no geral não apresentam uma clara apresentação dos preços. O funcionário(a) não apresenta um preparamento adequado para instruir o consumidor na escolha dos doces poucos conhecidos.

AMBIENTE

  1. Apesar do interior ser colorido e atrativo, não se pode dizer o mesmo de seu exterior. A loja passa despercebida a olhares menos atentos, devido a sua vitrine pouco convidativa com produtos mal localizados além da própria decoração não se estender para fora da loja. Além disso, o ambiente tem uma falha ao tentar implementar uma aroma doce a loja, remetendo aos seus doce.

SOLUÇÕES

LOCALIZAÇÃO - PRAÇA

  1. Expor cartazes no estacionamento a fim de informar sobre a Loja João e Maria, com isso você ganha 10% na compra de doces ou presentes e também ganha de 2 horas grátis no estacionamento que só será válido caso tire uma foto do cartaz para comprovar. Lembrando que já existe essa informação aplicada em um panfleto, porém, não é bem distribuída. Esse desconto faz com que o cliente se sinta único, ou seja, isso caracteriza uma mídia personalizada.

  1. Revitalizar as redes sociais já existentes pois devido a uma ineficaz gerência que se utiliza postagens de imagens das redes socais das marcas (Kathavento, Ludi, Uatt? e Zonacriativa)  dos produtos que ela vende, o que acarreta em uma falta de identidade e criatividade visual pouco atrativa. Adotar um cronograma de postagens e uma identidade visual para que torne mais atrativo e consequentemente traga reconhecimento de marca na região.
  1. Investir em um display de chão, que ficará na portas de entradas do térreo do Extra. O objetivo é evidenciar que a loja João e Maria vende doces e presentes e se encontra no térreo, convidando o possível cliente a conhecer a loja.
  1. Sistema de panfletagem, utilizando o cartaz do estacionamento mas com 10% de desconto somente na primeira compra e compras acima de 40 reais ganha-se 2 horas de estacionamento grátis. Panfletar nas paradas de ônibus, em frente ao shopping, praças entre outros. Por um período de uma semana, o objetivo é ganhar reconhecimento de marca.

AMBIENTE

  1. Investir em um  vitrinismo mais eficaz e chamativo aponto de destacar a loja e torná-la mais convidativa, ou seja, usando prateleiras ou expositores maiores possibilitando várias formas evidenciar os seus produtos na altura do olhar.

  1. Implementar também um aromatizador personalizado, remetendo aos cheiros dos doces na loja e aplicar em locais estratégicos por toda a loja. Implementar também uma trilha sonora ambiente pois assim está estimulando o olfato, visão e audição, ou seja, está aplicando marketing sensorial.
  1. Modificar a fachada da loja, utilizando letreiro luminoso para chamar a atenção de quem passa pelo térreo ou apenas colocar algum letreiro personalizado, pequeno, como “doces” piscando e assim causando um impacto no olhar e convidando o possível cliente a conhecer a loja.

VISTA COMO LOJA CARA - PREÇO

  1. Na compra de determinar quantidades de gramas nos doces a granel o cliente consegue uma porcentagem de desconto nas barra Milka pois é o produto que mais vende na loja.

  1. O cartão fidelidade permite que na compra acima de 10 reais você ganha um carimbo e juntando 10 carimbos ganha-se um brinde. O cartão irá possibilitar que os clientes olhem a loja de uma maneira diferente e isso acarreta em compras, aliás, é extremamente raro quem não gosta de ganhar brinde.
  1. Clube de assinatura de caixas de doces, escolhendo um plano desejado, forma de pagamento, os clientes irá receber todos os meses uma caixa de doces, snacks e bebidas importadas. Planos a partir de 3, 6 e 9 produtos importados e também um plano premium que ganhará produtos extras. Esse clube pode ser divulgado nas suas redes sociais e também pelo sistema de panfletagem ou quando os clientes forem abordados na loja, ou seja, a loja João e Maria ganhará credibilidade nos mundo dos doces e visibilidade na região. Esses novos aspectos, dessa maneira, chama a atenção dos consumidores e essa estratégia de ação tem a intenção de chamar a atenção e a curiosidade do consumidor para a marca. O objetivo é fazer o cliente consumir primeiro a marca, depois o produto em si. Isso tudo constrói a fidelização a partir da identificação do consumidor com a empresa. E esse procedimento pode ser considerado uma mídia não convencional, ou melhor dizendo uma no midia.

PRODUTOS NÃO CONHECIDOS - PRODUTO

  1. Permitir que os clientes experimentem os doces mais atípicos vendidos a granel e aqueles que não forem possíveis de experimentar cabe a vendedora fornecer uma noção sobre os doces sempre procurando atender a preferência do cliente.

 

  1. Implementar um serviço de festas onde poderá ser feito encomendas de doces para suas comemorações. A loja João e Maria assume a função de fazer todos os sacos surpresas ou organização dos doces na festa. No contrato desse serviço o cliente permitirá que a loja se divulgue através de aplicações e mostruário expostos na festa, e em sacos surpresas conterão um imã ou panfleto para divulgar à loja com a presença da logomarca.

  1. Influenciadores digitais podem ser considerados uma das maiores fontes de influência e estratégia para uma marca em qualquer região. Uma das estratégias seria captar no mínimo 10 influenciadores digitais, enviando uma caixa de doces do clube de assinatura pelo instagram e em troca a divulgação aconteceria, consequentemente, ocasionaria em possíveis novos clientes e reconhecimento de marca na região Sul Fluminense.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.1 Kb)   pdf (84.1 Kb)   docx (11.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com