TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FACULDADE UNINASSAU |RECIFE CURSO DE PUBLICIDADE E PROPAGANDA

Por:   •  2/5/2020  •  Trabalho acadêmico  •  1.128 Palavras (5 Páginas)  •  200 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

FACULDADE UNINASSAU |RECIFE

CURSO DE PUBLICIDADE E PROPAGANDA

 

ALUNOS:

Beatriz Barbosa Costa Gomes de Mascena

Caio Vinicius Galindo de Almeida

Ester Geiza Batista do Nascimento

Júlia Soares peregrino martins de Oliveira

Gabriela Lopes da Costa

Gabriel Maia de Oliveira Lima

Rafaela Basto Santos

TRABALHO DE TÓPICOS INTEGRADORES 1

O POSICIONAMENTO DA FIGURA DA MULHER NO DISCURSO DAS CAMPANHAS DE CERVEJA E A RELAÇÃO COM A DESIGUALDADE DE GÊNEROS NA SOCIEDADE.

                                   

 

 

 

 

 

 

RECIFE, PE

 2020

  1. INTRODUÇÃO

A desigualdade de gêneros faz parte da história da humanidade desde seus primórdios. Foi apenas recentemente, contudo, que a sociedade tomou consciência deste fato e percebeu que seria necessário vencer esta disparidade para alcançar uma sociedade melhor e justa para todos.

Com a entrada da mulher no mercado de trabalho, ela passa a desempenhar uma dupla jornada de trabalho: além de esposa, mãe e responsável pelos afazeres domésticos, também é profissional fora do lar. Contudo, pesquisas mostram que, apesar do maior tempo de escolaridade das mulheres, estas recebem 70% do salário pago a seus colegas do sexo masculino. Estes dados mostram a desigualdade entre gêneros.

A desigualdade de gêneros pode se manifestar de diversas maneiras, como o assédio, a violência, a diferença de salários, entre outras tantas maneiras que passam despercebidas no dia a dia. Uma das maiores provas de que a luta das mulheres por espaço e igualdade de gêneros na sociedade machista contemporânea ainda não acabou é a objetificação feminina na publicidade. De produtos de limpeza a desodorantes masculinos, as mulheres são usadas como chamariz para a venda dos mais diversos produtos.

Esta representação se dá quando a individualidade das pessoas é retirada, e estas são exibidas apenas pelo seu corpo, que é comparado a um objeto ou mercadoria. A objetificação sexual fica muito clara quando observamos a representação da mulher nas propagandas televisivas e anúncios.

A maneira como a mulher é representada na publicidade tem grande influência na maneira com que ela é vista e tratada na sociedade, pois a propaganda tem um sentido político de divulgação doutrinando opiniões, e afirmações baseadas em fatos, verdadeiras ou falsas, com o objetivo de influenciar o comportamento do público. Portanto, podemos ver que a propaganda é um elemento chave na criação e disseminação de valores sociais.

Se analisarmos a participação da mulher em campanhas publicitárias de cerveja, frequentemente sua relevância é reduzida à aparência, e sua participação limitada a servir os homens presentes na propaganda. A mulher não expressa nenhuma ideia ou opinião, não tem essência nem conteúdo, mas é usada como chamariz para promover a venda do produto. Esta representação na publicidade tem um impacto muito negativo, pois evidencia e perpetua a maneira que a mulher é vista pela sociedade e a maneira que vê a si mesma.

Além do fator comportamental, este tipo de publicidade também impõe um padrão de beleza praticamente inalcançável, de mulheres com corpos esculturais e peles perfeitas, muitas vezes alcançados com a ajuda de ferramentas de edição de imagens. Este modelo de beleza feminina de difícil acesso é reproduzido inúmeras vezes e fixado na cabeça das mulheres, desde seus primeiros anos de vida, criando desde cedo um ciclo de busca interminável por um corpo e uma aparência ‘perfeitos’, que são os meios para a obtenção da aceitação e valorização social.

Felizmente essas propagandas estão mudando o foco da mensagem passada para o consumidor, visando em si mais o próprio produto e fazendo campanhas com um fundo mais cômico do que sensual, uma vez que identificaram a mulher não apenas como um ícone de campanha, mas, sim, como uma consumidora. Por isso, a representação feminina passou a se dar de forma mais construtiva e não depreciativa.

A reavaliação e reposicionamento da publicidade frente à representação da imagem da mulher nas propagandas de cerveja são imperativos e um passo importante no avanço da conquista de espaço das mulheres e na luta pela igualdade entre os gêneros.

O conteúdo deste trabalho irá mostrar como a imagem feminina vem sido construída diante os anos na publicidade, em especial na de cervejas. Para isso, serão analisadas propagandas de cerveja, em que a representação da figura feminina se diferencia.

  1. JUSTIFICATIVA

Nas propagandas de cerveja o campo midiático trás a reprodução de um discurso de poder que mostra a intervenção na formação cultural e histórica da sociedade, criando conceitos em relação ao homem e à mulher e que rotulam e ordenam a concepções na qual a cerveja é um produto masculino e que as mulheres aparecem para atrair o homem, sendo objetificadas ou servindo ao homem, demonstrando que a Indústria Cultural estabelece padrões de beleza, muitas vezes inalcançáveis, e faz de seu consumo item obrigatório para a aceitação social de seus consumidores e a autoaceitação dos mesmos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.5 Kb)   pdf (87.3 Kb)   docx (74 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com