TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Consumo da Água no Brasil

Por:   •  26/10/2022  •  Seminário  •  1.484 Palavras (6 Páginas)  •  109 Visualizações

Página 1 de 6

                                                        [pic 1]

GUILHERME CORDEIRO DE FARIAS

4º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

O CONSUMO DE ÁGUA NO BRASIL

[pic 2]

           

Joinville

2021

INTRODUÇÃO

A água doce é um bem limitado que uma hora pode acabar. A água é nosso maior bem e é um desafio para a humanidade preservar para que não acabe. As civilizações que conseguiram respeitá-la, sobreviveram mais tempo. No Brasil se localiza 12% da disponibilidade de água doce superficial no mundo, sendo este um dos grandes bens do país, que deve ser conservado.

Sua falta ou escassez causam sérias implicações na vida: na cultura humana, na manutenção dos ecossistemas no próprio ciclo da água na natureza. Mas na realidade atual sete em cada dez pessoas tem acesso a água corrente em casa. assim fica fácil esquecer o grande valor da água quando toda a vez que abrimos a torneira, ela está lá, limpa e em abundância.

         De acordo com a Agencia Nacional de Águas e Saneamento Básico, a cada segundo são utilizados em média 2 milhões e 83 mil litros de água no Brasil (ou 2.083 metros cúbicos por segundo). Em 1931, eram utilizados 131 mil litros por segundo-6,3% do uso atual. O uso da água deverá aumentar 24% até 2030 superando a marca de 2,5 milhões de litros por segundo. Segundo a ONU (organização das nações unidas), o uso de 110 litros de água por dia é suficiente para atender as necessidades básicas de higiene e consumo de uma pessoa. Mas na realidade, segundo os dados do instituto Trata  Brasil, cada brasileiro usa 185 litros/dia de água, ou seja, 68% a mais que o recomendado. A relação de consumo varia em cada estado. (Verificar a figura 1.2 onde mostra a evolução do consumo de água de 1931 a 2030)

Os usos da água são medidos por setor usuário e município. A agricultura irrigada, o abastecimento urbano e a indústria de transformação são responsáveis por 85% das retiradas de águas em corpos hídricos: 2,083 milhões de litros por segundo. Todos os usos continuarão se expandindo nos próximos anos, menos no abastecimento humano rural, que devera cair com a redução da população no meio rural. ( verificar figura 1.1 no anexo)

Neste trabalho será mostrado o consumo da água no Brasil, as consequências, os problemas e as soluções para que esse consumo seja reduzido e utilizado com consciência por todos.

A água no Brasil

De cada 100 litros de água tratada no Brasil , somente 63 litros são  consumidos e os 37 restantes são perdidos. As perdas ocorrem devido a vazamento, ligações  irregulares, falta de medição  ou medição incorretas e roubos.

De acordo com o relatório dos recursos hídricos do Brasil, da agencia nacional de águas (ANA),a atividade agrícola é responsável pelo uso de 72% dos recursos de águas utilizados no Brasil. Grande parte dessa água  e utilizada na irrigação  para a manutençao   da produção agrícola e pecuária (verificar figura 2.1).

Para resolver esse problema, um bom planejamento obtendo informações precisas sobre o solo e o clima da região auxilia na definição  da quantidade e o momento exato para irrigar. Este, é o primeiro passo para praticas de sucesso na gestão desse recurso valioso. Uma alternativa tecnológica que pode auxiliar é o sensor do solo. Conforme estudos da EMATER este equipamento pode reduzir ate em 20% o consumo da água.

O abastecimento urbano é responsável por 9% do consumo da agua no país. O volume populacional cresceu,e também o uso e o disperdicio de água.

Os brasileiros ainda mantem hábitos que contribuem para uma má gestão dos recursos de águas existentes. Esses costumes agravam a situação da falta de água. Podemos citar como exemplo : torneira mal fechada, o banho demorado, mangueira ligada sem uso, a lavagem de calçadas, limpeza excessiva de carros, escovar os dentes com a torneira aberta etc.

É importante destacar que a água é essencial para  todas as atividades de sobrevivência humana, animal e plantas. A falta deste bem valioso afeta a produção de alimentos, a produção de energia e outros bens necessários para o conforto atual. Além disso, o pagamento pelo uso da água é previsto em lei e não pode ser utilizado como razão de desperdício.

Dados do consumo de água no Brasil

  • 83,7% dos brasileiros são atendidos com abastecimento de água tratada;
  • São quase 35 milhões de brasileiros sem acesso a este serviço básico;
  • 14,3% de crianças e adolescentes não tem acesso a água;
  • 6,8% das crianças e dos adolescentes não contam com sistema de água dentro de suas casas;
  • O consumo médio de água no pais  é de 153,9 litros por habitante ao dia;
  • O Estado do Rio de janeiro é o que mais consome água, cerca de 207,0 litros de água é usada por habitantes;
  • 7,5% das crianças e dos adolescentes tem água em casa mais não é filtrada ou procedente de fonte segura;
  • No norte 57,5%  da população é abastecida com água tratada, mas o norte perde 55,2% da água potável;
  • .O abastecimento de água acontece para 73,9% da população no nordeste, mas no nordeste as perdas são de 45,7%;
  • .A região sudeste abastece 91,1% da população com água tratada , mas antes de chegar as residências ,36,31% da água e perdida nessa região;
  • No sul, o índice de atendimento total é de 90,5%,mas o índice de perdas na região sul é de 37,5;
  • O centro-oeste, abastece 89,7% da população com água tratada, mas o centro oeste perde 34,4% da água potável antes de chegar as residências;
  • 7,1 mil piscinas olímpicas de água potável são perdidas todos os dias.

É necessário esclarecer a população e incentivar o consumo, mas responsável e consciente. Mais do que isso, é preciso entender o valor da água. Precisamos reconhecer que cada um de nós, cidadãos, empresas e governos, deve cuidar da água enquanto ainda temos o bastante. Afinal, o desperdício e uma das principais causas da escassez. É muito importante recuperar nossa consciência com esse bem comum. Precisamos salvar a água!

O passeio pela Estrada Bonita

No dia 26 de dezembro de 2020, conheci a Estrada Bonita, que fica a 24 km do centro da cidade de Joinville, com acesso pela BR-101 no sentido Joinville/Guaruva. A Estrada Bonita foi fundada 1885 por imigrantes pioneiros  que trabalham na  estrada de ferro de Paranaguá e vieram para a região para instalar linhas  de telégrafo. As famílias Kersten e Witt tiveram participação decisiva  no processo de colonização  e até hoje vivem na região. Paulo Witt e Willy Kersten são descendentes direto dos primeiros imigrantes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.6 Kb)   pdf (586.1 Kb)   docx (491.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com