TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Crescimento Populacional

Por:   •  6/9/2019  •  Trabalho acadêmico  •  493 Palavras (2 Páginas)  •  105 Visualizações

Página 1 de 2

Crescimento Populacional

Muito se tem discutido acerca do crescimento populacional, visto que em 1950 era de 2,5 bilhões de pessoas, atingindo hoje 7,6 bilhões de habitantes, segundo a Organização das Nações Unidas (ONU) a previsão é de 11,2 bilhões de humanos no ano de 2100. Acontecendo isso têm-se sérios problemas como o esgotamento de muitos dos recursos naturais, falta de alimentos, o desemprego, e alterações climáticas, levando a cada indivíduo a repensar no que pode ser feito para que essa problemática reduza.

O aumento populacional planejado é um fator preponderante para a melhoria das condições de vida, todavia caso esse crescimento seja desordenado haverá um problema que poderia também ser chamado de ambiental. Um dos grandes fatores é o processo de industrialização altamente capitalista que influencia o crescimento acelerado da população, porém esse cenário se torna cada vez mais preocupante, segundo a ONU os países desenvolvidos tendem a se estabilizar e diminuir, como exemplo, cita-se a China que conseguiu ter o controle populacional, entretanto os resultados não foram tão bem sucedidos, ocasionando um outro problema populacional: o envelhecimento; já em outros países pobres e subdesenvolvidos a população está propensa a dobrar causando um impacto grande, pois o consumo de bens e serviços aumentará.

Em virtude dos fatos mencionados, observa-se vários fatores que contribuem no processo de expansão populacional, tornando assim um grande desafio para a população mundial e para que haja uma redução desse desenvolvimento contínuo, faz-se necessário investir na educação. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas-IBGE, uma das soluções é criar políticas públicas para conscientizar as famílias a terem filhos mais tarde, limitando a quantidade, seria uma forma de evitar o crescimento populacional. Outro meio seria usar esforços de comunicação e campanhas de conscientização para mudar a atitude da população com relação ao tamanho das famílias e para aumentar o uso de medicamentos contraceptivos. Outra medida seria o planejamento familiar e a promoção do acesso igualitário para as mulheres no mercado de trabalho. No entanto, essas atitudes não devem partir somente das nossas autoridades governamentais, mas também cabe às universidades criarem projetos de extensão que levem a população a conscientização. Outra parte interessada é a parcela dos mais ricos do mundo, uma vez que o crescimento populacional além dos fatores ambientais, gera uma espécie de caos social que atinge a todos, direta ou indiretamente, pois não é possível viver em uma bolha, isolado dos demais.

É preciso que cada indivíduo repense o nível de consumo para que seja mais consciente, através de incentivos sociais e econômicos para famílias de baixa renda, uma vez que os recursos naturais são finitos. Isso só será possível através de uma educação de qualidade com igualdade e equidade, ou seja, investimentos nos países mais pobres. Os grandes líderes das nações desenvolvidas precisam urgentemente de políticas concretas com vistas a minimizar os atuais níveis dos impactos do crescimento populacional, se não investirem em tecnologia de preservação o nosso planeta azul estará certamente em rota de extinção.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (59.4 Kb)   docx (7.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com