TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Desafio da Construção da Identidade de Classe na Sociedade Contemporânea

Por:   •  10/4/2023  •  Trabalho acadêmico  •  1.395 Palavras (6 Páginas)  •  53 Visualizações

Página 1 de 6

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS UNIDADE PRAÇA DA LIBERDADE GRADUAÇÃO EM BIOMEDICINA

Júlia Vitória de Abreu Alcântara

Trabalho de Cultura Religiosa: O desafio da construção da identidade de classe na sociedade contemporânea

Belo Horizonte 2023

Júlia Vitória de Abreu Alcântara

Trabalho de Cultura Religiosa: O desafio da construção da identidade de classe na sociedade contemporânea

Belo Horizonte 2023

Dedico este projeto à minha família que sempre esteve presente direta ou indireta- mente em todos os momentos de minha formação.

“O maior erro que um homem pode cometer é sa- crificar a sua saúde a qualquer outra vantagem.” (Arthur Schopenhauer)

Sumário

1        Introdução . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .        5

2        Desenvolvimento . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .        6

3        Para o debate . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .        7

4        Conclusão . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .        8

5        Referências  . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .        9

  1. Introdução

A construção da identidade de classe permite que as pessoas compreendam melhor a posição que ocupam na estrutura social, reconhecendo as desigualdades e as limitações impostas pela sua condição socioeconômica. Isso pode ajudar a promover uma consci- ência crítica em relação às desigualdades sociais, incentivando a busca por mudanças e transformações sociais.

Além disso, a identidade de classe pode ser um importante fator de união e mobi- lização para grupos que compartilham interesses e lutas comuns. Ao se identificar como pertencente a uma classe social, as pessoas podem se organizar e lutar por direitos e demandas específicas, reivindicando melhores condições de vida e trabalho.

A identidade de classe também pode ser um elemento importante na construção da solidariedade e da empatia entre as pessoas, como foi apresentado no texto de Maurinice Evaristo Wenceslau e Ingrid Scudler Schleich. Ao reconhecer que a sua posição social não é determinada apenas pelo mérito individual, mas também pelas estruturas sociais em que vivemos, as pessoas podem ser mais compreensivas e solidárias com aqueles que enfrentam dificuldades e desvantagens.

Por fim, a construção da identidade de classe pode ser um passo importante na construção de uma sociedade mais igualitária e justa. Ao reconhecer e lutar contra as desigualdades sociais, as pessoas podem trabalhar juntas para criar um mundo mais justo e equitativo para todos.

  1. Desenvolvimento

O texto “Construção da identidade de classe: desafios para atuação sindical no mundo do trabalho globalizado” de Maurinice Evaristo Wenceslau e Ingrid Scudler Schleich aborda a importância da identidade de classe no contexto do mundo do trabalho globalizado, bem como os desafios que essa construção enfrenta na atualidade.

De acordo com os autores, a globalização tem trazido mudanças significativas para o mundo do trabalho, que se refletem em novas formas de organização da produção e do trabalho, na flexibilização das relações trabalhistas e na precarização do emprego. Nesse contexto, a construção da identidade de classe se torna um desafio ainda maior, uma vez que as fronteiras entre as classes sociais se tornam cada vez mais fluidas.

Segundo Wenceslau e Schleich, a atuação sindical é fundamental para a construção da identidade de classe no mundo do trabalho, pois os sindicatos são uma importante ferramenta de organização e mobilização dos trabalhadores. No entanto, a atuação sindical também enfrenta desafios na atualidade, como a dificuldade de organizar trabalhadores em setores precarizados e a fragmentação da classe trabalhadora em subgrupos específicos.

Para superar esses desafios, os autores propõem uma série de medidas, como a valorização da identidade coletiva e a construção de uma consciência de classe com- partilhada, capaz de unir trabalhadores de diferentes setores e categorias. Eles também defendem a necessidade de os sindicatos se adaptarem às novas formas de organização do trabalho, buscando formas mais flexíveis e criativas de atuação.

Além disso, os autores destacam a importância da formação sindical e da educação popular como estratégias fundamentais para a construção da identidade de classe e para a capacitação dos trabalhadores para a luta por seus direitos.

Em suma, o texto lido enfatiza a importância da construção da identidade de classe no contexto do mundo do trabalho globalizado e propõe estratégias para enfrentar os desafios que essa construção enfrenta na atualidade. O autor destaca o papel fundamental da atuação sindical nesse processo e a necessidade de os sindicatos se adaptarem às novas realidades do mundo do trabalho.

  1. Para o debate

Você já refletiu sobre a sua posição social e a sua relação com as desigualdades sociais presentes na sociedade contemporânea? Como essa reflexão pode contribuir para a construção de uma consciência crítica em relação à identidade de classe?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.1 Kb)   pdf (62.8 Kb)   docx (221.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com