TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O EMPREENDEDORISMO X OPORTUNIDADE

Por:   •  18/3/2019  •  Trabalho acadêmico  •  2.573 Palavras (11 Páginas)  •  135 Visualizações

Página 1 de 11

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]


SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        3

2 EMPREENDEDORISMO X OPORTUNIDADE        4

4 CONCLUSÃO        10

REFERÊNCIAS        11



  1. INTRODUÇÃO

Este trabalho tem por objetivo primário a discussão sobre a importância e considerações a respeito da terceirização e resolução dos fatos referente ao texto oferecido para leitura, sob o título de “Demita seu melhor funcionário”, onde narra a história de uma empresa denominada “Gráfica Arizona”, onde o maior problema enfrentado é a alta rotatividade dos motoboys, o que afetava diretamente no atendimento às entregas dos serviços gráficos realizados. No ano de 2002 o empresário Alexandre Abdo Hadade decidiu terceirizar o serviço de entregas, porém houve a preocupação procurar uma empresa que atendesse com a dedicação e eficiência que sua empresa  tratava seus clientes. Por outro lado outra preocupação seria perder seu melhor funcionário, o motoboy Fernando Souza Gomes, que havia mostrado uma eficiência acima do normal, a dedicação que a empresa buscava em todos os motoboys contratados. A estratégia traçado pelo empresário foi incentivar seu melhor funcionário a abrir uma empresa e prestar serviços de transporte, o qual ficou surpreso com a proposta, pois nunca havia pensado em “montar” sua própria empresa. A gráfica Arizona propôs fornecer toda estrutura e conhecimento necessário para abertura da empresa, o então futuro empresário ficou assustado e inseguro, mas mesmo assim decidiu arriscar e com a mesma dedicação e força de vontade de um bom funcionário, resolver aceitar a proposta do Sr. Hadade. Esta terceirização dos serviços foi a solução dos problemas com as entregas da Gráfica Arizona, pois resolver o problema de rotatividade e a “DF Transportes” comandada pelo Sr. Fernando Souza desenvolveu e cresceu graças ao desenvolvimento da Gráfica Arizona, que pode focar melhor em sua atividade principal.


  1. EMPREENDEDORISMO X OPORTUNIDADE

A terceirização de serviços é uma ferramenta muito utilizada pelas empresas com intuito de reduzir custos e aumentar a qualidade dos produtos ou serviços oferecidos, é uma estratégia empresarial para dividir responsabilidades, ou seja, além de reduzir os custos empresariais, a idéia de terceirização de serviços busca a eficiência e eficácia na produção de produtos ou serviços, a satisfação e fidelização do cliente, pois a empresa poderá voltar-se ao foco principal da empresa esboçado como atividade fim.

Porém existem muitas discussões quando falamos de terceirização, pois como todo assunto tem os prós e contras, sendo os pontos favoráveis à terceirização são: Redução da estrutura organizacional, redução de custos, inclusive tributários, redução do número de assalariados, redução da mobilização sindical dos empregados, agilidade nas decisões e ganho de tempo para gestão de negócios, diminuição do desperdício, globalização, aumento da especialização, e os pontos desfavoráveis são a falta de preparo da empresa contratada, a perda do controle de qualidade dos produtos e ainda aumenta os riscos empresariais e trabalhistas.

Para controlar ou reduzir os riscos empresariais com a terceirização é necessário a escolha certa da empresa à contratar, o acompanhamento do atendimento ao cliente, visando preservar a imagem da empresa junto aos clientes e fornecedores, cobrar a contratação de pessoas qualificadas e treinadas para execução das tarefas.

A terceirização também traz algumas desvantagens para os colaboradores da empresa, pois com a terceirização alguns colaboradores poderão ser demitidos, caso não houver interesse da empresa contratada pela mão de obra existente.

“Um dos principais riscos da terceirização é contratar empresas inadequadas para realizar os serviços, sem competência e idoneidade financeira, pois poderão advir problemas principalmente de natureza trabalhista. Outro risco é o de pensar a terceirização apenas como forma de reduzir custos, se esse objeto não for alcançado, ou no final a terceirização não der certo, implicará no desprestígio de todo o processo”. (MARTINS, 2001, p. 46).

Outra informação importante que a empresa deve estar ciente e ficar atenta é com relação ao vínculo trabalhista dos colaboradores da empresa contratada. O art. 2º da CLT define o empregador como empresa individual ou coletiva que assume riscos da atividade econômica, admite e assalaria e o art 3º define empregado como pessoa física que presta serviços não eventuais ao empregador, sob dependência de pagamento de salário, sob subordinação direta do empregador ou representante, não podendo ser substituída por outra pessoa.

Então na terceirização de serviços, a empresa deve ficar atenta, pois se os colaboradores da empresa contratada ficar subordinada diretamente à contratante se houve algum tipo de pagamento de produtividade diretamente ao colaborador, poderá ser reconhecido o vínculo empregatício entre as partes. Agora se houver um encarregado da empresa contratada e todas as informações forem repassadas diretamente à empresa, e esta repassar as orientações ao colaborador que irá liderar a equipe, poderá não haver vinculo empregatício entre o empregado e a tomadora de serviços. Porém vários tribunais do trabalho já foram favoráveis pelo reconhecimento de vinculo empregatício alegando subordinação indireta, a qual consiste em um repasse de ordens. Ou seja, caso a empresa contratada não repasse todas as verbas que são direito do colaborador, a tomadora dos serviços será intimada a pagar estas verbas desde que esteja citada no processo em andamento.

Verificando o caso apresentado (“Demita seu melhor funcionário”) notamos que os maiores problemas da empresa Gráfica Arizona eram a dificuldade rotatividade de colaboradores e a flexibilidade e pontualidade nas entregas dos produtos oferecidos. A estratégia adotada, de incentivar o seu melhor funcionário a abrir uma empresa de transporte, foi uma decisão arriscada, pois a empresa não perdeu o controle sobre a atividade de entrega, visto que a transportadora foi instalada dentro da própria empresa. Abaixo comentários sobre as vantagens e desvantagens da terceirização dos serviços de transporte para DF Transportes:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.2 Kb)   pdf (189.9 Kb)   docx (33.6 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com