TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O ENSINO DA GRAMÁTICA DE LINGUA PORTUGUESA NAS ESCOLAS

Por:   •  29/10/2016  •  Monografia  •  9.462 Palavras (38 Páginas)  •  552 Visualizações

Página 1 de 38

UNESPAR – CAMPUS DE UNIÃO DA VITÓRIA

COLEGIADO DE LETRAS

IVAN RONALDO ARAUJO DE SOUSA

O ENSINO DA GRAMÁTICA DE LINGUA PORTUGUESA NAS ESCOLAS

UNIÃO DA VITÓRIA

2014

IVAN RONALDO ARAUJO DE SOUSA

O ENSINO DA GRAMÁTICA DE LÍNGUA PORTUGUESA NAS ESCOLAS

Trabalho para obtenção de nota parcial da disciplina de Monografia, como requisito parcial para obtenção do título de Licenciado em Letras Português-Espanhol.

Orientador: Profª Karine Bueno Costa

UNIÃO DA VITÓRIA

2014

IVAN RONALDO ARAUJO DE SOUSA

O ENSINO DA GRAMÁTICA DE LÍNGUA PORTUGUESA NAS ESCOLAS

Trabalho de Monografia apresentado a Graduação em Letras Português-Espanhol da UNESPAR – Campus União da Vitória, como requisito parcial para obtenção do título de Licenciado em Letras Português-Espanhol.

COMISSÃO EXAMINADORA

____________________________________

UNESPAR – Campus União da Vitória

_____________________________________

UNESPAR – Campus União da Vitória

União da Vitória, ____ de ________ de 2014.

Dedico este trabalho a Minha família em especial a minha mulher Elza e meu filho Ivan Lucas que tiveram muita paciência comigo, quando deixava horas de laser para ficar me dedicando a este trabalho.

SUMÁRIO

IVAN RONALDO ARAUJO DE SOUSA 1

IVAN RONALDO ARAUJO DE SOUSA 2

IVAN RONALDO ARAUJO DE SOUSA 3

2.1 CONTEXTUALIZAÇÃO 8

2.2.1 Gramática normativa 10

2.2.2 Gramática Descritiva 12

2.2.3 Gramática Gerativa 13

2.2.4 Gramática Internalizada 15

2.2.5 Gramática Funcional: 16

3.1 GRAMÁTICA NAS ESCOLAS 18

4.1 PROPOSTA DE TRABALHO COM A GRAMÁTICA 23

1 INTRODUÇÃO

O ensino da gramática nas escolas, tema deste estudo, tornou-se um assunto bastante discutido entre os linguistas, gramáticos e os próprios professores, pois questiona-se sobre a metodologia empregada e a falta de interesse do alunos no aprendizado dessa norma padrão.

A gramática pode ser compreendida como um conjunto de regras de uma determinada língua, e tem como finalidade orientar e regular o uso da língua para uma melhor compreensão e comunicabilidade, estabelecendo um padrão na escrita e na oralidade.

Constata-se que em nosso país, que tem uma enorme extensão territorial com uma vasta variação linguística percebe-se que, a língua está em constante evolução e diversas vezes apresenta um distanciamento entre o que se usa de fato e o que apresenta-se as normas. Este fato não justifica o descaso com a Gramática, mas deve-se pensar que estratégias professor de língua portuguesa pode utilizar para ensinar a gramática nas escolas de forma que ela realmente seja apropriada pelos alunos?

Diante deste questionamento o objetivo do presente trabalho é apresentar o ensino da gramática de língua portuguesa nas Escolas e como objetivos específicos buscou-se: Pontuar os tipos de gramática, Descrever como pode-se trabalhar as normas gramaticais e Apresentar propostas de melhoria na eficácia dos alunos para a aprendizagem da gramática por meio de textos, com enfoque nas charges.

Nota-se que há um aumento da presença de charges, cartuns, tiras e quadrinhos nos livros didáticos modernos, é um recurso que estimula a leitura visual, a reflexão e a interpretação. Da mesma forma, percebe-se que a maioria dos alunos apresenta interesse nestes recursos.

Com efeito, este estudo, trata-se de uma pesquisa bibliográfica que tem como aporte os teóricos: Antunes, Travaglia, Neves, Bechara e Possenti entre outros.

O referido trabalho está consolidado em seis capítulos, o primeiro, tem-se a introdução, o segundo capítulo denominado Contextualização, faz referência ao conceito e histórico da evolução da gramática ao longo dos tempos. Já o terceiro capítulo, aborda cinco tipos de gramática: normativa, descritiva, gerativa, internalizada e funcional, respectivamente.

O quarto capítulo, A Gramática na Escola, aponta críticas ao ensino da mesma e tece algumas possíveis sugestões e o quinto capítulo apresenta propostas de melhoria por meio do uso de textos, com enfoque nas charges, depois, o quinto capítulo, tem-se as considerações finais e por último as referências.

Cabe salientar que o referente estudo não tem a pretensão de esgotar o tema, e sim apenas mostrar uma estratégia, uma sugestão que pode ser aplicada na sala de aula para facilitar a compreensão da gramática, portanto, não é uma receita pronta, deve-se levar em consideração a realidade de cada turma.

2 CAPÍTULO I

2.1 CONTEXTUALIZAÇÃO

Pode-se

...

Baixar como (para membros premium)  txt (61.7 Kb)   pdf (284.4 Kb)   docx (42.2 Kb)  
Continuar por mais 37 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com