TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Estigma Do Passivo Sexual

Por:   •  1/8/2016  •  Resenha  •  3.516 Palavras (15 Páginas)  •  462 Visualizações

Página 1 de 15

Uff -Universidade Federal Fluminense [pic 1]

Departamento de Segurança Pública

Disciplina: Sociologia da violência

Docente: Vivian Paes

Discente: Laíza Bastos Vieira - 2º período

Rafael Oliveira

Wemerson Gonçalves

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                        

Seminário :  MISSE, Michel . O Estigma Do Passivo Sexual. 3ªed. Rio de Janeiro:Booklink, 2005.

Niterói ,2016


O mito da feminilidade

Inicia abordando a movimentação feminina –feminista- exigindo direitos civis mais igualitários entre homens e mulheres e compara a posição feminista aos grupos estigmatizados como os homossexuais.

O autor questiona logo de início “mito da feminilidade” onde nem está tratando a esfera política ou econômica, mas sim do âmbito sexual, pois a mulher sempre foi tida como objeto de realização dos desejos do homem nas sociedades ocidentais e recore a Simone de Beauvoir para ratificar a afirmativa por este alegar que as mulheres pertencem ao “ segundo sexo” tendo que ocupar efetivamente lugares secundários pertinentes a sua “classificação” .

Misse faz referência ao Catolicismo ao apontar Maria que concebe ser mãe de forma diferente do usual, sem sexo, fecundada pelo Espírito Santo e mesmo tendo Maria um papel de suma importância nesta “lenda católica” (grifo meu) não é a protagonista da história ,  papel este que é ocupado por seu filho Jesus e Deus, ambos do sexo masculino. Para Weber esta lógica assexuada entra em embate direto com “a maior força irracional da vida: o amor sexual”. (Nas religiões africanas a sexualidade e o sexo passam longe de ser um tabu, pelo contrário, ela é latente em todos tendo até um orixá conhecido pelo seu falo de tamanho avantajado, Exú).

Apesar de já ter sido desvinculada a ideia de diferenças biológicas entre homens e mulheres com base em grandes estudos, o autor conta que para Freud insistiu que a ausência do falo diminuía a mulher e baseou assim sua teoria da sexualidade. (Gostaria de entender se um transexual seria considerado por ele uma mulher forte só por ter um pênis).

 “No ato sexual, o homem está em brios para mostrar sua potência sexual, enquanto a mulher espera que ele se satisfaça. Esta diferença fundamental na função biológica é subjacente a uma tendência para a dominação e o êxito do homem e para a dependência na mulher”.

 Neste trecho de Erich Fromm está explícita que a relação de dominação masculina vai além do sexo, ela levada a todas as esferas e é ratificada por frases do cotidiano como  “ Atrás de um homem, sempre tem uma grande mulher” (autor desconhecido). Fromm também levanta a questão das características– homens ousados e corajosos e mulheres pacientes e encantadoras- que são transportadas para os consultórios de psicologia a com a finalidade de traçar os perfis dos pacientes.

  Misse apresenta um quadro onde faz uma lista de atributos da Feminilidade x Virilidade sob, segundo o próprio, um olhar machista. São alguns:

Feminilidade                        Virilidade         

Doce , suave                         Duro,rude

Sentimental                         Frio

Frágil                                 Forte

Virgem                                   Expert                

Monogâmico                         Poligâmico

Fiel                                 Infiel

E ao elencar a palavra “frágil” a relaciona a “passividade” feminina o que justificaria a, mesmo tratando de uma condição física, a inferioridade feminina.

Ele também conta uma experiência de campo muito interessante, e bastante comum, que é a busca de um emprego na área de construção civil onde ele, Maria das Graças e Darcy com currículos bem parecidos se colocam a disposição, porém somente ele e Darcy são convocados para entrevista presencial e Darcy tem sua entrevista findada com menos de cinco minutos com a justificativa de que “o tipo de trabalho não condizia com a presença feminina”. Sim, Darcy era uma mulher, que por ter um nome que não denota sexo, não teve seu currículo descartado como o de Maria. Atualmente há até ascensão a cargos tidos com masculinos, mas notória que ainda existe uma disparidade salarial.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.2 Kb)   pdf (267.9 Kb)   docx (338.2 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com