TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Estudo Dirigido Pensamento Sociológico

Por:   •  6/2/2020  •  Trabalho acadêmico  •  1.851 Palavras (8 Páginas)  •  138 Visualizações

Página 1 de 8

Questão 01 -

A especificidade do pensamento sociológico é definida primeiramente pela imaginação sociológica. Tal prática permite não só ao Sociólogo, mas a todos que vivem em sociedade analisar profundamente todo e qualquer evento, manifestação ou comportamento humano, tanto a nível individual quanto a nível de sociedade. Essa imaginação começa simples, apenas com a observação de algo realizado por um indivíduo ou por um grupo de indivíduos. Após a observação, várias hipóteses podem ser formuladas, assim como vários fatos podem ser confirmados. Após a imaginação das hipóteses, teorias podem ser formuladas para indicar a causa de tal comportamento observado ou até mesmo sugerir propostas de intervenção, caso seja esse o objetivo da pessoa que realiza a análise.

Para ilustrar como funciona a imaginação sociológica pode-se considerar o ato de comprar um automóvel. Antes de realizar a compra, a pessoa primeiro vende seu carro antigo, por um preço determinado pelo mercado, que se encontra em tabelas. Pode-se analisar o porquê do valor escrito na tabela, mas não é o objetivo aqui. Durante ou após a venda, a pessoa realiza a escolha do novo modelo que deseja adquirir. Em primeiro lugar, é válido ressaltar que um carro na sociedade ocidental atual é um item de status, portanto, tal fator pode ser determinante na escolha. Em segundo lugar, alguns modelos possuem mais status que outros, fator que em parte é determinado pela sociedade a qual está inserida essa pessoa. Considere que dentro da sociedade a qual está inserido o comprador, compram-se mais veículos da marca X em relação a marca Y pelo simples fato de X ser europeu, embora Y tenha maior qualidade em seus produtos.

A escolha da marca X pressupõe que produtos europeus eram referência no passado, característica que é assumida pela sociedade hoje, embora possa não ser mais verdade. Ou até mesmo que tais produtos supriram melhor as gerações anteriores apenas por ter uma função diferente em relação a outras marcas. Todo esse passado contribuiu para que X seja considerada melhor que Y hoje.

O exemplo acima mostra uma pequena amostra de como a imaginação sociológica permite que seja visto ou determinado um fenômeno social amplo a partir de uma simples observação de um comportamento individual em uma sociedade. Como uma simples atitude de uma pessoa pode ser relacionada a atitudes tomadas por outros.

Tal evento descrito acima mostra o conceito de estrutura social, que diz que existem padrões nos comportamentos e relações das pessoas. Tais estruturas estão em constante mutação, causada pelos próprios indivíduos da sociedade.

Junto ao pensamento sociológico, várias contribuições são dadas as vidas dos indivíduos em geral. Primeiramente ao que diz respeito à consciência das diferenças culturais. Esse pensamento permite uma visão dos acontecimentos por outro ponto de vista. Para ilustrar, pode-se considerar uma pessoa oriunda do Japão que passa a morar no Brasil. Os hábitos dessa pessoa nova no país podem causar estranheza, exclusão ou até agressão física. Ao olhar o mundo pelos olhos dela, é possível perceber os problemas que ela tem, assim como pensar em formas de melhorar a sua condição no novo lugar.

O método sociológico permite análises profundas sobre os resultados de iniciativas políticas. Tal análise verifica se a iniciativa teve ou não sucesso e caso não teve, identifica as possíveis causas do fracasso. Por exemplo, a implementação de cotas para diversos segmentos da sociedade com o objetivo de facilitar o acesso à educação superior mostrou-se bem sucedida. A taxa de evasão dos alunos que ingressaram na faculdade por meio de cotas mostrou-se menor em relação a alunos que ingressaram por outros sistemas. As oportunidades propiciadas pela implementação das cotas levou pessoas sem condições, mas com capacidade, a estudar em instituições de excelência.

E por último, o pensamento sociológico permite um maior auto-esclarecimento. Ao praticá-lo, o pensamento proporciona um entendimento maior sobre suas ações, assim como o motivo de serem como são e o seu papel na sociedade. Tal entendimento pode acarretar mudanças nas estruturas sociais, conceito abordado anteriormente, pois têm-se um maior controle sobre o funcionamento da sociedade quando se é esclarecido o seu funcionamento.

Questão 2 –

A sociologia surgiu em meados do século XIX, em um contexto de mudanças. A já falida sociedade feudal dava lugar a nova forma de organização da sociedade, contemporânea, capitalista. Portanto, a revolução francesa ocorrida nos séculos XVII e XIX contribuiu para o surgimento de novas forma de organização social, onde a sociedade, cansada da Monarquia, da Igreja e das atuais instituições e costumes, lutou pela mudança radical da sociedade, destituindo os nobres e o clero, e apoiando a burguesia na sua ascensão ao poder.

Outra mudança que contribuiu para o surgimento da Sociologia enquanto ciência, foi a ascensão do capitalismo durante a revolução industrial, que teve início na Inglaterra em meados do século XVII. Esta mudança radical na forma de produzir riquezas, transformou um sociedade majoritariamente agrária em predominantemente urbana em um curto período de tempo. O êxodo rural decorrente da industrialização trouxe consigo diversas mudanças nas relações interpessoais e na organização da sociedade como um todo. Antes um agricultor vivia com o fruto de seu trabalho na terra e depois vivia com o pagamento por seu trabalho em uma fábrica. Antes um artesão era requisitado por seu trabalho especializado e depois perdeu sua ocupação para uma máquina.

Não só foram alteradas as relações de trabalho, mas também o espaço físico do país sofreu alterações radicais. O surgimento e crescimento desordenado de cidades, não se preocupou com condições mínimas de sobrevivência humana, como moradias adequadas, sistema de esgoto, saúde, lazer. E com o passar do tempo, tais problemas geraram outros, como violência, infanticídio, alcoolismo e epidemias de doenças.

A revolução industrial também trouxe consigo a ascensão do proletariado. Tal grupo cresceu em voz devido ao abuso de seus patrões durante a jornada de trabalho, muitas vezes abusivas, com baixos salários. Os proletários diante de tal situação, se organizaram e lutaram pela criação de leis que protegessem seus interesses contra os industriais. Tais movimentos contribuíram para o surgimento do socialismo como forma de resolver esses problemas.

As mudanças supracitadas mudaram drasticamente a forma de viver em sociedade e como o homem pós-moderno enxergava a si mesmo, o que tornou necessário uma

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.3 Kb)   pdf (42.6 Kb)   docx (11.9 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com