TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Fichamento o Que é Sociologia

Por:   •  19/8/2019  •  Resenha  •  940 Palavras (4 Páginas)  •  242 Visualizações

Página 1 de 4

Universidade Federal da Bahia                                                        08-05-2015

Disciplina: Introdução a Sociologia I

Professora: Ana Magda Carvalho

MARTINS, Carlos Benedito. O que é Sociologia. 38ª ed. - São Paulo: Brasiliense, Coleção Primeiros Passos, 1994.

p. 7 – “A sociologia constitui um projeto intelectual tenso e contraditório. Para alguns ela representa uma poderosa arma a serviço dos interesses dominantes, para outros ela é a expressão teórica dos movimentos revolucionários.”

O século XVIII foi marcado pela Revolução Industrial e Revolução Francesa. Sendo que a primeira simbolizou o trunfo da indústria capitalista. A sociologia surge justamente nesse período para tentar dialogar com a emergente sociedade capitalista, mas o termo sociologia só aparece em 1830.

p.15 – “Pensadores como Owen (1771-1858), William Thompson (1775-1833), Jeremy Bentham (1748-1832), só para citar alguns daquele momento histórico, podiam discordar entre si ao julgarem as novas condições de vida provocadas peta revolução industrial e as modificações que deveriam ser realizadas na nascente sociedade industrial, mas todos eles concordavam que ela produzira fenômenos inteiramente novos que mereciam ser analisados.”

A sociologia surge com as transformações geradas pela revolução industrial e também com as mudanças de pensamento e econômicas que já estavam acontecendo na Europa desde o século XVI.

Saint-Simon (1760-1825) era positivista e conservador. Ele pensava que os conflitos sociais iriam terminar a medida que acontecesse o progresso econômico. Simon acreditava que a elite deveria tomar a iniciativa para melhorar as condições de vida dos trabalhadores.

p. 31 – “Na concepção de um de seus fundadores, Comte, a sociologia deveria orientar-se no sentido de conhecer e estabelecer aquilo que ele denominava leis imutáveis da vida social, abstendo-se de qualquer consideração crítica, eliminando também qualquer discussão sobre a realidade existente, deixando de abordar, por exemplo, a questão da igualdade, da justiça, da liberdade.”

p. 46 -  “Também para Durkheim (1858-1917) a questão da ordem social seria uma preocupação constante. De forma sistemática, ocupou-se também com estabelecer o objeto de estudo da sociologia, assim como indicar o seu método de investigação. É através dele que a sociologia penetrou a Universidade, conferindo a esta disciplina o reconhecimento acadêmico.”

A obra de Durkheim foi feita em um período de crises econômica e também de avanços tecnológicos, como a utilização do petróleo e eletricidade. Ele discordava das teorias socialistas e via com otimismo a sociedade industrial. Durkheim acreditava que os problemas existentes não eram da economia, mas sim da fragilidade moral da época. Segundo ele a sociedade estava em anomia, ou seja, sem regras. O autor também defendia que a sociedade deveria ser analisada da mesma forma que a natureza.

p. 52 – “A formação e o desenvolvimento do conhecimento sociológico crítico e negador da sociedade capitalista sem dúvida liga-se à tradição do pensamento socialista, que encontra em Marx (1818-1883) e Engels (1820-1903) a sua elaboração mais expressiva.”

Marx e Engels tinham como base de seus estudos o materialismo histórico, pois eles concluiriam que a sociedade deve ser analisada a partir de sua base material, que seria sua estrutura econômica. Eles também deixaram claro a relação entre seus conhecimentos e os interesses do proletariado.

Max Weber (1864-1920) era alemão e foi decisivo para a profissionalização da sociologia no momento em que isolou a disciplina dos movimentos revolucionários. Ele considerava o indivíduo e sua ação como ponto chave da investigação. Weber, ao contrário de Marx, não via o capitalismo como algo injusto, irracional e anárquico.

No início do século XX a sociologia passou por uma de suas fases mais produtivas, firmando-se a pesquisa de campo. Os estudiosos então passaram a classificar as diferentes formas de relações sociais que ocorreram em todas as sociedades, independentemente do tempo e do lugar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)   pdf (93.6 Kb)   docx (9.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com