TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Menino selvagem

Por:   •  26/1/2017  •  Artigo  •  1.010 Palavras (5 Páginas)  •  408 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 2]

  1. Caracterize o estado de Victor quando este foi encontrado na floresta.

O Victor quando foi encontrado em tal estado no meio da floresta que acabou por assustar uma simples mulher que ali andava a apanhar frutos silvestres; essa mesma mulher ao se assustar foi chamar os homens da sua aldeia. Estes acabaram por capturar o Victor, pois ele era um autêntico Homem primitivo, igual aos que havia há muitos anos atrás, pois a sua captura foi feita como se caça um animal, até mesmo os homens que o caçaram tiveram certas dificuldades na sua captura. Ele movimentava-se como um macaco se movimenta.

  1. Descreva o processo de aprendizagem pelo qual Victor passou quando esteve na casa do Dr. Itard.

Os processos de aprendizagem não eram iguais aos que nos estamos habituado a ver. Pois ele por vezes era ensinado como nós ensinamos um animal. Quando ele fazia alguma coisa bem, recebia uma recompensa que, por vezes, era um simples copo de água. Ele começou por receber instrução como andar direito, como se vestir e só passado alguns tempo é que ele acabou por aprender algo mais direcionado para a parte escolar. Pois nesse âmbito ele aprendeu a fazer alguns sons e a prenunciar algumas palavras como leite e ate mesmo a escrevera-las mas isto tudo porque ele tinha necessidade das mesmas ele fazia isto por memorização.

  1. Comente a seguinte afirmação do Dr. Itard relativamente a Victor “ele olha sem ver e ouve sem escutar”.

A seguinte afirmação no meu entender quer dizer que ele conseguia ouvir como uma pessoa normalíssima, o problema é que ele estava habituado aos sons que ouvia na selva enquanto viveu lá como um simples homem primitivo, daí que os sons que ele ouvia na casa do Dr. Itard eram estranhos, então ele não reagia a certo tipo de sons, pois não estava habituado a eles. Assim, não lhe causavam qualquer tipo de reação, pois ele não os conhecia.

  1. Um dia Victor entra na cozinha, o apelo à liberdade é grande e foge de casa. No entanto, quando menos se espera, regressa voluntariamente. Em seu entender, explique por que motivo isto sucedeu.

Victor fugiu e voltou para a selva e quando chegou à selva ele teve a necessidade de comer como outro qualquer ser humano tem, então aí ele teve de ir tentar roubar alimentos junto das habitações que estavam por perto. Foi aí que ele percebeu que enquanto esteve na casa do Dr. Itard não precisava de andar a fugir de ninguém, pois tinha comida sempre a disponibilidade e de uma maneira muito mais fácil daquela a que estava habituado. No meu entender este foi o motivo que o fez o Victor voltar para a casa do Dr. Itard, pois ele reparou que la tinha melhores condições para viver sem precisar de andar a roubar e a fugir das pessoas. Como tudo não nos podemos esquecer que ele também sentiu a falta de sentimento que tinha em casa do Dr. Itard e começou como qualquer ser humano a gostar de viver em sociedade.

  1. Comente a seguinte afirmação feita pelo Dr. Itard e dirigida a Victor: “embora já não sejas um selvagem, também ainda não és um homem, és um jovem extraordinário.”

O que o Dr. Itard quis dizer com esta afirmação, no meu entender, foi que o Victor já não era um selvagem, pois ele já não tinha certos comportamentos que alguns selvagens têm. Mas também ainda não era um homem normal, isto de homem normal é o conceito utilizado para um ser humano comum, Victor ainda tinha muito para aprender por isso que ele ainda não era um homem normal. Mas sim um miúdo extraordinário, pois o Dr. Itard chegou a pensar que ele não era capaz de aprender algo e ficou desanimado em certa altura. Por estes motivos, ele ao olhos do Dr. Itard é um rapaz extraordinário porque afinal ele com uma aprendizagem diferente, por vezes, da normal conseguiu aprender certas coisas que um ser humano também realiza como por exemplo a simples questão de dormir como uma pessoa normal, ele ao início não conseguia e acabava por dormir debaixo da cama. E qual é o sentido de humano que foi abordado nas aulas e que não se aplica ao menino selvagem?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)   pdf (109 Kb)   docx (487.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com