TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O PLANEJAMENTO SOCIAL

Por:   •  23/4/2017  •  Abstract  •  1.039 Palavras (5 Páginas)  •  200 Visualizações

Página 1 de 5

 UNIVERSIDADE ESTACIO DE SÁ

[Digite aqui o resumo do documento. Em geral o resumo é uma breve descrição do conteúdo do documento. Digite aqui o resumo do documento. Em geral o resumo é uma breve descrição do conteúdo do documento.]


                                                        Apresentação

O livro fala sobre técnicas de planejamento que ajudam a planejar melhor os trabalhos.

A autora retomou os procedimentos já publicados com adaptações mais modernas utilizadas no planejamento na área social.

Primeiramente ela aborda o planejamento como  processamento lógico e político.

Na segunda parte a autora descreve  as análises do processo de planejamento. Como:

- reconstrução dinâmica do objeto, o estudo;

-Diagnóstico;

-A tomada de decisões referentes a prioridade;

-Objetivos e alternativas de ação;

-A elaboração de planos;

-Programas e projetos;

-A execução propriamente dita;

-A implementação, (execução);

-A implantação,( introdução);

-Controle;

-A avaliação;

-A retomada do processo.

 

 

                                       A RACIONALIDADE DO PLANEJAMENTO

 

Planejamento é exemplificado como processo de margem racional e científica, se encadeia em atos decisórios, imposto em situações definidas de necessário reconhecimento teórico, científico e técnico.

Ele refere-se também: a decisão de caminhos a serem percorridos, providências indispensável a sua adoção, acompanhamento da execução, controle, avaliação e redefinição da ação.

A racionalidade do planejamento implantado leva as pessoas a planejar as suas ações mesmo sem aperceberem.

Promove materiais para agir numa ordem analítica, prevê limites, possibilidades, planejar objetivos, e estratégias.

Em épocas passadas o homem já usava alternativas para resolver as suas ações de maneira lógica, e planejada, através de seus conhecimentos, e do pensamento.

A sistemática surge para empenhar no poder de direção em maior escala e direção com que trabalhavam, tendo que encarar problemas, enfrentar mudanças, reparações e arranjos institucionais.

Tinha que ter cada vez mais conhecimento da intencionalidade dos problemas, das abordagens, e decidir os objetivos de mudanças.

Conforme Tragtenberg (1967), o planejamento segue o perfil da modernidade:

-Revolução econômico-social;

-Mudanças ideológicas;

-Estrutura de poder.

O planejamento quanto processo racional se organiza:

-Reflexão;

-Decisão;

-Ação;

-Retomada da reflexão.

Que conforme Ferreira(1965), o planejamento se organiza por operações complexas e interligadas relacionadas a decisões e execuções.

 

 

O PLANEJAMENTO COMO PROCESSO POLÍTICO

A estratégia da utilização do planejamento político no contexto de direcionamento efetivo de um trabalho a ser feito, busca um entendimento mais amplo das relações sociais e de poder, ou seja, conhecer os sujeitos sociais inseridos no processo de planejamento. O que é fundamental para que o profissional tenha um posicionamento político não só das questões apresentadas, mas das parcerias e das responsabilidades de cada um.

Para que o planejamento seja entendido e ter clareza da qual direção da pratica a ser usada, não basta ter só um conhecimento de habilidades técnico- operativa ou teórica- prático, quando não se tem um conhecimento dos grupos que estão inseridos no processo de planejamento no âmbito do procedimento a ser feito. Portanto, a ação política é importante e que estabelece um conjunto de ordenação a serem desenvolvidas.

Como:

-EQUACIONAMENTO

-DECISÃO

-OPERACIONALIZAÇÃO

-AÇÃO

Na construção do que vai ser planejado, o equacionamento viabiliza informações necessárias para sistematizar e avaliar a capacidade do processo de planejamento de forma simples e com clareza. Assim, havendo uma percepção nas relações sociais, estabelecendo a individualidade a cerca da visão posta por cada pessoa e no uso da metodologia e na sociedade.

Seguindo nas considerações da perspectiva de realidade das relações sociais em sua objetividade no contexto de um olhar cultural e conservador, onde a política se faz presente. O planejador político afasta qualquer possibilidade a cerca de uma atitude singular, dando espaço para uma reflexão dos casos que ocorre através do ser social.

A Decisão:

Está interligada com as outras atividades, que são equacionamento que já foi comentada, a operacionalização e ação que ainda falaremos.

A decisão diz respeito às escolhas feitas dentre as informações de relevância que nem sempre estão em conformidade, mas são fundamentais para a continuidade do processo. O planejador nem sempre está envolvido de perto com esta atividade, vai depender do envolvimento com as questões a qual trabalha e suas opões ideopolíticas e as singularidades dos caso.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)   pdf (92.5 Kb)   docx (11.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com