TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Papel da Qualidade e Sua Importância Estratégica nas Organizações

Por:   •  25/10/2022  •  Resenha  •  1.771 Palavras (8 Páginas)  •  70 Visualizações

Página 1 de 8

Serviço de aprendizagem comercial – Senac

Andrea Sales Martins Gonçalves

Atividade avaliativa 1

O papel da Qualidade e sua importância estratégica nas organizações

Varginha

2022

Atividade avaliativa 1

Resenha da videoaula 1: O papel da Qualidade e sua importância estratégica nas organizações

Introdução

Nesta atividade irei apresentar, o mercado de trabalho para o técnico em qualidade. Será o mercado de trabalho e todos as áreas de atuação para esse profissional, habilidade técnicas que devem ser desenvolvidas, quais ferramentas usadas e quais as melhores formas de adotá-las no dia a dia. Falarei dos criados das ferramentas da qualidade, um pouco de cada delas e como inseri-las em projetos de melhorias.

Desenvolvimento


Contextualização com o mercado e perfil profissional.

        O mercado de trabalho para o técnico de qualidade é muito amplo, o que para quem está tentando ingressar na área como estudante, assim como eu estudante do curso técnico me motiva a pesquisar e estudar muito, pois as possibilidades são infinitas. Esse profissional é responsável por garantir que os serviços prestados, seja entregue com excelência, através dos processos de qualidade quer qual seja a área de atuação de uma empresa. E para que esse trabalho seja feito com a devida excelência ele usa de ferramentas da gestão de qualidade.

        Documentando todo o processo desde o início em conjunto com toda equipe que irá acompanhar. Iniciando com brainstorming “chuva de ideias”, é nesta reunião em que as melhores ideias serão discutidas e através disto as melhores ações serão tomadas pelo profissional de qualidade. Através deste processo o sucesso do projeto começará a sair do papel. Para isso o profissional de qualidade precisa ter um bom network com a equipe envolvida dentro e fora da empresa. Uma das habilidades essenciais para essa profissão. Além destas outras são de suma importância também:

  • Comunicação: Saber se posicionar, direcionar atribuições e esclarecer qualquer fragmento de dúvida;
  • Liderança: Saber comandar uma equipe, distribuir as funções de forma que todos se sintam confortável em participar do projeto;
  • Organização: Saber fazer bom uso das ferramentas da qualidade;
  • Disponibilidade para receber críticas e aceitar sugestões.

Mercado de trabalho para o profissional de nível técnico da área de qualidade.

O mercado de trabalho é amplo para os profissionais desta área, podendo atuar em diversos segmentos, tendo especialização em diversas áreas de atuação. Podendo trabalhar em parceiras com setores como recursos humanos, segurança do trabalho, produção, logística entre outras.

Atuação e atividades do técnico em qualidade em diversos segmentos.

Podendo atuar como técnico, inspetor, auditor entre outros. Empresas de diversos setores, sejam elas de pequeno, médio e grande porte buscam pelo profissional de qualidade. Em especial empresa no ramo da indústria onde as certificações de ISO são de suma importância para sua reputação. Para um profissional que atua em outra área, mas com conhecimento técnico em qualidade a infinidade de projeto de melhorias que pode ser adotado, para o seu setor, seu comércio ou sua pequena empesa. O conhecimento das ferramentas da qualidade, nos possibilita organizar até as tarefas diárias.

Uma das principais funções de um profissional de qualidade é acompanhar os indicadores de desempenho, identificar deficiência dos processos, participa no planejamento de auditorias e validações e elabora plano de ações preventivas e corretivas. Assim contribuindo com a melhoria dos processos na empresa.

O papel da qualidade e sua importância estratégica nas organizações.

Sem um padrão, dificilmente uma empresa conseguirá se manter no mercado por muito tempo, os clientes estão cada vez mais exigentes e cabe as empresas se adequar as exigência e o profissional de qualidade é o responsável por nos entregar essa qualidade.

Investir em novas tecnologias é um o primeiro passo que a empresa deve para se adequar as novas tendências da qualidade. A gestão da qualidade deve estar buscando sempre se aprimorar, visando sempre uma melhoria contínua em seus processos. Quando a empresa investe na qualidade, ela recebe em troca diversos benefícios em todas os segmentos, os principais são?

  • Satisfação do cliente: O mais importante benefício, cliente satisfeito traz novos clientes e eleva a reputação da empresa. Tornando-os em embaixador da marca;
  • Redução de custo por falhas: Evitando retrabalho, com a entrega de produtos de qualidade, descartes desnecessário, trazendo assim economia para os cofres da empresa;
  • Competitividade: Tornando-se conhecida e atraindo clientes da concorrência.

 

Cases de sistemas da qualidade

        A ISO 9001 é tão importante que ela atinge todas as áreas de atuação. Graças a ela as empresas do vídeo em questão, obtiveram sucesso em seus projetos através das ISO’S e das ferramentas da qualidade.
A primeira uma empresa uma empresa do ramo de móveis planejados, encontrou nas ISO 9001, a qualidade que buscava no atendimento ao cliente, na parte operacional administrativa, trazendo melhorias no processo de controle de documentação, obtendo assim diminuição nas perdas e retrabalhos.

A segunda empresa uma empresa metalúrgica, que passava por um processo de falhas internas entre os setores e buscava a certificação ISO TS 16949, implementou o 5’s que não foi bem aceito de início pelos funcionários. Mas graças a essa essencial ferramenta da qualidade os 5S’s hoje alcançaram o sucesso e a certificação que buscavam, seus processos melhoram internos com documentação e organização dos arquivos e nos processos de produção, obtendo assim a ISO 9001.

A terceira empresa uma empresa voltado a ramo de software, que atende diversas áreas de atuação, a certificação só trouxe melhoria em seus processos, trazendo padronização e controle de qualidade. A ISO 9001 também foi responsável pelo melhoria contínua nesta empresa, que agora busca outras certificações, como a CMM.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12 Kb)   pdf (130.2 Kb)   docx (13.4 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com