TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Que é Pedagia E Quem é O Pedagogo

Casos: O Que é Pedagia E Quem é O Pedagogo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/5/2014  •  1.630 Palavras (7 Páginas)  •  347 Visualizações

Página 1 de 7

1 INTRODUÇÃO

Ao ler o artigo “Natureza e identidade da pedagogia. O que é a pedagogia e quem é o pedagogo”, percebi o importante papel do Pedagogo na sociedade, visto ser um profissional que luta pela qualidade da educação e que de forma direta ou indiretamente contribui bastante com os processos de transmissão e assimilação de saberes e modos de ação, tendo em vista objetivos de formação humana previamente definidos em sua contextualização histórica

Ser professor, ser professora é um privilégio. É cuidar da humanização e da dignidade das pessoas. Precisamos lutar por melhores salários, melhores condições de trabalho, bibliotecas, prédios mais bonitos e mais adequados. Mas, juntamente com isso, vamos assumir nossa missão pedagógica, vamos investir no nosso ambiente de trabalho, vamos transformar nossas escolas em espaços de aprendizagem, de formação continuada, aprendendo, dentro da escola, as novas exigências da nossa profissão.

Este trabalho mostrará um pouco sobre quem é esse profissional, e como ele tem colaborado para uma educação de qualidade em nosso país.

2 DESENVOLVIMENTO

O pedagogo é um profissional que luta pela qualidade da educação. Esse tema tão discutido e carente no Brasil é o lema do Pedagogo, afinal ele avalia as técnicas dos professores, com o objetivo de cumprir as metas de ensino propostas pela escola. Ele pode atuar, também, na coordenação de escolas, verificando os currículos das aulas e se eles condizem com as leis educacionais do Ministério da Educação (MEC). Pode, ainda, trabalhar com equipes multidisciplinares – psicólogos, psicopedagogos e fonoaudiólogos – organizando planos de trabalhos.

Pode atuar como professor, dando aulas na educação infantil, nas séries iniciais do fundamental e nos cursos de formação de professores. Uma de suas funções bastante requisitadas é trabalhar com crianças que tenham dificuldade de aprendizado ou alguma deficiência que as atrapalhe, como visual, motor ou auditiva. Para isso, o profissional garante, por meio de técnicas e modos especiais, que haja a inclusão desses alunos na sociedade.

Para mim o pedagogo é o profissional ligado diretamente à educação. Que atua em várias instâncias da prática educativa, direta ou indiretamente ligadas à organização e aos processos de transmissão e assimilação de saberes e modos de ação, tendo em vista objetivos de formação humana previamente definidos em sua contextualização histórica.

O curso de Pedagogia se destina a formar o pedagogo-especialista, isto é, um profissional qualificado para atuar em vários campos educativos, para atender demandas socioeducativas (de tipo formal, não formal e informal) decorrentes de novas realidades, tais como novas tecnologias, novos atores sociais, ampliação do lazer, mudanças nos ritmos de vida, sofisticação dos meios de comunicação. Além disso, informar as mudanças profissionais, desenvolvimento sustentado, preservação ambiental, nos serviços de lazer e animação cultural, nos movimentos sociais, nos serviços para a terceira idade, nas empresas, nas várias instâncias de educação de adultos, nos serviços de psicopedagogia, nos programas sociais, na televisão e na produção de vídeos e filmes, nas editoras, na educação especial, na requalificação profissional etc. A caracterização de pedagogo-especialista é necessária para distingui-lo do profissional docente. Importa formalizar uma distinção entre trabalho pedagógico (atuação profissional em um amplo leque de práticas educativas) e trabalho docente (forma peculiar que o trabalho pedagógico assume na escola).

Caberia, também, entender que todo trabalho docente é trabalho pedagógico, mas que nem todo trabalho pedagógico é trabalho docente. Fica claro, portanto, que há uma diversidade de práticas educativas na sociedade e, em todas elas, desde que se configurem como intencionais, está presente a ação pedagógica. A contemporaneidade mostra uma “sociedade pedagógica”, revelando amplos campos de atuação pedagógica. A partir de indicações de BEILLEROT (1985), podemos definir para o pedagogo duas esferas de ação educativa: escolar e extraescolar.

A Pedagogia, mediante conhecimentos científicos, filosóficos e técnico-profissionais, investiga a realidade educacional em transformação, para explicitar objetivos e processos de intervenção metodológica e organizativa referentes à transmissão/assimilação de saberes e modos de ação. Ela visa o entendimento, global e intencionalmente dirigido, dos problemas educativos e, para isso, recorre aos aportes teóricos providos pelas demais ciências da educação.

O pedagogo é o profissional que atua em várias instâncias da prática educativa, direta ou indiretamente ligadas à organização e aos processos de transmissão e assimilação de saberes e modos de ação, tendo em vista objetivos de formação humana previamente definidos em sua contextualização histórica. Esse entendimento permite falar de três tipos de pedagogos:

• 1)pedagogos lato sensu, já que todos os profissionais se ocupam de domínios e problemas da prática educativa em suas várias manifestações e modalidades, são, genuinamente, pedagogos. São incluídos, aqui, os professores de todos os níveis e modalidades de ensino;

• 2) pedagogos stricto sensu, como aqueles especialistas que, sempre com a contribuição das demais ciências da educação e sem restringir sua atividade profissional ao ensino, trabalham com atividades de pesquisa, documentação, formação profissional, educação especial, gestão de sistemas escolares e escolas, coordenação pedagógica, animação sociocultural, formação continuada em empresas, escolas e outras instituições;

• 3) pedagogos ocasionais, que dedicam parte de seu tempo em atividades conexas à assimilação e reconstrução de uma diversidade de saberes.O curso de Pedagogia se destina a formar o pedagogo-especialista, isto é, um profissional qualificado para atuar em vários campos educativos,para atender demandas socioeducativas (de tipo formal, não formal e informal) decorrentes de novas realidades, tais como novas tecnologias, novo setores sociais, ampliação do lazer, mudanças nos ritmos de vida, sofisticação dos meios de comunicação.

A luta contra a exclusão social e por uma sociedade justa, uma sociedade que inclua todos, passa fundamentalmente pela escola, passa pelo nosso trabalho de professores. Para isso, são necessários pedagogos. Pedagogos para vários campos educacionais. Mas principalmente pedagogos escolares, com competência para coordenar e fazer funcionar uma escola interdisciplinar, coletiva, propondo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.7 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com