TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Roteiro de Elaboração de Projeto

Por:   •  18/10/2020  •  Projeto de pesquisa  •  651 Palavras (3 Páginas)  •  172 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

PRÓ-REITORIA DE GESTÃO DE PESSOAS

DIVISÃO DE CAPACITAÇÃO E EDUCAÇÃO PROFISSIONAL

[pic 2]

DECISÕES PRELIMIRAES PARA A REALIZAÇÃO DE UM PESQUISA

A PRODUÇÃO DO PROJETO DE PESQUISA

Observe o roteiro abaixo e responda as perguntas:

  1. Qual o meu tema de investigação?

AS FERRAMENTAS UTILIZADAS PELO DOCENTE PARA ESTRUTURAÇÃO DA SALA DE AULA A DISTANCIA: uma análise da capacitação e qualificação dos servidores da UFPB.

  1. O que irei investigar (o objeto de estudo)?

Será feito um levantamento dos agentes colaboradores da pesquisa, docentes da UFPB que atuam na capacitação e qualificação dos técnico-administrativos da UFPB, dos cursos ofertados pela PROGEP e também dos mestrados profissionais (MPPGAV e MPGOA).

  1. Qual a minha problemática?

Como as ferramentas utilizadas para estruturação da sala de aula no ensino a distância promove impacto às novas práticas de ensino aos docentes da UFPB?

  1. Por que se faz relevante investigar isso (justificativa)?

Tendo em vista que esta pesquisa tem por objetivo contribuir para o uso das principais ferramentas nas aulas a distância, como também analisar dos impactos de como essas ferramentas será utilizado para estruturação da sala de aula no ensino a distância, sendo necessária uma metodologia científica para melhor fundamentado.

  1. Qual o objetivo da pesquisa (geral)?

Analisar quais impactos as ferramentas utilizadas para estruturação da sala de aula no ensino a distância promovem às novas práticas de ensino aos docentes da UFPB.

  1. Quais os objetivos específicos (associados ao objetivo geral)?
  • Ilustrar a dinâmica do trabalho remoto e a contribuição do uso das principais ferramentas nas aulas à distância;
  • Registrar os efeitos do diagnóstico das necessidades de aprendizagem e sua influencia na produção de um curso a distância refratada nas demandas da capacitação e qualificação da UFPB;
  • Descrever as estratégias encontradas pelos docentes para a transposição da sala de aula do ensino presencial para o remoto;
  • Definir estratégias voltadas ao currículo e avaliação, juntamente com a DECP/PROGEP/UFPB, que colaborem coma construção das aulas remotas pelos docentes para a capacitação e qualificação dos técnico-administrativos;

  1. Qual será meu corpus de análise?

Será feita por meio de uma abordagem bibliográfica onde serão utilizadas literaturas sobre a temática estudada, tais como livros e artigos. Na abordagem qualitativa será feita a seleção de material para leitura e anotações de conceitos para embasar a análise dos dados.

  1. Como irei constituir/coletar os dados (o método e os instrumentos de pesquisa)?

Será uma pesquisa de campo no qual o pesquisador, por meio de questionários, entrevistas, coleta os dados, investigando os pesquisados no seu meio; um questionário efetuado por meio de mídias digitais, que proporciona ao entrevistador a obtenção de informações necessárias e de modo remoto; como também por meio de estudo de caráter exploratório e por fim, organização dos dados obtidos nas entrevistas e na pesquisa documental (fase qualitativa).

  1. Há sujeitos colaboradores? Quais? Quantos?

Sim. Dos cursos ofertados pela PROGEP e também dos docentes dos mestrados profissionais (MPPGAV e MPGOA).

  1. Onde irei desenvolver a pesquisa?

Com docentes dos mestrados profissionais (MPPGAV e MPGOA).

  1. O que irei analisar nos dados (categoria analíticas)?

Os cursos de capacitação ofertados pela PROEP para o ensino renoto dos docentes nos mestrados profissionais (MPPGAV e MPGOA).

  1. O que eu já li ou estou lendo sobre o tema escolhido (fundamentação teórica)?

Muitos Professores precisam iniciar o ensino remoto com pouca ou nenhuma experiência prévia sobre o assunto. Os participantes dos cursos podem não ter escolhido o ensino a distância como a modalidade de ensino preferencial, e, por isso, estão igualmente diante dos desafios e das novidades que surgem com as aulas online.

Esse novo cenário exige criatividade e flexibilidade, queremos que os objetivos de aprendizagem possam ser alcançados e que o conhecimento contribua para o desenvolvimento do aluno que temos a oportunidade de inovar e nos reinventar. Este curso foi criado com o objetivo de compartilhar dicas e ferramentas digitais que contribuam para que os objetivos de aprendizagem possam ser alcançados de forma interativa e interessante.  (EVG, 2020).

  1. Quanto tempo precisarei para realizar o estudo (cronograma)

Será necessário em média 1 ano e dois meses.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)   pdf (149.7 Kb)   docx (64.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com