TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Semestre de Serviço Social

Por:   •  21/2/2023  •  Trabalho acadêmico  •  1.206 Palavras (5 Páginas)  •  40 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

 

Universidade Federal de Mato Grosso

Campus Cuiabá - MT

Graduação 1º Semestre de Serviço Social

 

Trabalho de FHTM II

 

 

 

Docente:        

Discente:               Letícia Girão

 

 

      Cuiabá - MT

2022

 

 

 

Cuiabá, 08 de Fevereiro de 2023.

Querido Karl,

como está sua estadia aí no outro plano? Espero que tenha encontrado a paz mesmo com toda dificuldade que temos enfrentado aqui no Brasil nesses últimos anos. Creio que se você estivesse ainda entre nós, estaria tão indignado quanto eu com nossos problemas políticos e sociais. Tenho enfrentado grandes dificuldades no mercado de trabalho após meu acidente, pois esse atual e  injusto mercado de trabalho me engoliu diversas vezes. Não tenho mais a resistência física que tinha antes, e como não sou detentora dos meios de produção, acabam me explorando, mesmo com os problemas físicos que adquiri. Devido a muitas dores, não consigo mais trabalhar por longos períodos de pé no setor em que eu atuava, vendas. Devido a isso, resolvi tentar uma graduação e me lançar dentro do Ensino Superior, para quem sabe assim, conseguir me reinserir no mercado de trabalho com um salário melhor e melhores condições trabalhistas. Prezo minha qualidade de vida, e, embora aqui no Brasil tenham sido desenvolvidas algumas políticas sociais, estas não são cumpridas de acordo com a legislação. A luta continua grande pelo direito das minorias.

Falando nisso, atualmente, o mercado de trabalho se encontra em uma situação bem similar à que você e Engels viviam quando publicaram o Manifesto (1848), só que um pouco pior. Sinto em ter que lhe dar más notícias, mas o seu conjunto de ideias enraizadas nos  debates realizados pelos líderes da Liga Comunista lá em Londres, que influenciou significativamente a Alemanha e fez  com que você fosse expulso do país, ainda faz sentido.  A burguesia está cada vez mais conservadora, e o mundo está dividido em dois "pólos" opostos de forma radical e assustadora. No mandato do presidente Bolsonaro, houve incitação de ódio e assassinatos contra a população que apoiava o PT. Por pouco nos livramos do fascismo vigente no governo de Bolsonaro, pois este se demonstra cada vez mais perigoso e preconceituoso. Eu, como bem sabe, possuo minha identidade sexual diferente do que os conservadores acreditam ser “normal”, e temi por minha vida, tamanha violência e homofobia que durou os 4 anos da presidência anterior. A homossexualidade ainda é vista com muito preconceito, embora o público LGBTQIA+ tenha conquistado alguns direitos ao longos dos últimos anos. Não só eles sofrem, mas também a população de raça negra e indígena passam por muitos problemas sociais e preconceito. Não é inacreditável que mesmo após tantos anos após a abolição da escravatura, as pessoas negras ainda sofrem  tanto preconceito? Fico pasma, meu amigo.

Lembra de Hitler, Marx? Cheguei a temer que a população permitisse que essa monstruosidade que aconteceu no período Nazista ( na Alemanha) se repetisse, através da reeleição de Jair Bolsonaro. O conservadorismo de direita está extremamente forte, ainda em 2023. O capital está acumulado nas mãos de poucos também, fazendo com que a fome, o desemprego e a pobreza cresçam aqui no Brasil.

A burguesia ainda vai se impondo no poder cada vez mais. A classe trabalhadora ainda sofre bastante. Parece que isso não mudou, mesmo depois demais de um século da publicação do seu “Manifesto Comunista” junto à Engels.

A tecnologia… ah, a tecnologia…

Robôs estão tomando o lugar dos seres humanos nas empresas, e ao invés de serem usados para reduzir a exploração do trabalhador, tem eliminado os postos de trabalho. Nossa, se você soubesse quantas pessoas no mundo estão perdendo seus empregos por causa do avanço da tecnologia usado indiscriminadamente.

Acho que você foi muito feliz em sua obra Karl. Consigo identificar alguns pontos dentro do seu Manifesto nos dias atuais.A classe dominante (burguesia) ainda está se impondo no poder e vai se opondo cada vez mais a massiva classe trabalhadora. O capitalismo vai gerando  um antagonismo cada vez mais radical entre 2 classes antagônicas, a burguesia e o proletariado.

Vocês começaram no Manifesto apontando que os que estão no poder em toda a Europa identificaram o comunismo como uma ameaça, o que significa que ele tem o potencial político para mudar a estrutura de poder e o sistema econômico que estava em vigor (o capitalismo), e afirmaram que o movimento requer um manifesto e que é isso que o texto pretende fazer.

Isso ainda ocorre atualmente, já que o governo reflete as visões de mundo e interesses da classe burguesa – a minoria rica e poderosa – e não as do proletariado, que são na verdade a maioria da sociedade. À medida que o capitalismo se desenvolveu ao longo de tantos anos, a propriedade e a riqueza se concentraram e as condições de exploração dos trabalhadores assalariados só tem piorado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.6 Kb)   pdf (99.2 Kb)   docx (316.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com