TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PORTIFOLIO EM GRUPO 5º SEMESTRE SERVIÇO SOCIAL

Por:   •  29/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.853 Palavras (8 Páginas)  •  699 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]


SUMÁRIO

1 - Introdução        ........3

2 – Código de Ética? Pra que conhecer?        4

3 - Saúde pública x Ética _        5

4 - Entraves e reflexos na saúde _        5

5 - Responsabilidade profissional        6

6 - Conclusão        8

Referências        9


  1. INTRODUÇÃO

É notório que, enquanto cidadãos, possuímos direitos e deveres, conforme nossa constituição ordena. Entretanto nossas responsabilidades aumentam, de acordo com o papel que desempenhamos dentro da sociedade.

Levando em consideração a importância de todos os profissionais de distintos órgãos e instituições que compõe o âmbito social, devemos pontuar como características primordiais a conduta, a ética e, principalmente, o respeito a vida do próximo. Atualmente vivenciamos e acompanhamos uma série de episódios contrários e que ferem o nosso principio constitucional e valores morais, pois embora haja leis que garantam nossos direitos, mesmo assim nos sentimos e/ou somos, muitas vezes, violados.

No que concerne à saúde pública a situação é mais crítica, diariamente são noticiados fatos que nos deixam indignados e estarrecidos diante dos crimes cometidos contra o bem estar social. Crimes esses, que acabam se tornando banais e impunes, devido à freqüência com que ocorrem. Daí surge alguns questionamentos: onde está a responsabilidade profissional? A ética? O respeito?

Antes de tudo, não se trata de definir culpados, mas sim de procurar compreender o que leva e quais os fatores que influenciam a desmoralização profissional.

A sociedade vem enfrentando diversas barreiras, devido à falta de ética, que refletem em nossos descendentes, ocasionando medo, descrença e insegurança.

Precisamos emergir perante as situações regatando princípios que restabeleçam a dignidade humana no sentido de dar condições ao acesso e/ou permanência do uso de serviços públicos com qualidade e eficiência para que esses valores não se tornem desconhecidos ou esquecidos.

  1. CÓDIGO DE ÉTICA? PRA QUE CONHECER?

O Código de Ética é um instrumental norteador de trabalho da maioria dos profissionais. Refere-se a normas e regras do comportamento humano, ou seja, direitos e deveres que o profissional deve assumir frente ao seu trabalho.

Assim o dever de zelar e trabalhar pelo perfeito desempenho ético da prudência e diligência está presente em todos os códigos de ética, sendo dois exemplos:

  • Código de Ética Médica: “É vedado ao médico: Art. 29 - Praticar atos profissionais danosos aos pacientes, que possam ser caracterizados como imperícia, imprudência ou negligência”;
  • Código de Ética do Assistente Social: “É vedado ao Assistente Social: [...] Art. 4 - Assumir responsabilidade por atividade para as quais não esteja capacitado pessoal e tecnicamente”;

Em uma análise poderão ser também evidenciados os deveres éticos inerentes ao empenho, aprimoramento profissional e de colocar todos os recursos da ciência em benefício do paciente, tudo em consonância com as leis vigentes:

  • Código de Ética Médica: “[...] Art. 5 - O médico deve aprimorar continuamente seus conhecimentos e usar o melhor do progresso científico em benefício do paciente. [...] Art.21 - É direito do médico: [...] - indicar o procedimento adequado ao paciente, observadas as práticas, reconhecidamente aceitas e respeitando as normas legais vigentes no País. [...] - É vedado ao médico: [...] Art. 54 - Deixar de utilizar todos os meios disponíveis de diagnóstico e tratamento a seu alcance em favor do paciente”.
  • Código de Ética do Assistente Social: “[...] Art. 4 - Desempenhar suas atividades profissionais, com eficiência e responsabilidade, observando a legislação em vigor”

Como se observa os códigos vedam as condutas inconvenientes, que não atentam para as conseqüências ou quando o profissional despreza os riscos (imprudência), conduta assentada no descaso, omissão dos cuidados devidos ou erro técnico da profissão (negligência) e procedimentos profissionais sem o devido conhecimento técnico da profissão, culminando com procedimentos técnicos imperfeitos (imperícia).

Os Códigos de Éticas, portanto, impõe uma série de conduta ao profissional, ora de proibição, ora de obrigação e um rol de prerrogativas individuais ou coletivas a serem observados por todos.

 

  1. SAÚDE PÚBLICA X ÉTICA

No campo da saúde, a relação entre ética e a prática profissional é ainda mais importante, como dita anteriormente, a considerar a influência dessa relação na manutenção do efeito do bem estar das pessoas e como relata Buss (1990), na construção de um sistema de saúde que realmente opere com compromisso social, qualificação e postura ética.

Todavia, evidenciamos um desleixo, no que diz respeito às relações humanas dentro da problemática saúde. Presenciamos fatos que denigrem o ser humano, como favorecimento de uma classe em detrimento de outras, “falsos médicos” atuando como se assim fossem, falta de presteza no atendimento, desmotivação por parte dos profissionais, entre outros.

Os tele jornais noticiam, quase que diariamente, episódios relacionados à falta de ética. Desse modo, a reflexão da ética para os profissionais de saúde assume papel extremamente relevante na qualidade do comportamento humano, nos diversos relacionamentos profissionais, e funciona na prática como um conjunto de princípios éticos normativos que, de forma geral, busca garantir a integridade do grupo e ao mesmo tempo o bem estar da classe profissional.

Nesse sentido, O Código de Ética, tem como finalidade direcionar a conduta humana individual do profissional para o coletivo, conforme os princípios de convívio da sociedade em geral, bem como os específicos para cada uma das profissões (LISBOA, 1997).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.5 Kb)   pdf (158.6 Kb)   docx (30.9 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com