TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Ser Social

Por:   •  18/4/2017  •  Artigo  •  587 Palavras (3 Páginas)  •  125 Visualizações

Página 1 de 3

O ‘Ser Social’ representa um modo particular de ver e interpretar os fenômenos sociais, suas referências, suas atitudes em relação ao meio e aos fenômenos macrossociais. Seu próprio modo de agir, de pensar e de sentir, constitui também, um meio promissor de formação de grupos e formação da consciência social. Todos têm um grupo de referência ao qual lhe confere a identidade. Este Grupo funciona como instrumento de compreensão das situações que o indivíduo enfrenta em seu cotidiano, desde suas relações no contexto da família, da escola, da religião, do trabalho, ou do lazer, até sua experiência como cidadão e participante da vasta e complexa teia social da nação a que pertence. È dele que herdamos características, posições, status e comportamentos.

Os Agregados são grupos sociais no qual existe a ligação física entre seus componentes, o que os distingue dos grupos sociais. Tem caráter passageiro, superficialidade na comunicação que é predominantemente emocional. Possuem baixo grau de coesão e organização. Podemos associá-lo aos grupos de relacionamentos existentes na internet que mostram-se como ferramentas de interação social no qual as conversações podem acontecer entre perfis, em livros de recados, nas comunidades e entre as comunidades com uma perspectiva socializante, como uma forma de construir e reconstruir laços sociais. Em suas conversações, a linguagem utilizada é diferentemente construída dentro das várias faixas etárias e dos vários grupos sociais.

Um exemplo deste tipo de interação social seria o Orkut, Blogs, Fotologs e MSN, no qual inicialmente não há interação física mais se caracterizam como grupos sociais onde não há um comportamento padronizado entre os indivíduos, mas a comunicação e o contato ocorrem de maneira satisfatória, através de relações predominantemente emocionais e temporárias. Definidos como ferramentas adotadas pelos internautas para estabelecer contatos com outros grupos e ampliar sua cadeia social e ligados por fatores que podem incluir valores, visões de vida, ideais, amizade, o que permite e facilita a manutenção de grupos através da internet. Estes tipo de interação social, fornecer diversos recursos para que pessoas com os mesmos interesses ou vínculos mantenham esta relação e, principalmente, acompanhem as atividades dos grupos com os quais elas se identificam. Envolve as necessidades de comunicação, de identificação com um grupo.

Aprofundando esta relação social, temos as Categorias sociais que são constituídas por indivíduos que possuem uma ou mais características em comum e separadas individualmente, por si só, não constituem uma unidade social. Há mudanças importantes entre os diversos grupos, uma delas é a preocupação com a privacidade, dentro do sistema universalizado, pessoas estão cada vez mais deixando privados elementos como fotos, depoimentos e etc, essa preocupação começam também a fazer com que as pessoas procurem novos espaços de conversação, e ampliem as plataformas utilizadas pelas suas redes sociais.

A participação de cada componente em determinado grupo, agregado ou categoria, se dá inicialmente através da observação, provação e sentimento de pertencer ou não a cada grupo, de acordo com a identificação e analise dos conceitos envolvidos e sua valia para cada indivíduo. A não participação em determinado grupo, evidencia

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (40.6 Kb)   docx (11.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com