TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Trabalho de Antropologia

Por:   •  9/6/2019  •  Pesquisas Acadêmicas  •  310 Palavras (2 Páginas)  •  98 Visualizações

Página 1 de 2

Como era Gostoso o Meu Francês.

Logo no início do filme, podemos ver uma espécie de carta mandada por um almirante para a França, relatando o primeiro contato com os indígenas. Na carta ele descreve suas casas, estranhando o fato de não possuírem teto ou de elas serem completamente diferentes das casas européias, em todos os sentidos, principalmente por dormirem vários indivíduos num mesmo lugar. Além disso, ele relata que os índios são seres ariscos, sem cortesia, com ausência de humanidade e completamente diferentes em seus costumes e religião. “Verdadeiros animais presos em figuras humanas.”

A obra traz a visão eurocêntrica dos franceses em relação ao habitantes do território brasileiro, podemos identificar isso no modo como eles são descritos na carta do Almirante. Nossa história foi escrita na perspectiva de quem ocupou nossas terras e não pelos nativos da região, trazendo o que foi passado nos módulos. Se pararmos para pensar, a expressão “descobrimento” aumenta ainda mais a visão eurocêntrica, onde nosso país passa a “existir” depois da chegada dos portugueses em nossas terras, fazendo com que sejamos sempre um capítulo na história de Portugal.

Em relação ao lugar de fala, encontrei um portal onde é debatido muitos assuntos sobre gênero, raça e etnia. Trazendo conceitos, experiências e uma série de informações sobre esses assuntos. O portal Geledes é um instituto da mulher negra e existe a mais de 30 anos. Link: https://www.geledes.org.br/lugares-de-fala/

O conceito “lugar de fala” surgiu com diversas discussões sobre diversidade onde muitas autoras discutem quem pode falar numa sociedade patriarcal racista onde o discurso do homem branco heterossexual é legitimado, como as outras vozes podem ser ouvidas e como esse discurso do homem branco impede que elas sejam ouvidas. Não se prendendo apenas as experiências mas também como que grupos podemos ser ouvidos dentro de uma determinado espaço.

Referências:

https://www.youtube.com/watch?v=S7VQ03G2Lpw

Djamila Ribeiro - Lugar de Fala

Módulos do EAD

        

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (63.6 Kb)   docx (7.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com