TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O conceito de comportamento organizacional

Artigo: O conceito de comportamento organizacional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/10/2014  •  Artigo  •  1.136 Palavras (5 Páginas)  •  179 Visualizações

Página 1 de 5

RESUMO

ABSTRACT

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO

Comportamento organizacional é uma disciplina um pouco recente, mas que se tornou mais do que necessária em dias como os de hoje, onde a organização precisa de um entendimento melhor e de um apoio, procurando cada vez mais um melhor resultado dos funcionários. Comportamento organizacional estuda o comportamento do indivíduo, em si, o que ele realiza na organização, como realiza, e o resultado obtido. São estudados os progressos, mostrando os passos que podem (ou devem) ser seguidos e mostra, também, os erros, ilustrando o que deve ser melhorado em cada situação de uma empresa. Usa como base o estudo de algumas ciências sociais, como a Psicologia e a Sociologia.

A seguir, serão mostrados os passos realizados em grupo, a partir do estudo em sala de aula sobre Comportamento Organizacional, utilizando como apoio o PLT da disciplina “Comunicação e Comportamento”, de Geraldo R, abordando o Conceito de Comportamento Organizacional.

ETAPA 1 – Aula-tema:

Comportamento Organizacional/ Visão Sistêmica/ Mudança

DEFINIÇÃO DE COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL.

Comportamento Organizacional é o estudo do comportamento humano, onde damos atenção às ações, atitudes e desempenho deles em uma organização. Utilizamos da psicologia, sociologia e da ciência política para termos um aprofundamento maior e melhor sobre o assunto. Com ela podemos analisar a situação, e a partir dessa análise obter melhores resultados em uma organização, visando uma produtividade maior, uma satisfação também maior dos empregados para com a empresa em que trabalha, além de gerenciar problemas já existentes e prevenir alguns que possam aparecer futuramente.

Em dias como os de hoje, onde tudo se interliga e se relaciona, não podemos ver as situações de uma forma separada. De acordo com alguns pesquisadores, sem a visão sistêmica acabamos fragmentando muito as coisas, o que resulta em desigualdade social, pois vemos tudo de forma isolada, deixando de ver a realidade em si. Para tentar resolver esses problemas, foi criada a chamada “Visão Sistêmica”.

A mudança é algo necessário para o ser humano. Sem ela teríamos permanecidos primitivos. Com ela descobrimos o novo e melhoramos cada vez mais. E é com esse mesmo pensamento que devemos utilizar nas organizações, mesmo que com cautela. Em uma empresa, por exemplo, temos que identificar as mudanças necessárias para podermos planejar e trabalhar para tudo ser colocado em prática. Toda e qualquer mudança afeta todos os funcionários, já que se trata de um sistema, como foi citado anteriormente. Assim, é preciso prepará-los, lhes mostrando as vantagens e os incentivando, pois é da natureza do ser humano ter alguma coisa que o incentive para que tudo dê certo.

Temos vários tipos de mudanças, como as tecnológicas, que afetam o modo em que alguém trabalha, mudanças relacionadas à globalização, entre outras.

ETAPA 2 – Aula-tema:

Inovação e as Organizações/ O indivíduo/ Personalidade e Motivação

O EFEITO DA INOVAÇÃO PARA AS ORGANIZAÇÕES.

Inovar é adaptar, é criar algo novo, mudar. Em uma organização, por exemplo, o conceito de inovação pode, geralmente, resultar em futuro sucesso para a empresa. Quando inovamos, temos a chance de permanecer no mercado, e em dias como os de hoje, mudar e inovar é mais do que necessário. Uma organização que não inova acaba ficando ultrapassada, não se adéqua aos tempos modernos em que vivemos, onde a tecnologia avança cada vez mais. E para que possamos implantar novas ideias, necessitamos de pessoas mais flexíveis, que saibam conviver com quaisquer problemas que possam aparecer no decorrer do tempo.

Quando tratamos de personalidade, é preciso saber como agir a todo instante, pois influencia totalmente na implantação de novos conceitos, seja um administrador de alto nível ou um simples funcionário, pois a organização é formada pela união de todos. Sendo assim, sabendo que a personalidade de alguém pode ajudar ou atrapalhar uma organização, concluímos que um profissional desmotivado pode enfraquecer um departamento por inteiro, afetando os outros funcionários e atrapalhando a empresa. Muitas organizações modernas aplicam um teste de personalidade ao fazer uma nova contratação de um funcionário. Dessa forma é possível avaliar se um funcionário tem uma tendência maior à competitividade, ao estresse, à liderança, se ele é flexível, entre outros.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com