TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O que está em jogo na questão da identidade?

Tese: O que está em jogo na questão da identidade?. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/11/2014  •  Tese  •  384 Palavras (2 Páginas)  •  283 Visualizações

Página 1 de 2

O que está em jogo na questão das identidades?

“Em 1991, o então presidente americano, G. Bush, ansioso por restaurar a maioria conservadora na Suprema Corte americana, encaminhou a indicação de Clarence Thomas, um juiz negro de visões politicas conservadoras. No julgamento de Bush, os eleitores brancos ( que podiam ter preconceitos em relação a um juiz negro) provavelmente apoiariam Thomas porque ele era conservador em termos da legislação de igualdade de direitos, e os eleitores negros (que apoiam políticas liberais em questões de raça) apoiariam Thomas porque ele era negro. Em síntese, o presidente estava ‘jogando o jogo das identidades’.

Durante as ‘audiências’ em torno da indicação, no Senado, o juiz Thomas foi acusado de assédio sexual por uma mulher negra, Anita Hill, uma ex-colega de trabalho de Thomas. As audiências causaram um escândalo público e polarizaram a sociedade americana. Alguns negros apoiaram Thomas, baseados na questão de raça; outros se opuseram a ele, tomando como base a questão sexual. As mulheres negras estavam divididas, dependendo de qual identidade prevalecia: sua identidade como negra ou sua identidade como mulher. Os homens negros também estavam divididos, dependendo de qual fator prevalecia: seu sexismo ou seu liberalismo. Os homens brancos estavam divididos, dependendo, não apenas de sua política, mas da forma come eles se identificavam com respeito ao racismo e ao sexismo. As mulheres conservadoras brancas apoiavam Thomas, não apenas com base em sua inclinação política, mas também por causa de sua oposição ao feminismo. As feministas brancas, que frequentemente tinham posições mais progressistas na questão de raça, se opunham a Thomas tendo como base a questão sexual. E, uma vez que o juiz Thomas era um membro da elite judiciária e Anita Hill, na época do alegado incidente, uma funcionária subalterna, estavam em jogo, nesses argumentos, também questões de classe social.

A questão da culpa ou da inocência do juiz Thomas não está em discussão aqui; o que está em discussão é o ‘jogo de identidades’ e suas consequências políticas.”

[Fonte: HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. 11 ª ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2006, p. 18 a 20. (Texto 1.2 – parte 2)]

O que o autor entende por “jogo de identidades”? Discuta as implicações e consequências do processo de construção da identidade e seus impactos na organização da sociedade e na vida social concreta.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com